Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Instagram

Cursos Profissionais

Palmeiras Impress Digital

Centro Pedagógico e Interpretativo

 

Atividades Comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974

Junta-te a nós nesta atividade emocionante de inclusão e conscientização no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência! Esta atividade busca promover a igualdade, respeito e compreensão para construir uma sociedade mais inclusiva.
 
O que esperar:
 
- Atividades inclusivas para todas as idades;
- Sensibilização e aprendizagem sobre o desporto adaptado;
- Diversão e muitas atividades!
 
Junta-te a nós neste excelente dia e ajuda a construir um mundo onde a inclusão é valorizada. Vamos trabalhar juntos para criar uma comunidade mais acessível e acolhedora para todos.
 

O Dia de Ação de Graças (conhecido em Inglês como Thanksgiving Day) é um feriado celebrado maioritariamente nos EUA e no Canadá. Nos EUA  e em Portugal é celebrado na 4ª quinta feira do mês de novembro, e no Canadá, na 2ª segunda feira do mês de outubro. Alguns alunos das turmas de 8º ano da professora Célia Moreira assinalaram este dia com a elaboração de alguns acrósticos.
 
 

A Semana da Cultura Científica terminou de forma entusiástica com a manifestação Tod@s pelo Clima... as imagens falam por si.


 

Ligação para as inscrições dos alunos:
 

 
No próximo dia 22 de novembro, 4ª feira, entre as 14:00 e as 15:30, no auditório do CTE, decorrerá uma palestra proferida pelas professoras Marisa Almeida e Cristina Fael, docentes da UBI  sobre o problema dos microplásticos (sua proveniência, efeitos e medidas para a redução do seu impacto no ambiente e no ser humano). 
Estas docentes, que têm desenvolvido um importante trabalho de investigação neste domínio e detêm um profundo conhecimento do tema dos microplásticos, vêm ajudar-nos a clarificar esta problemática e a identificar medidas que podem vir a ser adotadas, para um maior controle dos seus efeitos. 
 

A semana da cultura científica começou com a exibição de documentários sobre alterações climáticas. "Alterações Climáticas - Um futuro possível", disponível em RTP Play e "Amanhã", ambos documentários apresentam de forma realista e dura o impacto das alterações climáticas, mas lançam pistas otimistas para um futuro sustentável na Terra.
 
  
 

 

A equipa do Projeto Ser+ participou, em representação da nossa Escola, no dia 18 de novembro, nas III Jornadas de Voluntariado da Cova da Beira, "Voluntariado: Contributo para a humanização da Sociedade".


 

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, 16 de novembro, o professor Miguel Cardoso, professor de Filosofia, esteve na ESQP para explorar o tema O Espaço entre as Imagens. A sessão teve início, pelas 10 horas, com as palavras do Diretor da ESQP e com a intervenção das alunas Helena Casteleira e Matilde Ramos, do 11º E, para apresentação do palestrante. Os alunos, de diferentes turmas do Ensino Secundário, assistiram com grande interesse à palestra e tiveram também oportunidade de apreciar, na Biblioteca Escolar, a exposição Expressões. Estas iniciativas foram dinamizadas pelo grupo de professores de Filosofia, em articulação com a Biblioteca Escolar.


 

No dia 15 de novembro de 2023, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, realizaram uma visita de estudo às Faias em Manteigas, um dos locais naturais mais emblemáticos da região. Esta visita de estudo, que foi apoiada pelo Geopark Estrela, permitiu aprender mais sobre a importância da floresta para o meio ambiente, proporcionou a oportunidade de apreciar a beleza natural da região e sensibilizou os alunos para a necessidade de proteger o meio ambiente.


 

O núcleo de estágio de educação física, realizou a sua primeira atividade. Esta atividade combinou jogos tradicionais portugueses com a modernidade do Laser Run, promovendo o espírito desportivo, o convívio e espírito e novas experiências . Agradeço a todos por contribuírem para esta atividade, enriquecendo a experiência educativa dos nossos alunos. Esta iniciativa que pretendeu acrescentar valor a competência transversais desenvolvidas na nossa escola.

Esta atividade proporcionada por nós, alunos estagiários de educação física, foi planeada a pensar nos jovens e numa perspetiva de lhes oferecer alternativas diferentes aquelas que são habitualmente as modalidades abordadas na disciplina, nomeadamente através de jogos tradicionais e laser run.

Este dia Contou com a parceria com o Penta clube da Covilhã e UBI (que agradecemos) e serviu para que pudéssemos abranger um maior número de alunos com mais do que uma experiência.

Na nossa perspetiva e falando um pouco no rescaldo da atividade correu tudo da melhor forma e o feedback foi extremamente positivo, quer por parte dos alunos como dos docentes.

Na logística da atividade as coisas não poderiam ter sido melhor planeadas, a distribuição das turmas, a organização dos espaços, a montagem e desmontagem, não houve qualquer problema nem nos devíamos daquilo que estava previamente organizado.

Concretamente nas atividades e referindo o laser run. Já tínhamos uma ideia de que teria um impacto positivo e que seria um momento prazeroso e divertido para os alunos, contudo superou ainda mais as expectativas, o Penta clube da Covilhã a quem deixamos também o nosso grande e sincero agradecimento mantiveram os alunos interessados, souberam cativar e entreter, mostrando o melhor da modalidade e as oportunidades que esta pode dar ao nível competitivo e de próprio lazer.

Na globalidade pensamos que estas atividades foram um grande sucesso, trouxeram à escola mais um momento de aprendizagem e enriquecimento fomentando valores e competências que não são explorados diariamente.

