“Os portugueses no Mundo no seculo XVI – Interculturalidades”

Exposição dinamizada pela Escola Quinta das Palmeiras, no Serra Shopping 

Entre os dias 24 e 30 de abril esteve patente nos espaços sociais o Serra Shopping uma exposição dinamizada pelo grupo de História da nossa escola, alusiva aotema “Os portugueses no Mundo no seculo XVI – Interculturalidades. A atividade foi organizada em 4 espaços, um dedicado ao encontro dos portugueses com os povos africanos, um segundo alusivo ao encontro de Pedro Álvares Cabral com os Índios Tupinambá, um terceiro relacionado com os missionários jesuítas da Covilhã no Japão e, por fim um espaço onde decorreu, todos os dias da exposição, a Cerimónia do chá. Esta atividade procurou homenagear os portugueses que, no século XVI, viajaram pelo mundo desconhecido e contactaram com povos de todos os continentes. A exposição procurava informar também acerca de características socio-económicas e culturais desses povos e chamar a atenção para a importância das trocas culturais que decorreram destes encontros.

A recriação dos encontros foi conseguida com manequins trajados com indumentária e artefactos dos povos de cada um dos continentes e dos portugueses, no século XVI. Junto a cada quadro existiam painéis explicativos. 

Para a recriação destes quadros a Escola conseguiu a parceria Museus da Covilhã e Museus de Belmonte e também o apoio dos Viveiros de plantas de Caria, Belmonte e do Viveiro de plantas da Ponte da Meimoa.

Nesta atividade participaram ativamente os alunos do 11º E, a turma de Línguas e Humanidades e alunas do 8º ano que se empenharam na dinamização da Cerimónia do chá.

Agradecemos à administração do Serra Shopping todo o apoio disponibilizado na organização desta atividade.

Prof. Lídia Dinis Mineiro

Get WordPress help, plugins, themes and tips at MachoThemes.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *