Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Instagram

Cursos Profissionais

Palmeiras Impress Digital

Centro Pedagógico e Interpretativo

 

GIAE Online

 

 


 

Programas de Rádio


 

No dia 22 de março realizou-se uma visita de estudo ao Porto, no âmbito das disciplinas Geografia A, História A e História da Cultura e das Artes, destinada aos alunos dos 10ºE, 11ºE e 11ºM. De manhã visitámos o museu World of Discoveries e, à tarde, a baixa da cidade. Os objetivos foram concretizados, tendo a visita contribuído para o reforço da aquisição de conhecimentos e de competências diversas, para o enriquecimento do currículo e das experiências proporcionadas aos alunos, no sentido da promoção de cidadãos informados, ativos, participantes e autónomos. Os professores acompanhantes, Cândida Lopes, Lurdes Brás, Marta André e Mário Rodrigues destacam ainda o comportamento exemplar de todos os alunos participantes na visita.


 

No âmbito da disciplina de Operações Técnicas em Turismo, do curso profissional de Receção Hoteleira, os alunos embarcaram numa emocionante descoberta à encantadora Vila de Belmonte, uma pérola inserida nas Aldeias Históricas de Portugal. Esta viagem revelou-se uma oportunidade única para explorar não apenas a riqueza dos Descobrimentos Portugueses, mas também a presença vibrante da comunidade e história judaica que caracterizam Belmonte.

A primeira paragem nesta jornada de descoberta foi no Hotel Belmonte Sinai, um estabelecimento de características únicas, especialmente direcionado para turistas da religião judaica, mas acolhendo também uma diversidade de visitantes. A visita ao hotel revelou-se verdadeiramente enriquecedora, proporcionando aos alunos uma visão abrangente de todos os setores do estabelecimento. Desde a meticulosa preparação dos alimentos na cozinha até aos acolhedores quartos, os alunos puderam vivenciar em primeira mão as diferentes valências deste espaço singular. Destaca-se o contacto privilegiado com o front office, onde foram calorosamente recebidos e receberam uma formação concisa sobre as competências necessárias para desempenhar o papel de rececionistas num hotel.

Após absorverem os ensinamentos do Hotel Belmonte Sinai, os alunos partiram para explorar os diversos museus que compõem a Aldeia histórica de Belmonte. Cada museu revelou novas camadas da história e características singulares da vila e da região circundante. Desde o Museu Judaico, que testemunha a longa presença e contribuição da comunidade judaica para a vida local, até ao Museu dos Descobrimentos, que celebra a audácia e o espírito explorador dos portugueses e naturalmente de Pedro Álvares Cabral. Os alunos foram guiados numa verdadeira viagem no tempo.

Ao final desta visita de estudo, os alunos regressaram à escola enriquecidos não apenas com conhecimentos teóricos, mas também com experiências práticas e vivências que certamente irão moldar o seu percurso profissional. A visita à Vila de Belmonte não apenas proporcionou uma imersão na história e na cultura, mas também inspirou uma profunda apreciação pelo papel vital que o turismo desempenha na preservação e promoção do património cultural de Portugal.

Professora Susana Dias


 

No passado dia 28 de fevereiro do presente ano, os alunos das turmas do 10ºB e E, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, acompanhados pelo professor Joaquim Nave, deslocaram-se até à Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, para participar no projeto “Médico, Biomédico e Cientista” inserido no programa “OS DIAS DA UBI 2024”

Nesta atividade, excelentemente orientada pelo Dr. Cavaco, os alunos, na primeira sala, utilizaram o microscópio ótico composto, mais conhecido como MOC, para observar preparações definitivas de miocárdio e de artéria pulmonar. Passando à seguinte sala os alunos tiveram de se organizar em grupos e realizar uma ficha, na qual tinham de identificar os nomes das principais partes do coração, por exemplo, artéria aorta, veia cava superior, entre outros. Na terceira sala foi dada a oportunidade aos alunos de sentirem a textura de um coração verdadeiro, de um porco, pois o interior de um porco é o mais parecido com o do ser humano. Após essa experiência os alunos passaram a outra sala onde havia cadáveres verdadeiros, de pessoas que já fizeram a sua história no mundo. Foi visto um braço, com um tumor de grandes dimensões, de uma idosa que havia falecido há cerca de 14/15 anos atrás, e foi também mostrado um bébé com anencefalia que foi abortado de uma mãe adolescente de 16 anos. Por último os alunos tiveram a experiência de serem médicos durante 20 minutos, realizando exames médicos, como por exemplo, medir a pressão arterial e auscultar o coração uns dos outros.