Em suma, agradecemos a todos os intervenientes a possibilidade e abertura para a realização da mesma, não querendo esquecer ninguém, mas apontando por alto aqueles que tiveram um grande impacto na concretização da iniciativa agradecemos então ao professor Nuno Rodrigues, nosso tutor que nos apoia e ajuda em todas as circunstâncias, situações e ideias que apresentamos. Queremos também agradecer ao Gabinete do Diretor, na sua pessoa Diretor João Paulo Mineiro, que abraça cada iniciativa e deixa aberta as portas da sua escola para o nosso futuro, um agradecimento aos professores do núcleo de educação física, que prescindem dos seus espaços de aulas e dos seus alunos para nos entregarem de livre vontade para participarem nas nossas atividades. por fim e não menos inportante um agradecimento aos assistentes operacionais e turmas que participaram.

Nós enquanto professores estagiários faremos sempre os possíveis para tornar a escola um lugar melhor, dar ferramentas de apoio aos alunos e engrandecer esta que é uma instituição exímia e que presa pelos seus grandes feitos. Assim sendo, tudo o que estiver ao nosso alcance iremos fazer para manter o bom nome da Escola Secundária Quinta das Palmeiras Covilhã.

 Obrigado a todos!

Núcleo de Estágio de Educação Física ESQP 2023/2024


 


 


 


 

Conhecer o património local / regional, compreender o valor dos ecossistemas e da floresta, em particular e reconhecer a importância do património natural e cultural para a atividade turística / hoteleira foram alguns dos objetivos que levaram os alunos do Curso Profissional de Receção Hoteleira (11.º ano) à Rota das Faias. Esta é uma atividade integrada no programa educativo FAIAS EDUCA 2023 - que constitui uma viagem didática ao Bosque de São Lourenço e às suas Faias, mostrando a importância da floresta na regulação do clima e no equilíbrio dos ecossistemas, promovido pelo Geopark Estrela.


 

No âmbito das disciplinas de Tecnologias Artísticas e Inglês, as turmas do 7ºB e C realizaram um DAC cujo tema se inseriu na comemoração do Dia de Halloween. Os alunos realizaram uma banda desenhada na aula de Inglês, com as orientações facultadas pela docente de Tecnologias Artísticas, após o visionamento de um curto vídeo sobre a história desta celebração. Por sua vez, na aula de Tecnologias Artísticas foi feito um brainstorming sobre o tema. O produto final foi objeto de exposição no Espaço Multiaprendizagens.


 

A maratona continuou! Um bem haja a todos os alunos da Escola Quinta das Palmeiras que contribuíram tão generosamente para esta campanha da Liga Portuguesa contra o Cancro, nos dias 1, 3 e 4 de novembro em 3 áreas comerciais da Covilhã. Mais uma parceria com Cidadania e Desenvolvimento, para a construção de cidadãos conscientes e participativos.


 

Descubra a tradição portuguesa de uma forma única! Junta-te a nós no dia 15 de novembro, das 10h às 13h, para uma emocionante atividade que combina Jogos Tradicionais Portugueses e Laser Run. É uma oportunidade perfeita para celebrar a nossa cultura e património enquanto desfruta de uma manhã repleta de diversão e exercício.


 

Começou hoje, dia 1 de novembro a campanha deste ano da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a participação de alunos e professores da Escola Quinta das Palmeiras. A campanha decorrerá até dia 4 de novembro. Bem haja a todos os que se voluntariaram e deram o seu melhor.


 

A Síndrome de Tourette não o define, é uma condição neurológica! Ajude-nos a quebrar barreiras - Gabinete de Apoio à Inclusão/ESQP


 

Os últimos dia foram ventosos, o que permitiu que muitas bolotas caíssem para o chão. Metemos "mãos à obra" para que estas últimas sementes da época possam ainda ser semeadas. Uma boa maneira de assinalar também o Dia da Floresta Autóctone e de continuar o desenvolvimento de projetos de Cidadania e Desenvolvimento.



 

O Dia Mundial foi comemorado um pouco por todo o lado. Quanto a nós, celebramo-lo com o lançamento da iniciativa "Semear e cuidar, para reflorestar a Serra da Estrela", uma intervenção ambiental que envolve a associação Guardiões da Serra da Estrela e o Município da Covilhã, envolvendo a nossa escola.
Este evento foi uma oportunidade para os nossos alunos desenvolverem projetos de Cidadania e Desenvolvimento, com a preciosa colaboração de pequenos ajudantes do primeiro ciclo da E .B. Pêro da Covilhã.
Nesta manhã soalheira, passada na Biblioteca Municipal, foi ainda realizado um vídeo sobre esta atividade. Na sua parte final, pode verificar-se como se utilizam os tabuleiros alveolares para a sementeira de bolotas.
 
 

Dia 24 de novembro realizou-se a visita de estudo ao Museu Fronteira da Paz, em Vilar Formoso e ao património histórico de Almeida - Portas de São Francisco, Quartel das Esquadras, Igreja da Misericórdia, Corpo da Guarda, Casa dos Governadores, Ruínas do Castelo, CEAMA, Picadeiro D´El Rey, Praça Alta, Casa da Roda dos Expostos e Museu Histórico Militar, no âmbito das disciplinas de História e História da Cultura e das Artes.
Participaram na visita as turmas B, D e E do 9.º Ano de Escolaridade e o 10.º M, do Curso Profissional Técnico de Multimédia. Participam e acompanham os alunos, as Professores Albertina Leitão, Cândida Lopes (organizadora), Gabriela Amaral, Georgete Pereira, Irene Ferreira e a Coordenadora Técnica Isabel Santos.


