Opções profissionais livres de preconceitos de género - Jornal Fórum da Covilhã
|
Mais informações: www.quintadaspalmeiras.pt/help |
![]() |
Mais informações: www.quintadaspalmeiras.pt/profissionais |
|
Centro Pedagógico e interpretativo Virtual: https://cpivirtual.blogspot.comO Centro Pedagógico e Interpretativo Virtual...porque há todo mundo para descobrir, experimentar e aprender! |
Sabias que mais de 663 milhões de pessoas não têm acesso a água potável?
Sabias que 4000 crianças morrem, por dia, por falta de acesso a água limpa?
Sabias que, em algumas regiões do mundo, mulheres e crianças demoram 6 a 8 horas por dias para transportar água até ao local que habitam?
O Thirst Project surgiu com a missão de criar uma geração de jovens conscientes que ajude a acabar com a crise mundial de água. Tal será conseguido através da sensibilização de estudantes para esta problemática, incentivando-os a juntarem-se ao projeto e a angariarem fundos para a construção de furos de água potável por todo o mundo.
O projeto tem uma escala mundial e já chegou também a Portugal, confia nos jovens e nas escolas, por isso, incentiva à criação de equipas formadas por alunos de escolas e universidades.
Um grupo de alunos do 12º C juntou-se, com a intenção de contribuir para esta causa e pretende participar desde já numa campanha de recolha de roupa em 2ª mão, que decorre até dia 20 de abril.
Todas as peças serão vendidas e 100% das receitas revertem para furos de água potável.
Gostaríamos de sensibilizar os alunos, professores e toda a comunidade educativa para esta campanha e lembrar a todos que, ao libertar espaço do roupeiro, estamos a salvar vidas!
Se quiseres saber mais, o link da página oficial do projeto é https://thirstproject.pt/
A nossa conta de instagram é https://www.instagram.com/thirstproject_esqp/
Junta-te à equipa da nossa escola e ajuda a fazer a diferença.
Este é o movimento que, todos desejamos, deve mobilizar os jovens e, de uma maneira geral, todas os cidadãos. Significa que estamos a sentir empatia e preocupação pelo nosso próximo... significa que, apesar de termos a sorte de vivermos uma situação mais confortável, em que nada do que é essencial nos falta, conseguimos sentir afeto por aqueles que sofrem e desejamos fazer algo para diminuir o seu sofrimento. Este é o movimento que a nossa escola pretende ver crescer, pois formar é muito mais do que instruir. Estamos muito felizes porque vemos cada vez mais alunos envolvidos em projetos de desenvolvimento social, ambiental... jovens que pensam e se mobilizam, que agem, que fazem qualquer coisa para que a mudança no mundo, para melhor, aconteça.
Link da Notícia: https://noticiasdacovilha.pt/a-pequena-gota-que-quer-fazer-a-diferenca-em-cabo-delgado/
A turma B/E do 11º ano de Geografia A participou, por videoconferência, no dia 08 de março, entre as 13:15 e as 16:30, no WORKSHOP “Falando da Europa 2020/21 - Ambiente", organizado pelo Media Lab DN/JN, em parceria com a RBE. Esta atividade, que também ocupou as aulas de Filosofia e Português, para além de se focar na Política Ambiental Europeia, também envolve uma forte componente de Cidadania e Desenvolvimento uma vez que o tema central foi a divulgação da cooperativa de consumo "Fruta Feia". Esta cooperativa tem como objetivo principal canalizar essa parte da produção fruto-hortícola desperdiçada até aos consumidores que não julgam a qualidade pela aparência, lutando contra uma ineficiência de mercado, criando um movimento cívico que consiga alterar padrões de consumo e gerar um mercado para este tipo de fruta, combatendo tanto o desperdício alimentar como o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção (água, energia e terrenos agrícolas).
O WORKSHOP envolveu três escolas e três atividades práticas:
Apesar do distanciamento físico que a pandemia exige, a proximidade emocional é um dos pilares fundamentais da intervenção social da Cerzir Afetos – IPSS da Boidobra. É com este espírito de missão que a Cerzir Afetos, em estreita parceria com a Escola Secundária Quintas das Palmeiras, se encontra a dinamizar a atividade "Conversas com Afetos". Através de uma intervenção completamente segura, respeitando as normas que a pandemia exige, a Cerzir Afetos disponibiliza aos idosos equipamento informático e apoio técnico, permitindo que desenvolvam um diálogo orientado com alunos e professores da referida escola.
O balanço da atividade está a superar as melhores expetativas, tendo em conta a importância da companhia que os intervenientes fazem aos idosos que se encontram a viver sozinhos. Uma atividade onde os sorrisos são constantes, havendo espaço para os idosos falarem dos momentos mais marcantes das suas vidas, das suas preocupações, propiciando-se mesmo a troca de conselhos intergeracionais, numa interação recheada de respeito, carinho, admiração e curiosidade. Através de um clima informal e lúdico verifica-se que os ganhos proporcionados às duas gerações intervenientes são incomensuráveis, resultando também em aprendizagens significativas para os alunos que desenvolvem o seu sentido cívico, conhecem a evolução sociocultural da região e desenvolvem valores tendo como inspiração as histórias de vida dos idosos.