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O Centro Pedagógico e Interpretativo Virtual...porque há todo mundo para descobrir, experimentar e aprender! 

Alunas da ESQP premiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Associação Ashoka

No passado dia 27 de novembro, as alunas Eduarda Gouveia e Joana Melo, da turma 11º E da ESQP, foram premiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Associação Ashoka, no âmbito do concurso Desafio 25sub25, quer a nível individual quer pelo seu projeto Change For Equality no Programa Academias Gulbenkian do Conhecimento.

A Associação Ashoka está ancorada no pressuposto de uma educação democrática e acredita que todos estão implicados no projeto pedagógico da escola. A instituição escolar olha para o desenvolvimento integral do jovem, abrindo espaço para as diferentes formas de expressão, pelo que as vivências contemplam o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e corporal dos estudantes.

Nessa filosofia, a escola busca, acima de tudo, proporcionar espaços de diálogo e construção coletiva nos mais diversos âmbitos da prática escolar e associativa, e acredita que os jovens são fonte de saberes, que possuem condições de protagonizar a sua trajetória educativa como sujeito ativo, expressando os seus desejos e necessidades, propondo interesses, atividades e organizações.

Muitos parabéns às nossas alunas!


 

Dia da inclusão social - Convite

Vimos por este meio convidá-lo para assistir/participar na realização da atividade do dia da Inclusão Social, a realizar no dia 10 de dezembro, durante o período da manhã no pavilhão desportivo da nossa escola. A Atividade consiste em promover a inclusão no seio escolar (promoção do espírito de igualdade de oportunidades), incutir nos alunos o respeito pelos seus pares, aumentar a panóplia de modalidades adaptadas que existem e proporcionar aos alunos novas experiências motoras que enriqueçam o conhecimento dos mesmos. O Núcleo de estágio de Educação Física agradece a vossa participação.

 


 

Parlamento dos Jovens - 1ª reunião

Pelas 15h00 do dia 10 de novembro, foi oficialmente marcado o início do Projeto do Parlamento dos jovens, do ano letivo 2021/2022, com a realização da primeira reunião do grupo participante do ensino secundário. Dos 29 alunos que participam na mesa parlamentar e no debate, foram feitas duas listas concorrentes e selecionados os candidatos para a eleição dos Representantes da mesa. Para além destes alunos das turmas de 11º e 12º anos, estão também envolvidos outros 16 alunos do 11º ano, responsáveis pela divulgação e comunicação, pelo jornalismo e reportagem, e pela organização e eleições. A sessão escolar do Parlamento realizar-se-á no dia 18 de janeiro, mas, até lá, estes grupos ainda têm muito trabalho pela frente. Votos de bom trabalho…

(Equipa de Jornalismo e Reportagem - Eduarda Gouveia 11ºE, Laura Baltazar 11ºE e Maria Monteiro 11ºE)


 

Sessão de sensibilização/esclarecimento, sobre "Métodos Contracetivos e Doenças Sexualmente Transmissíveis"

No âmbito das disciplinas de Geografia e Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com o PES, os alunos do 8º ano participaram numa sessão de sensibilização/esclarecimento, sobre "Métodos Contracetivos e Doenças Sexualmente Transmissíveis", com a colaboração da Equipa de Saúde Escolar.


 

Carrinha da Igualdade

A problemática da igualdade e não discriminação está cada vez mais na "agenda do dia" pois continuamos a assistir a profundas disparidades, nas sociedades atuais, em questões relacionadas com igualdade de género, igualdade de oportunidades, orientação sexual, origem étnica, origem racial, deficiência, idade, crença ou religião e características sociais e económicas. Números relacionados com desigualdade salarial ou desigualdade no acesso a cargos de chefia ou a determinadas profissões, número de horas de trabalho diárias, ou condições de exercício de funções, continuam a ser desproporcionados e determinados por preconceitos e imagens que permanecem nas sociedades atuais, desde há milénios.

Injustiças, descriminações, segregação, marginalização, não inclusão, pobreza, delinquência... são consequências diversas, mais ou menos graves da desigualdade, do preconceito e da não aceitação da diferença.

Os alunos das turmas 12º A, 12º E, 9ºA e 9ºC tiveram oportunidade de participar hoje, dia 16 de novembro, numa iniciativa da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis -, a Campanha Nacional “Associativismo Juvenil: Escola para a Igualdade”. Através de dinâmicas de Educação não formal, os alunos refletiram, partilharam e debateram temáticas relacionadas com o conceito de igualdade aliado ao conceito de diversidade, procurando desconstruir preconceitos e procurar caminhos para uma maior inclusão. Temas pertinentes que urge continuar a debater, com vista a mudanças significativas na vida de cada um e das comunidades em geral.

 


 

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