 

Um périplo inesquecível pelo Sobral de S. Miguel, Aldeia de S. Francisco, S. Jorge da Beira e Minas da Panasqueira - Projeto Integrador, 7º ano. Conhecer a nossa região, visitar as nossas raízes, descobrir os recursos naturais, compreender o quotidiano dos nossos antepassados, contactar com a nossa cultura, ouvir os que detêm um saber de experiências de vida feito - as suas histórias, os seus relatos -, observar paisagens idílicas das nossas aldeias centenárias, respirar o ar puro e beber a água fresca dos fontanários e ainda dar asas à alegria de correr e brincar pelas ruelas de uma aldeia quase deserta da nossa Beira, são os objetivos concretizados da disciplina Projeto Integrador - 7º ano.


 

No Dia Nacional da Cultura Científica,24 de novembro, foi realizada uma palestra intitulada "Nanotecnologia", proferida por Sílvia Nunes, investigadora de Química na Universidade da Beira Interior.
Começou pelo significado de Nano e remonta ao  passado. Referiu que as ideias e os conceitos por trás de nanociência e nanotecnologia começaram com uma palestra intitulada "There is Plenty of Room at the Bottom" pelo físico Richard Feynman. Descreveu um processo no qual os cientistas seriam capazes de manipular e controlar átomos e moléculas individualmente.Mais de uma década depois, o professor Norio Taniguchi (Universidade de Ciência de Tóquio), pode ser a primeira pessoa a usar o termo nanotecnologia, em 1974.
Presentemente, a nanotecnologia é uma viagem ao mundo dos átomos e moléculas que se desenvolvem nas mais vastas áreas e aplicações tecnológicas do nosso quotidiano. 
Apresentou como exemplo, a superhidrofobicidade observada pelas folhas do Lotus, que está relacionada com a presença de nanoestruturas à superfície das folhas, sendo aplicada em aplicações têxteis. Ao incorporar nanopartículas de sílica, a peça não molhe. Como  membro de uma equipa multidisciplinar, a sua investigação assenta no estudo desta propriedade na folha do Arundo (cana da índia) e Carbon Dots. A aplicação em células solares transparentes feitas à base de nanopartículas melhoram a eficiência energética das janelas inteligentes.
 A Escola do FUTURO, uma Escola sustentável! 
Poderá ser na ESQP!
Gratificante! Estamos sempre a aprender...
Com investigação nestas áreas interessantes e pertinentes tão perto de nós....
 
Organização do núcleo de estágio de Física e Química e da orientadora Conceição Alves da Escola Secundária Quinta das Palmeiras
 
  
  
  

Um périplo inesquecível pelo Sobral de S. Miguel, Aldeia de S. Francisco, S. Jorge da Beira e Minas da Panasqueira - Projeto Integrador, 7o ano.

Conhecer a nossa região, visitar as nossas raízes, descobrir os recursos naturais, compreender o quotidiano dos nossos antepassados, contactar com a nossa cultura, ouvir os que detêm um saber de experiências de vida feito - as suas histórias, os seus relatos -, observar paisagens idílicas das nossas aldeias centenárias, respirar o ar puro e beber a água fresca dos fontanários e ainda dar asas à alegria de correr e brincar pelas ruelas de uma aldeia quase deserta da nossa Beira, são os objetivos concretizados da disciplina Projeto Integrador - 7o ano.

   
   
   

 

O núcleo de estágio de Educação Física 2022/2023, organiza no próximo dia 5, uma atividade de basquetebol em cadeiras de rodas. Esta pretende divulgar o desporto adaptado e assinala o dia internacional de pessoa com deficiência.


 

Mais um valioso contributo para o nosso estudo da História das manufaturas têxteis na nossa região e da importância desta atividade para a economia portuguesa nos séculos XVII e XVIII, com uma comunicação da Sra Professora Elisa Pinheiro, que partilhou o seu vasto conhecimento sobre esta temática à turma E do 11º ano. Um bem-haja pela sua generosidade e saber.


 

Conhecer a História local, compreender as nossas raízes, imergir num passado comum, revivendo quotidianos, contextualizando na História nacional e internacional - uma aventura gratificante e completa, uma aula de História diferente, do 11º E.


 

No âmbito da Semana da Cultura Científica foi realizada uma palestra intitulada "Mulheres na Ciência", proferida por Lígia Rios Lopes, da Universidade da Beira Interior, no dia 22 de novembro.
Foi narrada o papel da mulher ao longo da história. Começou com Hypatia, a primeira mulher documentada como tendo sido matemática, prosseguindo com Marie Curie, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade. Referiu ainda algumas mulheres que contribuíram para a construção da Tabela Periódica. Lise Meitner estudou radioatividade e física nuclear, em que descobriu a fissão nuclear. Cecília Payne - Gaposhkin afirmou que as estrelas são compostas primariamente por hidrogénio e hélio. A Rosalind Franklin contribuiu para a descoberta da estrutura do DNA e finalmente Vera Rubin, pioneira no estudo das curvas de rotação de galáxias espirais, produziu evidências observacionais da existência de matéria escura.
Terminou com o sorteio de duas assinaturas no Genially EDU PRO; uma para os alunos e outra para professores.
Excelente comunicação! Estamos sempre a aprender...
Organização do núcleo de estágio de Física e Química e da orientadora Conceição Alves da Escola Secundária Quinta das Palmeiras
 

No dia 18 de novembro, as professoras Albertina Leitão e Mariluz Barata compareceram à formação do programa pedagógico “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”, que decorreu no Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa e para a qual a ESQP foi convidada. O Programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” tem por objetivo criar uma rede cada vez maior de escolas, professores e alunos em interação com o Parlamento Europeu, os seus deputados e os gabinetes de informação. Nesta formação estiveram representadas escolas de vários distritos, contou também com a representação das escolas da Madeira e dos Açores. A ESQP também lá esteve.