Em suma, os alunos conseguiram, nesta visita de estudo, consolidar conhecimentos com as várias atividades, de um modo prático e divertido. Os alunos ainda tiveram oportunidade de conhecer os cursos em Ciências Biomédicas, Optometria, Ciências Farmacêuticas, Gerontologia e Medicina, ministrados na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

Carolina Sofia Avelar Carrola Nº10 do 10ºE 2023/2O24


 

Nesta dura realidade que vivemos, onde um pouco por todo o lado, existem demasiadas pessoas aterrorizadas por cenários de guerra e crueldade, é fundamental não esquecer os afetos, as emoções e acima de tudo a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.
A ESQP assinalou a Semana Ubuntu da Empatia, com a colocação de fitas com mensagens de paz, na entrada da escola, para além de outras actividades que decorreram ao longo da semana.


 

Decorreu no dia 21 de março, na Escola básica Faria Vasconcelos, a final distrital de badminton no escalão de iniciados.
Os nossos alunos tiveram um comportamento e desempenho exemplar.
De salientar as atitudes de correção e desportivismo.
Destaque para: 8 Lugar singulares da Rita Silva  e o 8 lugar em pares femininos Bruna/Rita Silva.
 

No dia 18 de março, alunos do 9ºano do Agrupamento de Escolas do Teixoso visitaram a nossa escola e ficaram a saber mais sobre os Cursos Profissionais nas áreas da Multimédia e do Turismo. Foi uma tarde de partilha de saberes e vivências que deixou muitos com vontade de vir estudar connosco.


 

Alunos da nossa escola apurados para a 2.ª fase destas Olimpíadas, a realizar no dia 19 de março, na Escola José Falcão, em Coimbra.

Escalão A - 3º ciclo

Bruna Oliveira - Escola Secundária Quinta das Palmeiras Centro ES José Falcão, Coimbra 191
Inês Gomes - Escola Secundária Quinta das Palmeiras Centro ES José Falcão, Coimbra 191
João Brás - Escola Secundária Quinta das Palmeiras Centro ES José Falcão, Coimbra 181

Escalão B - Secundáio

Clara Soares - Escola Secundária Quinta das Palmeiras ES José Falcão, Coimbra Centro 184
João Martins Escola Secundária Quinta das Palmeiras ES José Falcão, Coimbra Centro 184
Inês Mota Escola Secundária Quinta das Palmeiras ES José Falcão, Coimbra Centro 192
Lua Afonso Escola Secundária Quinta das Palmeiras ES José Falcão, Coimbra Centro 192

Que orgulho!!


 

O programa de comemorações do cinquentenário do 25 de abril da Escola Secundária Quinta das Palmeiras não podia ter começado melhor…

359 alunos assistiram a uma peça de teatro sobre a revolução de abril de 1974 “25 de Abril, sempre!”, apresentado pela Companhia ABC, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.

Durante cerca de 75 minutos, viajámos no tempo e na memória…  Este espetáculo, especialmente criado para os nossos alunos, mais do que uma brilhante encenação, proporcionou-nos  um momento de reflexão e de aprendizagem sobre  o valor inestimável do valor da Liberdade e da Democracia.

Parabéns aos atores e aos nossos alunos que tiveram um comportamento exemplar.

É nestes alunos que reside a nossa esperança e a certeza de que os valores de Abril jamais serão esquecidos.

As Professoras,

Lídia Mineiro e Albertina Leitão


 

Decorreu no dia 14 de março, na Escola do Belmonte, a terceira concentração de badminton no escalão de juvenis.
Os nossos alunos tiveram um comportamento e desempenho exemplar.
De salientar as atitudes de correção e desportivismo.
Destaque para o primeiro lugar por equipas masculinas e o primeiro lugar do aluno André Antunes em singulares.
 

Alunos do CAA da Escola Secundária Quinta das Palmeiras desfrutam de uma manhã fantástica na neve proporcionada pelo projeto ICE 4ALL - P.A.I.S. 
Os alunos viveram uma experiência memorável na Serra da Estrela.
 

