"Perseguido pela PIDE" - Palestra proferida por JOSÉ ANTÓNIO PINHO para alunos do 11º e 12º anos
- 03 abril 2024
José António Pinho esteve detido em várias prisões civis e militares durante o Estado Novo. Foi preso pela PIDE, pela 1ª vez, em 1959, quando tinha apenas 18 anos, seguindo-se prisões em 1963 e 1967, em Viseu e Elvas, onde foi duramente punido, obrigado a trabalho forçado, por ser considerado "indesejável" ao Exército Fascista de Salazar.
Desenvolveu grande atividade política ao lado do escritor António Alçada Baptista, nas pseudo-eleições de 1969, apresentando-se, em 1973, nas listas do MDP-CDE como candidato pelo círculo de Castelo Branco à Assembleia Nacional. Foi militante do PCP entre 1958 e 1982.
Atualmente é dirigente e presidente de vários clubes e associações da Covilhã: Grupo Campos Melo, Clube Nacional de Montanhismo, Clube Desportivo da Covilhã e Sporting Clube da Covilhã. É co-fundador da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, a qual presidiu de 2000 a 2008. É ainda membro da direção da Rádio Clube da Covilhã e empresário na área dos combustíveis nesta cidade.
A palestra, assistida por alunos de 11º e 12º anos, visivelmente impressionados com os testemunhos do palestrante, começou com a projeção do vídeo "A matemática antes do 25 de Abril", que fez referência a diversas personalidades das ciências e concretamente da matemática, perseguidas em Portugal antes do 25 de abril.
A atividade foi promovida pela Coordenadora do Grupo de Matemática, Ana Luísa Salcedas.