 

Os alunos do 11ºH, conhecendo o nosso território (Manteigas) - Programa Educativo Faias Educa - Geopark Estatela.


 

No dia 16 de novembro, como não podia deixar de ser, assinalamos o Centenário do nosso Prémio Nobel da Literatura, José Saramago. A nossa Biblioteca acolheu uma exposição sobre a vida e obra de Saramago.


Pode, ainda, ser admirado um Póster gigante, elaborado pelos alunos que frequentam a disciplina de Educação Visual, sob a orientação da professora Cláudia Saraiva.


Os alunos e professores que nos visitaram, e foram muitos, receberam fitas com uma bonita mensagem do nosso homenageado. Foram, também, distribuídos marcadores de livros produzidos pelos nossos alunos que frequentam a disciplina de Tecnologias.

Nos circuitos de canal interno exibimos o vídeo “Saramago em rede”, elaborado na nossa escola no âmbito de uma parceria da REDE de BIBLIOTECAS do Concelho, numa ação de promoção da leitura do escritor laureado com o prémio nobel.

Às 10 horas, a nossa ex-aluna, Margarida Reis, teve uma pequena conversa com duas turmas do ensino secundário sobre as suas leituras da obra de José Saramago. A Margarida contagiou o auditório com a alegria que depositou nas suas palavras ao falar de Saramago.


A vontade de conhecer alguns dos títulos apresentados pela Margarida foi bem visível nos rostos dos nossos alunos. Fica aqui um agradecimento muito especial à Margarida, pela forma como falou de livros e de literatura, mas também pela belíssima mensagem que deixou aos nossos alunos.


Todos os presentes foram convidados a visitar a Exposição “100 anos de Saramago”, patente no Centro Pedagógico Interpretativo da nossa escola.


Nesta exposição são exibidos pequenos vídeos com excertos de filmes baseados em obras de Saramago, excertos de entrevistas, imagens de Portugal de há 100 anos, notícias sobre a atribuição do Prémio Nobel. Esta exposição poderá ser visitada até ao final da semana.
Simultaneamente, no espaço da QTV, a aluna Maria Branco Silva participou na iniciativa “Leituras Centenárias 2022”, promovida pela Fundação José Saramago, pela Rede Bibliotecas Escolares e pelo Plano Nacional de Leitura.

O vídeo pode ser acedido em https://youtu.be/DLmydBZhXcc

No período da tarde, alunos do ensino secundário foram convidados a assistir à representação da peça de teatro “Quem se chama Saramago?”, no Teatro Municipal da Covilhã. Também foram convidados os alunos e professores que se encontram na nossa escola a participar no Projeto Erasmus “Bio-Maps- Cartoteca biográfica de autores europeos”.

No final da peça, a reação dos alunos não podia ser melhor!


 


 

A 4 de novembro, a quase totalidade dos alunos do 7.º ano (131 alunos), participaram na visita de estudo que foi dinamizada pelas disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química e Geografia. Ao início da tarde, os alunos visitaram as Grutas de Mira de Aire, onde visualizaram um pequeno vídeo sobre a geologia da região, o maciço calcário estremenho e a história da gruta. De seguida, efetuaram um percurso de cerca de 600 metros  pelo interior da gruta, contemplando a sua beleza.

No Parque Ribeirinho de Constância e, após um retemperador lanche-ajantarado, os alunos  observaram a zona  envolvente à foz do rio Zêzere, que atravessa o Concelho da Covilhã,  e  a sua confluência  com o rio Tejo.

No início da noite, dirigiram-se para o Centro de Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia,  onde assistiram a uma sessão de planetário, aprenderam a interpretar o céu noturno a olho nu e  observaram com binóculos as crateras da Lua e com três tipos de telescópios as luas galileanas e algumas das bandas de Júpiter, os fantásticos anéis de Saturno e um enxame de estrelas. A curiosidade que revelaram, superou de longe algum do frio porque passaram. Sem dúvida, que será um dia para recordar!

 

Os professores organizadores


 

No dia 9 de novembro, os alunos do 11.ºH visitaram o espaço itinerante da EduCaixa, no âmbito da disciplina de Empreendedorismo e negócio. Este projeto propõe ateliers para despertar o engenho e permite investigar, lançar desafios concretos, pensar soluções,  inspirar-se,  compartilhar, colaborar, improvisar, trabalhar em equipa e muito mais.  Encontrar soluções originais para problemas simples, incentivando a criatividade e a aprendizagem com os erros e potenciando a inovação através da experimentação e o pensamento crítico e criativo. Este foi mais um momento de boa disposição e grandes aprendizagens!


 


 

Vimos por este meio convidá-lo para assistir/participar na realização da atividade do dia da Inclusão Social, a realizar no dia 10 de dezembro, durante o período da manhã no pavilhão desportivo da nossa escola. A Atividade consiste em promover a inclusão no seio escolar (promoção do espírito de igualdade de oportunidades), incutir nos alunos o respeito pelos seus pares, aumentar a panóplia de modalidades adaptadas que existem e proporcionar aos alunos novas experiências motoras que enriqueçam o conhecimento dos mesmos. O Núcleo de estágio de Educação Física agradece a vossa participação.