Decorreu no dia 07 de março, na Escola básica do Paul, a terceira concentração de badminton no escalão de iniciados. Os nossos alunos tiveram um comportamento e desempenho exemplar. De salientar as atitudes de correção e desportivismo.
Destaque para: 1 Lugar singulares Bruna Oliveira ; 1 pares femininos Bruna/Rita Silva ; 1 lugar em pares mistos Matilde/David;  3 lugar - Rodrigo Fonseca ; 3 lugar pares masculino David/ Francisco Mendes; 4 lugar Rodrigo Fonseca/Guilherme Almeida; 5 lugar Rodrigo Matos / Tomás Melfe.
 


 

Os alunos do 12º A organizaram uma palestra de sensibilização para a dádiva de sangue - "Doar sangue, doar vida", com a presença do presidente da Direção da Federação das Associações de Sangue de Portugal: A palestra é destinada a pais, professores, assistentes técnicos e operacionais e foi organizada no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento.


 

Um grupo de alunos do 8ºE participaram numa ação de voluntariado na To Be Green. Tiveram a oportunidade de colaborar, directamente, na atividade de preparação de vestuário para reciclagem, dando a sua contribuição para a redução do impacto destes resíduos no ambiente. Dá a tua contribuição e LIGA-TE À TO BE GREEN!!!


 


 

No passado dia 28 de fevereiro, quatro alunas do 11º E deslocaram-se ao Lar do Centro de Solidariedade Social de São Jorge da Beira, no âmbito do Projeto Ser +, acompanhadas pelas professoras Catarina Brito e Maria de Lurdes Brás. A equipa foi muito bem recebida quer pelos profissionais da instituição quer pelos utentes da mesma. Foi uma tarde de convívio onde se dinamizaram atividades lúdico- criativas, nomeadamente jogos de estimulação cognitiva mas cujo objetivo principal foi o de combater o isolamento institucional / social. Um agradecimento ao Sr. Rui que com a sua boa disposição nos permitiu realizar mais uma atividade. A Equipa Coordenadora do Projeto Ser +

Um agradecimento ao Sr. Rui que com a sua boa disposição nos permitiu realizar mais uma atividade.

A Equipa Coordenadora do Projeto Ser + 


 

 

Em março, mês dedicado à Inclusão, a Academia de Líderes Ubuntu promoveu uma iniciativa especial com a participação dos alunos da Escola Secundária Quinta das Palmeiras. 
O objetivo? Celebrar a importância da diversidade e promover a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A atividade foi um sucesso, e o mérito vai para os alunos mas também para os Professores de Educação Especial, de Educação Física e de Multimédia. A colaboração e o profissionalismo de cada um foram essenciais, para garantir que a inclusão fosse realmente efetiva.
 
 

No dia 27 de março tivemos 8 alunos da nossa escola na final distrital de badminton, realizada em Proença a nova. Parabéns a todos!
 

 

Foi com grande entusiasmo que 9 alunos do 11ºB e 2 alunos do 11ºA participaram na atividade Masterclasses Internacional de Física de Partículas, “Com as mãos nas Partículas”. Participaram em palestras, realizaram atividades de análise de dados reais adquiridos pela Experiência ATLAS Z e ainda participaram numa videoconferência, moderada por cientistas do CERN, simultaneamente, ligados em rede com duas instituições, uma o IP de Beja e outra de Timisoara (da Roménia). Esta atividade decorreu no dia 11 de março, na faculdade de Ciências da Saúde, na UBI e foram acompanhados pela professora Conceição Alves.


 

As alunas Margarida Falorca e Inês Gomes, 8ºB, e o aluno Afonso Barbosa, 9ºD,  apurados em prova a nível de escola, representaram a ESQP na semifinal das Olimpíadas de Química Júnior, no passado dia 18 de março, na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Assistiram também à palestra “O que sabemos (e ainda não sabemos) sobre a poluição por microplásticos?” . Foram acompanhados pela professora Cristina Lourenço durante todo o processo, a qual congratula a dedicação, empenho e curiosidade científica demonstrados pela equipa. Estão de parabéns!


 

Chegou ao fim mais uma atividade realizada pelos vários núcleos de estágio da Escola Secundária Quintas das Palmeiras, e aproveitamos para agradecer a todos os que contribuíram para o sucesso da mesma. Sem o trabalho árduo em equipa, não teríamos tido o mesmo impacto na comunidade escolar. A todos, o nosso Obrigado!


