Siga-nos no Facebook

Cursos Profissionais

Programas de Rádio

Palmeiras Impress Digital

Centro Pedagógico e Interpretativo

 

 

Centro Pedagógico e  interpretativo Virtual: https://cpivirtual.blogspot.com
O Centro Pedagógico e Interpretativo Virtual...porque há todo mundo para descobrir, experimentar e aprender! 

GIAE Online

 

 


 

Notícias da Escola Quinta das Palmeiras

Muitos Parabéns, Saramago!

No dia 16 de novembro, como não podia deixar de ser, assinalamos o Centenário do nosso Prémio Nobel da Literatura, José Saramago. A nossa Biblioteca acolheu uma exposição sobre a vida e obra de Saramago.


Pode, ainda, ser admirado um Póster gigante, elaborado pelos alunos que frequentam a disciplina de Educação Visual, sob a orientação da professora Cláudia Saraiva.


Os alunos e professores que nos visitaram, e foram muitos, receberam fitas com uma bonita mensagem do nosso homenageado. Foram, também, distribuídos marcadores de livros produzidos pelos nossos alunos que frequentam a disciplina de Tecnologias.

Nos circuitos de canal interno exibimos o vídeo “Saramago em rede”, elaborado na nossa escola no âmbito de uma parceria da REDE de BIBLIOTECAS do Concelho, numa ação de promoção da leitura do escritor laureado com o prémio nobel.

Às 10 horas, a nossa ex-aluna, Margarida Reis, teve uma pequena conversa com duas turmas do ensino secundário sobre as suas leituras da obra de José Saramago. A Margarida contagiou o auditório com a alegria que depositou nas suas palavras ao falar de Saramago.


A vontade de conhecer alguns dos títulos apresentados pela Margarida foi bem visível nos rostos dos nossos alunos. Fica aqui um agradecimento muito especial à Margarida, pela forma como falou de livros e de literatura, mas também pela belíssima mensagem que deixou aos nossos alunos.


Todos os presentes foram convidados a visitar a Exposição “100 anos de Saramago”, patente no Centro Pedagógico Interpretativo da nossa escola.


Nesta exposição são exibidos pequenos vídeos com excertos de filmes baseados em obras de Saramago, excertos de entrevistas, imagens de Portugal de há 100 anos, notícias sobre a atribuição do Prémio Nobel. Esta exposição poderá ser visitada até ao final da semana.
Simultaneamente, no espaço da QTV, a aluna Maria Branco Silva participou na iniciativa “Leituras Centenárias 2022”, promovida pela Fundação José Saramago, pela Rede Bibliotecas Escolares e pelo Plano Nacional de Leitura.

O vídeo pode ser acedido em https://youtu.be/DLmydBZhXcc

No período da tarde, alunos do ensino secundário foram convidados a assistir à representação da peça de teatro “Quem se chama Saramago?”, no Teatro Municipal da Covilhã. Também foram convidados os alunos e professores que se encontram na nossa escola a participar no Projeto Erasmus “Bio-Maps- Cartoteca biográfica de autores europeos”.

No final da peça, a reação dos alunos não podia ser melhor!


 

Registo

Receber Newsletter

Email *

Primeiro nome

Último nome
 

 

Copyright (c) Quinta das Palmeiras 2019. Reservados todos os direitos.