 


 

Pelas 15h00 do dia 10 de novembro, foi oficialmente marcado o início do Projeto do Parlamento dos jovens, do ano letivo 2021/2022, com a realização da primeira reunião do grupo participante do ensino secundário. Dos 29 alunos que participam na mesa parlamentar e no debate, foram feitas duas listas concorrentes e selecionados os candidatos para a eleição dos Representantes da mesa. Para além destes alunos das turmas de 11º e 12º anos, estão também envolvidos outros 16 alunos do 11º ano, responsáveis pela divulgação e comunicação, pelo jornalismo e reportagem, e pela organização e eleições. A sessão escolar do Parlamento realizar-se-á no dia 18 de janeiro, mas, até lá, estes grupos ainda têm muito trabalho pela frente. Votos de bom trabalho…

(Equipa de Jornalismo e Reportagem - Eduarda Gouveia 11ºE, Laura Baltazar 11ºE e Maria Monteiro 11ºE)


 

No âmbito das disciplinas de Geografia e Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com o PES, os alunos do 8º ano participaram numa sessão de sensibilização/esclarecimento, sobre "Métodos Contracetivos e Doenças Sexualmente Transmissíveis", com a colaboração da Equipa de Saúde Escolar.


 

A problemática da igualdade e não discriminação está cada vez mais na "agenda do dia" pois continuamos a assistir a profundas disparidades, nas sociedades atuais, em questões relacionadas com igualdade de género, igualdade de oportunidades, orientação sexual, origem étnica, origem racial, deficiência, idade, crença ou religião e características sociais e económicas. Números relacionados com desigualdade salarial ou desigualdade no acesso a cargos de chefia ou a determinadas profissões, número de horas de trabalho diárias, ou condições de exercício de funções, continuam a ser desproporcionados e determinados por preconceitos e imagens que permanecem nas sociedades atuais, desde há milénios.

Injustiças, descriminações, segregação, marginalização, não inclusão, pobreza, delinquência... são consequências diversas, mais ou menos graves da desigualdade, do preconceito e da não aceitação da diferença.

Os alunos das turmas 12º A, 12º E, 9ºA e 9ºC tiveram oportunidade de participar hoje, dia 16 de novembro, numa iniciativa da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis -, a Campanha Nacional “Associativismo Juvenil: Escola para a Igualdade”. Através de dinâmicas de Educação não formal, os alunos refletiram, partilharam e debateram temáticas relacionadas com o conceito de igualdade aliado ao conceito de diversidade, procurando desconstruir preconceitos e procurar caminhos para uma maior inclusão. Temas pertinentes que urge continuar a debater, com vista a mudanças significativas na vida de cada um e das comunidades em geral.

 


 

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com o Projeto Integrador, a turma C do 9º ano participou numa sessão trabalho/dinâmica de grupo, alusiva ao tema "Mundo do Trabalho", em parceria com a EAPN. Nesta sessão foram abordadas temáticas como, a desigualdade salarial entre mulheres e homens, o assédio sexual no mundo do trabalho e a discriminação no recrutamento e acesso ao mercado de trabalho.


 


 


 

No fim de semana em que, por todo o país, se apela aos cidadãos que colaborem com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (30 e 31 de outubro e 1 de novembro), deixamos o registo da generosidade de alguns dos 52 alunos da Escola Quinta das Palmeiras que participaram no peditório nacional promovido por esta instituição, em 3 das superfícies comerciais da Covilhã.

Sensibilizados com mais esta causa, os jovens aprofundam valores e sentimentos de solidariedade para com os outros, e desenvolvem compromissos de serviço, participação e intervenção cívica, tão necessários nos dias que correm. 

A Escola assume assim, ativamente, o seu importante papel na formação pessoal e social dos jovens, lançando sementes na construção de um mundo melhor, mais justo e mais humano.
 


 

O aluno David Nunes do 12º B participou no dia 24 de outubro na prova nacional das Olimpíadas de Física, que decorreram na UBI. Os resultados foram divulgados a meio da semana e o David conseguiu uma brilhante menção honrosa, ficando assim classificado no top 10 nacional. Irá participar no plano de preparação para escolher a equipa que representa Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física e nas Olimpíadas Ibero Americanas de Física de 2021. Normalmente esta preparação tem lugar na Universidade de Coimbra na escola de Física Projeto Quark!.  
Endereçamos os parabéns ao David esperando que consiga um lugar para representar Portugal (e a nossa escola) numa prova internacional das Olimpíadas de Física.
 

Fonte: Jornal do Fundão, 30/10/2020


 

No dia 8 de novembro os alunos das 5 turmas do 7º ano realizaram uma visita de estudo / DAC no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, FQ e Geografia às grutas de Mira Daire, Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros, Foz do Zêzere e Centro de Ciência de Constância, acompanhados pelos professores Cristiano Carrapato, Joaquim Nave, Sílvia Gameiro, Francisco Pinto, Pedro Pimparel, Jesuino Simões, Júlia Amaral, Claudia Tomás e Regina Gadanho.