 


 

No âmbito das disciplinas de Empreendedorismo e Negócio e Operações Técnicas em Turismo e do Projeto Dia Mundial da Bolota, no dia 28 de fevereiro, a professora Telma Afonso e o professor Jorge Carecho acompanharam os alunos da turma H do 11.º ano (Curso Profissional de Receção Hoteleira) a uma Unidade de Alojamento Hoteleiro em Travancinha (Seia) – Chão do Rio. Esta atividade insere-se na temática do turismo sustentável e teve como principais objectivos: conhecer práticas de turismo sustentável, conhecer unidades de alojamento da região, participar em práticas de recuperação ambiental, interpretar dinâmicas de ecossistemas autóctones, reconhecer a importância / potencial turístico da preservação dos ecossistemas autóctones. As atividades incluíram a visita à unidade de alojamento e exploração do seu modo de funcionamento, no período da manhã, e plantação de carvalhos, para recuperação florestal após os incêndios dos últimos anos, no período da tarde. Conhecimento, espírito de equipa e cidadania estiveram presentes ao longo de todo dia!


 
 
Realizou-se hoje na nossa escola, a concentração distrital de badminton no escalão de juvenis. De salientar a excelente atitude e desempenho de todos. A nossa equipa (Rodrigo Lourenço; Pedro Brás; André Antunes e Martim Fernandes) obteve o 1 lugar por equipas. Em singulares de destacar o 3 lugar obtido por Pedro Brás e o Primeiro lugar obtido pelo Rodrigo Lourenço. Parabéns a todos!
 

Sabias que a tua escola completa trinta e seis primaveras? Temos mesmo de celebrar! Já está aberto à comunidade escolar o concurso para a criação de um logótipo para as comemorações oficiais dos 36 anos da nossa escola. 
 
O logotipo tem de ser entregue até ao dia 31 de março, numa versão a preto e branco e numa versão a cores, em suporte papel e em formato digital, através do correio eletrónico: esqp36anos@quintadaspalmeiras.pt
 
Aceitas o desafio? O que estás à espera? Olha que há prémios para os melhores! Consulta o regulamento aqui!
 
PARTICIPA!

"Marketing de Influência", mais uma Consumer Talk a que assistimos no âmbito da  disciplina de Empreededorismo e Negócio, dinamizada pela Deco Jovem, para os alunos da turma H, do 11.º ano (Curso Profissional de Receção Hoteleira - Professora Telma Afonso).
 
Sabendo que...
6 horas e 43 minutos, é o tempo médio diário que passamos na internet...
54% dos utilizadores de redes sociais seguem marcas...
43,3% destes lêem comentários de consumidores...
Temos consciência do poder dos influencers nas nossas escolhas?
Vale a pena refletir...

No âmbito do Plano Nacional de Cinema da ESQP e da disciplina de História, 6 alunas do 12º E, acompanhadas pela docente Cândida Lopes, assistiram à exibição do filme "Guerra" de José Oliveira e Marta Ramos. No final houve uma pequena tertúlia com a presença dos realizadores e de ex-combatentes na guerra colonial.

Trata-se de um filme que segue Manuel, o pai de um professor de Língua Portuguesa, ex-combatente da nossa guerra colonial e constantemente atormentado pelas lembranças da guerra e da paixão, indestrinçáveis, numa batalha que pergunta ou grita as imemoriais dúvidas existenciais.
 
 

No dia 15 de fevereiro os alunos Beatriz Santos e João Brás do 7.º A, Mariana Gavinhos do 7.º B,  Rafael Justino do 7.º C, Afonso Pires, Francisca Ribeiro e Sara Teixeira do 7.º E, participaram nas Olimpíadas Júnior de Astronomia; também o aluno Henrique Noronha do 10.º C, participou nas Olimpíadas de Astronomia, no mesmo dia. Os professores Cristina Lourenço e Francisco Pinto responsáveis pela dinamização da atividade destacaram o interesse demonstrado pelos alunos.


 

No âmbito da iniciativa Sitestar.PT 10, realizou-se a CONFERÊNCIA ALL TOGETHER IN THE WEB: Digital + Sustentável, à qual assistiram ativamente os alunos do Curso Profissional de Receção Hoteleira, 11.º ano. Esta iniciativa foi promovida pela Deco Jovem, entidade parceira da nossa Escola, e de projetos desta turma, em particular.

Para refletir... 

Em Portugal

- existem, em média, 70 equipamentos elétricos em cada casa, para além de 11 a 13 já avariados;

- apenas 20% dos equipamentos elétricos são encaminhados para reciclagem.