 


 


 


 


 

 

Ficha Técnica: Captação de Imagem e Edição: João Alçada - Apoio Técnico: Diogo Valentim  - Supervisão: Prof. Paulo Morais


 

 

Ficha Técnica: Captação de Imagem e Edição: João Alçada - Apoio Técnico: Diogo Valentim - Supervisão: Prof. Paulo Morais


 

O núcleo de estágio de Educação Física, dinamiza esta sexta-feira, um conjunto de worshops sobre uma inovadora modalidade desportiva "A tripela". Trata-se de um jogo coletivo que junta o Futsal ao andebol. O núcleo de estágio de Educação Física apela a todos que venham conhecer esta modalidade inovadora em Portugal.


 

No dia 14 de novembro, os alunos do 7º B e do 7º D da Escola Secundária Quinta das Palmeiras participaram num projeto interdisciplinar, com alunos de 7º ano do Agrupamento de Escolas de Nisa, intitulado “Património – diferentes olhares sobre o mesmo espaço – Urban Sketchers Kids”. Este projeto integra-se nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural que se levam a cabo neste ano de 2018, por proposta do Parlamento Europeu. A atividade consistiu na observação de património arquitetónico do concelho de Nisa, por parte dos alunos, que registaram o que captaram, através do seu olhar e sensibilidade, pretendendo-se assim alertá-los para a importância desse património e sua preservação. Neste projeto colaboraram as disciplinas de História e Educação Visual. Este dia tão intenso culminou em Amieira do Tejo, com um lanche/convívio oferecido pela União de Freguesias de Nisa. Os trabalhos realizados pelos alunos serão apresentados no concelho de Nisa, com explicação pormenorizada de todo o processo, e será posteriormente apresentado na Escola Secundária Quinta da Palmeira – Covilhã!


 


 

 

Ficha Técnica: Captação de Imagem e Edição: Duarte Arribas - Locução: Soraia Valente - Supervisão: Prof. Paulo Morais


 


 

 PROJETOS DE CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

INSCRICÕES: Escolhe aqui o(s) projeto(s) em que te queres inscrever!

1 - Programa de Competências  Pessoais e Sociais

2 - Centro de Apoio à  Aprendizagem

3 - Projeto  “Todos Juntos  Podemos Ler”

4 - Multimédia  -  Projeto QTV

5 - Projeto Bologta

6 - Projeto Ser +

7 - Projeto Mentorias

8 - Ptojeto “Eu Sou Digital”

9 - Parlamento dos Jovens

10 - Ecovalor

11 - Projeto Ubuntu

12 - Rede de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu

13 - Voluntariado: Campanhas / Peditórios

14 - Voluntariado: Apoio a instituições / campanhas / divulgação

Durante a semana que agora decorre, assinala-se na Escola Quinta das Palmeiras o 1º Centenário do armistício da 1ª grande Guerra. A iniciativa consiste na visita à exposição sobre a 1ª Guerra, patente no CPI, que pretende recriar alguns dos ambientes vividos neste conflito (como as trincheiras, um gabinete de guerra e um hospital de campanha), enriquecidos por diversas apresentações multimédia alusivas ao tema. Os alunos de 9º ano assistirão a uma aula, no ambiente da exposição, lembrando-se desta maneira, o significado deste grande conflito, as suas repercussões para a Europa e para a humanidade e acima de tudo os perigos que as sociedades correm quando se permitem intolerâncias, prepotências, incompreensões e divisões. Pretende-se também refletir acerca da inutilidade da(s) guerra(s) e de todo sofrimento por ela provocado, uma vez que a violência apenas gera violência e nunca é uma solução e, por fim, tentar compreender porque é que "sendo a guerra uma loucura, a humanidade ainda não aprendeu a lição!". Ainda no âmbito destas comemorações, no dia 13 de novembro, pelas 15:00, decorrerá uma comunicação no auditório do CPI, proferido pelo dr. José Luís Santos, intitulada "O armistício que não o foi".

 


 


 


 


 

Como sabes, este ano o nosso país sofreu com os incêndios. "Cabe-nos a nós combater a desflorestação e contribuir na melhoria do mesmo. Uma forma para poderes ajudar será participares nesta atividade, que tem como objetivo semear bolotas, bem como realizares um percurso de Peddy Paper - caça ao tesouro com a ajuda dos teus familiares ou amigos. Junta-te a nós nesta boa ação e verás que será divertido e enriquecedor! Não faltes dia 11 de Novembro, pelas 8h30 junto ao Estádio Santos Pinto"

 

Mais informações aqui...


 

Link do Projeto

 


 

http://www.quintadaspalmeiras.pt/erasmus2019/

Link do Projeto

 


 

Apresentação Virtual

Questionário

StoryMap

http://www.quintadaspalmeiras.pt/erasmus2018/

Link do Projeto

 


PROJETO COVILHA.FORMA III 

 

As candidaturas para a participação no programa devem ser remetidas para o e-mail do projeto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Documentos a entregar por e-mail:

- Formulário de Candidatura de pré-inscrição

- CV em inglês (http://europass.cedefop.europa.eu/documents/curriculum-vitae)

- CC (cópia a preto e branco, traçado na diagonal) - não pode ser fotografia tirada com o telemóvel

Algumas Fotos da Participação dos nossos alunos no Programa Erasmus+PROJETO COVILHA.FORMA III 

Aluna do Curso Profissional Técnico de Multimédia, Mariana Geraldes - Estágio na instituição " Me Too", em Wolverhampton
   
   

 

Aluno do Curso Profissional Técnico de Multimédia, Diogo Valentim - Estágio na empresa "The Salmón Factor", em Sevilha

 

 

Sessão de sensibilização e esclarecimento promovida pelo Diretor da Escola

 


 