VAMOS FAZER MAIS E MELHOR!


 

Decorreu, no dia 2 de março, a competição distrital de badminton, na nossa escola. Estiveram presentes: agrupamento de escolas Pedro Álvares Cabral; escola 2/3 do paúl; escola secundária Frei Heitor Pinto.

A nossa equipa teve um comportamento exemplar em todos os sentidos. De destacar os 1º; 2º e quarto lugares obtidos na prova.

Parabéns a todos!


 


 

É com grande satisfação que recebemos a aprovação da nossa candidatura ao projeto “Todos Juntos Podemos Ler”, promovido pela Rede Nacional de Bibliotecas Escolares.

“Somos + a ler” pretende contribuir para ampliar a biblioteca como espaço inclusivo capaz de envolver a comunidade escolar no desenvolvimento de uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos e para todos, envolvendo crianças e jovens com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e que, por circunstâncias de natureza física, sensorial, cognitiva, socioemocional e cultural, revelam dificuldades na utilização da leitura e da escrita.

Esta candidatura resulta de um trabalho colaborativo entre a BE e grupo de Educação Especial.


 

A ESQP apresentou, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, o Clube Ciência Viva da Escola: “Palmeiras Ciência e Ambiente”. Este clube irá permitir, o desenvolvimento de atividades centradas no aluno, em estreita colaboração com as entidades parceiras e de mãos dadas com toda a comunidade, em direção a um futuro mais sustentável.


 

No âmbito do Concurso de Vídeo “Eu digo não ao sexismo”, dinamizado pela Plataforma Portuguesa pelos Direitos das Mulheres, pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e pela Rede das Bibliotecas, Escolares, decorreu ontem, dia 30 de março, em Lisboa, a cerimónia pública de entrega de prémios.

A nossa escola esteve em destaque, pois obteve o primeiro prémio, na categoria do Ensino Secundário, com o vídeo “Já não existe sexismo?” apresentado pelas alunas Laura Baltazar e Luísa Santos, do 11° E e orientado pela docente Anabela Pinto.

Na atribuição deste Prémio, o júri teve em conta o rigor do conteúdo, a qualidade e criatividade do projeto gráfico e o evidente recurso à Recomendação do Conselho da Europa Rec(2019) .

Não podíamos estar mais de acordo…

Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa, na mesma categoria, às alunas Eduarda Gouveia, Joana Melo e Marisa Rodrigues, do 11°E, também orientadas pela docente Anabela Pinto.

Na cerimónia usaram da palavra a Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Ana Sofia Fernandes, a Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, e a Coordenadora Nacional da Rede das Bibliotecas Escolares., Manuela Pragana Silva. Foi ainda apresentada uma mensagem do Conselho da Europa pela Chefe de Divisão Igualdade entre Mulheres e Homens, Caterina Bolognese.

A sessão de encerramento foi presidida  pelo Diretor-Geral da Educação, José Vitor Pedroso.

Ainda houve lugar para uma entrega de “pequenas lembranças” à docente orientadora dos vídeos e à Professora Bibliotecária.

Parabéns às nossas alunas  que nos enchem de orgulho!


 

Foi num clima de grande alegria e sensação de recuperação de liberdades perdidas, devido às circunstâncias impostas pela pandemia, que os alunos do 10º ano das turmas E e M tiveram a oportunidade de fazer uma visita de estudo a Belmonte e a Sortelha, no dia 11 de março. Integrada nos currículos da disciplina de História A e da História da Cultura e das Artes, foi possível observar, no local, os espaços que constituíam os antigos concelhos medievais e a arquitetura românica das igrejas, dos castelos e dos mosteiros. Os alunos percorreram as ruas do centro histórico de Belmonte, observaram os paços do concelho e o pelourinho, as ruas da antiga judiaria e visitaram o castelo, a Igreja de Santiago e o Panteão dos Cabrais, ouvindo atentamente todas as informações cuidadosamente preparadas pela guia. Visitaram ainda o antigo mosteiro de Nª Sra da Esperança, agora transformado em Pousada e, por fim, percorreram as calçadas da vila muralhada de Sortelha que parece ter parado no tempo.


 

Os alunos Constança Fernandes (12º A), Maria Branco Silva (11ºA) e Francisco Venâncio (12º D) participaram, como deputados, na sessão distrital do Parlamento dos Jovens. A aluna Eduarda Gouveia (11ºE) foi presidente da mesa da sessão distrital e é candidata à presidência da mesa da sessão nacional do Parlamento dos Jovens. Parabéns pelo desempenho!