(2016-1-ES01-KA219-025550)

http://www.quintadaspalmeiras.pt/erasmus/
SIGWEB-ENP no Facebook


 

A Direção da Escola Secundária Quinta das Palmeiras entregou, na presença do Sr. Diretor, o certificado resultante da obtenção do 1º lugar a Nível Nacional no Concurso Twist EDP aos alunos do 12º Ano do Curso Profissional Técnicos de Multimédia: Carolina Dionísio, Rita Martins, João Garcia, Tiago Cruz, Francisco Correia e Rodrigo Silva. Neste concurso desenvolveram-se um conjunto de atividades sobre o tema da Eficiência Energética e tiveram como objetivo alertar, a Comunidade Educativa, para a importância da poupança energética e para os inconvenientes do desperdício energético. Estas atividades foram coordenadas pelo nosso professor de Física, Professor Pedro Pimparel. O trabalho desenvolvido, contou com o apoio da larga maioria da Comunidade Educativa e foi reconhecido, pois a Escola Quinta das Palmeiras foi uma das três vencedoras no primeiro período na Edição 2015 deste concurso. Um muito obrigado a todos que nos prestaram o apoio que tornaram possível esta vitória.

Carolina Dionísio, 12º M


 

O clube de Robótica já teve início! Com a chegada do novo robô da Lego, o EV3, os alunos do terceiro ciclo puderam experimentar novas funcionalidades como o sensor de cor e o giroscópio e efetuar ligações via Bluetooth e Wi-Fi.
Este clube tem como objetivo cativar os alunos através da elaboração, construção e programação de robôs, tentando que o projeto seja abrangente, educativo e, principalmente lúdico, já que também se aprende a brincar. Os vários tipos de linguagem de programação têm ganho cada vez mais importância por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais como a resolução de problemas, o trabalho em equipa e a criatividade.
Se também frequentas o terceiro ciclo, vem e junta-te ao clube!
Mais Informações: Professor Pedro Pimparel

Texto: Alexandra Lourenço, 9º D


 


 

O Dia Mundial da Filosofia, terceira quinta-feira do mês de Novembro, foi instituído pela UNESCO em 2002. As Novas Acrópoles de todo o mundo mobilizam-se para comemorar tão importante data. Este ano em Portugal celebrámos o Dia Mundial da Filosofia no dia 17/11. Na Escola projetámos o filme «Filadélfia» de Jonathan Demme para posterior debate na sala de aula. Os objetivos foram: Refletir sobre a importância da Filosofia no mundo contemporâneo; Reconhecer o contributo específico da Filosofia para o desenvolvimento de um pensamento informado, metódico e crítico e para a formação de uma consciência atenta, sensível e eticamente responsável; Desenvolver um quadro coerente e fundamentado de valores.

O Grupo de Filosofia

 


 

https://www.facebook.com/pensadiferenteviveodesporto/

Ligação para as inscrições: https://goo.gl/forms/JVg47ZtjgLBSm0ei1


 


 


 

E pelo 8º ano consecutivo, comemorou-se o Dia Mundial da Bolota. Esta data, criada na nossa escola em 2009, já é comemorada um pouco por todo o lado. Basta realizar uma simples pesquisa on-line para se ter uma ideia da dimensão que esta iniciativa já alcançou. Por cá, comemorámos mais uma vez, distribuído pacotinhos com bolotas e semeando bolotas em vasos para reforçarmos o nosso bolotário. E claro, que contámos com a colaboração da Biblioteca (becre-palmeiras.blogs.sapo.pt). Para saberem mais sobre esta iniciativa, consultem bologta.blogspot.com.


 


 

 


 

 A Escola Secundária Quinta das Palmeiras participa no Concurso Twist EDP 2015, que decorre durante o todo o Ano Letivo. Sendo o tema do interesse de todos: “Eficiência Energética” a equipa participante apela a toda a Comunidade Educativa para que colabore ativamente com a mesma. Todas as tarefas realizadas são partilhadas na página da biblioteca e no portal da Escola. A equipa apela a toda a comunidade Educativa a fazer Like, a partilhar e eventualmente a realizar mais algumas tarefas simples. A Equipa agradece a colaboração de todos!

O Professor responsável: Pedro Pimparel

 

 

Parabéns Equipa "Palmeirinhas"! Partilhem este post e incentivem a vossa comunidade a:
- "gostar" e "partilhar" a vossa Declaração;
- ler e "subscrever" os vossos compromissos seguindo o link - http://twist.edp.pt/actions/form_declaracoes.php?grupo=197
- criarem os seus próprios Compromissos com o Futuro.


 

A Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Tribo da Estrela e a Coordenação local da AMO Portugal organizam de 15 a 20 de Novembro uma exposição no Serra Shopping, para comemorar o Dia Mundial da Bolota, a Semana da Floresta Autóctone e divulgar a ação do Florestar Portugal 2014. Destaca-se a realização de um workshop de sementeira e a possibilidade de se poder observar ao vivo diferentes sementes e árvores autóctones de Portugal, especialmente carvalhos.


 

 

O Dia Mundial da Filosofia, terceira quinta-feira do mês de Novembro, foi instituído pela UNESCO em 2002. As Novas Acrópoles de todo o mundo mobilizam-se para comemorar tão importante data. Este ano em Portugal celebraremos o Dia Mundial da Filosofia no dia 20/11. O objetivo do dia é enaltecer a importância da Filosofia na vida do homem e na vida em sociedade. Este é um dia de reflexão e de questionamento. O tema do Dia Mundial da Filosofia 2014 é “Transformações Sociais e Diálogo Intercultural.” Na nossa escola vamos projetar o filme «Os Filhos do Homem» de Alfonso Cuarón para posterior trabalho de debate. A Filosofia é o estudo de problemas fulcrais para o homem como a realidade, a existência, o conhecimento, a razão e a linguagem. A palavra filosofia advém do grego, significando amor pela sabedoria ou amigo do saber.


 

No dia 18 de novembro, os alunos de Psicologia B visitaram o polo IV da Universidade da Beira Interior, com o objetivo de assistir à defesa da tese «Cuidadores Informais de Centenários – Estudo Desenvolvido no Âmbito do PT-100 Estudo dos Centenários da Beira Interior».




 

Em breve aqui as emissões do programa da Rádio Cova da Beira "Palmeiras ConVida"

 

 

 

Rubrica "No Nosso Mundo"

Rubrica "Um Livro Para Ti"

4ª Emissão

3ª Emissão

2ª Emissão

1ª Emissão

No dia 11 de novembro, a aula de Psicologia B decorreu no infantário II da Santa Casa da Misericórdia.


 

Professor Jorge Carecho - Dia Mundial da Bolota - Escola Secundária Quinta das Palmeiras

 

Rua de Timor
Covilhã
Castelo Branco
6201-006
Portugal
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
+351 275 320 580
+351 275 320 589

O que são os SPO ?

O Dec. Lei nº 190/91 de 17 de Maio cria, no âmbito do Ministério da Educação, os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO). São estruturas especializadas de apoio e de orientação educativa, integradas na rede escolar, conforme previsto no artigo 26º da Lei de Bases do Sistema Educativo.

Atribuições do SPO

O SPO é uma unidade especializada de apoio educativo que tem como principais atribuições:
- Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;
- Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração na comunidade; 
- Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas;
- Assegurar na colaboração com outros serviços, a deteção de alunos com necessidades educativas especiais, a avaliação da situação e o estudo das intervenções adequadas;
- Promover atividades específicas de informação, aconselhamento e orientação escolar e profissional;
- Desenvolver ações de aconselhamento psicossocial e vocacional dos alunos.

Principais domínios de intervenção do SPO

- Apoio psicopedagógico;
- Apoio ao sistema de relações da comunidade escolar;
- Orientação e informação escolar e profissional.

Quem pode recorrer ao SPO ?

- Alunos;
- Docentes (os pedidos de intervenção deverão ser apresentado através do preenchimento de formulário próprio);
- Pessoal não docente;
- Pais e Encarregados de Educação;
- Comunidade Educativa em geral.

Como aceder ao SPO ?

- Contato pessoal directo;
- Contato através do Diretor de Turma.

Onde fica o SPO ?

O gabinete do SPO está localizado no piso do rés-do-chão do Bloco A.

EXAMES 2018

 

Está já disponível o Guia Geral de Exames 2018, assim como o portal interativo com a publicação.

Acede em http://www.dges.gov.pt/guiaexames/
Versão PDF em http://www.dges.gov.pt/guiaexames/GuiaGeralExames2018.pdf

A inscrição para a 1.ª fase dos exames nacionais decorre de 16 de fevereiro a 1 de março.

A partir de dia 14, poderás realizar o pedido da senha para Candidatura ao Ensino Superior 2018 em https://www.dges.gov.pt/online 

Podes também consultar as provas de ingresso:
Público: http://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaPI2018_pub.pdf
Privado: http://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaPI2018_priv.pdf

♦ Calendário de Exames 2018 - Despacho n.º 5458-A/2017

♦ Lista de Informações-Prova 2017/2018

♦ Regulamento de Exames 2018 - Despacho normativo n.º 4-A/2018

♦ Guia para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames – JNE 2018

♦ Norma 01/JNE/2018

♦ Norma 02/JNE/2018

♦ Norma 02/JNE/2018 - RESUMO

♦ Guia para realização das Provas de Aferição

♦ Modelos para pedido de reapreciação / reclamação

♦ Norma JNE para Alunos Praticantes Desportivos    NOVO

 

Diretor - João Paulo Ramos Duarte Mineiro

Subdiretor - Jorge Fernando Fortuna Pombo

Adjunto da Direção - Cristiano Jorge dos Santos Carrapato

Adjunta da Direção - Maria José Bárbara Mugeiro


 

 

Mais informações AQUI
Caminhada do Dia Mundial da Bolota - inscrição para almoço e/ou transporte aqui

No dia 16 de outubro as turmas B e E do 7º ano de escolaridade participaram no Concurso “Sempre a Sorrir", no âmbito da Comemoração do dia Mundial da Alimentação e mostraram os seus conhecimentos sobre Higiene Oral. Esta iniciativa foi desenvolvida em colaboração com a BE/CRE enquanto promotora da Saúde Oral. A prova foi renhida e no final saiu vencedora a equipa constituida pelas alunas Rita Russo, Sofia Freire e Sofia Brás, do 7ºE. Os nossos parabéns a todos os participantes! Ficou a vontade de repetir a experiência, uma vez que esta iniciativa foi do agrado de todos, como se pode ver nas fotografias que se seguem.

A professora Cristina Silva

 

Palmeiras ConVida

Emissão na Rádio Cova da Beira 

Terças-feiras das 19h às 20h


PodCast Palmeiras ConVida

Ouvir aqui...

Registo

Receber Newsletter

Email *

Primeiro nome

Último nome
 

 

Copyright (c) Quinta das Palmeiras 2019. Reservados todos os direitos.