 

 - EXAMES 2022 -  

♦ Calendário de exames

Calendário de exames Secundário - 1ª fase 

Calendário de exames Secundário - 2ª fase

Calendário de exames 3º ciclo - 1ª fase

Calendário de exames 3º ciclo - 2ª fase

♦ Informações-Prova - Exames

♦ Informação-Prova - Provas de aferição - 8º ano

Despacho Normativo n.º 7-A/2022: Determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2021-2022

♦ FAQ’S PIEPE - Plataforma de Inscrição eletrónica em Provas e Exames

♦ Manual de Instruções PIEPE 2021/2022

Nota: A plataforma estará aberta para as inscrições na 1.ª Fase dos exames nacionais, de 25 de março a 4 de abril de 2022

Norma 01/JNE/2022

Guia Geral de Exames 2022

♦ Guia para a realização de provas/exames por Alunos Praticantes Desportivos de Alto Rendimento 

♦ Guia para a realização das Provas de Aferição 2022

♦ Norma 02/JNE/2022     

Resumo Norma 02/JNE/2022     

♦ Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário  

♦ Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular

Modelo 09 - Requerimento para Consulta da Prova

♦ Modelo 10 - Requerimento para Retificação das Cotações

♦ Modelo 11 - Requerimento para Reapreciação de Prova

♦ Modelo 11- A - Alegação Justificativa da Reapreciação da Prova

♦ Modelo 14 - Requerimento para Reclamação da Prova

 Modelo 14 - A - Alegação Justificativa da Reclamação da Prova


 


 

Inscrição: https://forms.gle/snoKVfpLt6yn9eNU9


 


 

A turma B/E do 11º ano de Geografia A participou, por videoconferência, no dia 08 de março, entre as 13:15 e as 16:30, no WORKSHOP “Falando da Europa 2020/21 - Ambiente", organizado pelo Media Lab DN/JN, em parceria com a RBE. Esta atividade, que também ocupou as aulas de Filosofia e Português, para além de se focar na Política Ambiental Europeia, também envolve uma forte componente de Cidadania e Desenvolvimento uma vez que o tema central foi a divulgação da cooperativa de consumo "Fruta Feia". Esta cooperativa tem como objetivo principal canalizar essa parte da produção fruto-hortícola desperdiçada até aos consumidores que não julgam a qualidade pela aparência, lutando contra uma ineficiência de mercado, criando um movimento cívico que consiga alterar padrões de consumo e gerar um mercado para este tipo de fruta, combatendo tanto o desperdício alimentar como o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção (água, energia e terrenos agrícolas).

O WORKSHOP envolveu três escolas e três atividades práticas:

ATIVIDADE DE RÁDIO: Carolina Jacob, Joana Gomes, Martim Felizol; Rute Machado e Zelda Iva.
 

 
ATIVIDADE DE VÍDEO: Ana Bárbara Sena, Eduardo Henriques, João Lopes, João Milhano, Maria Duarte e Miguel Martins.
 
 
ATIVIDADE DE REDES SOCIAIS:
 
Rodrigo Raposo e Rui Alexandre: Notícia Digital || Publicação Twitter || Publicação Instagram
Maria Pombo, Maria João Lopes e Maria Leonor Martinho: Notícia Digital || Publicação Twitter || Publicação Instagram
Pedro Almeida, Pedro Sainhas e Ana Sena: Notícia Digital || Publicação Twitter || Publicação Instagram
Inês Marques, Rita Lança e Madalena Mesquita: Notícia Digital || Publicação Twitter || Publicação Instagram
 
Todas as notícias escritas pelos grupos de redes sociais podem ser consultadas em Jornal Digital Media Lab LIVE, e todas as publicações estão nas contas de Twitter Instagram do Media Lab JN ou nas contas de Twitter e Instagram do Media Lab DN. Para além disso, poderão acompanhar todos os conteúdos audiovisuais "Falando da Europa" no site do projeto e nos canais de youtube do Media Lab DN e Media Lab JN
 

Apesar do distanciamento físico que a pandemia exige, a proximidade emocional é um dos pilares fundamentais da intervenção social da Cerzir Afetos – IPSS da Boidobra. É com este espírito de missão que a Cerzir Afetos, em estreita parceria com a Escola Secundária Quintas das Palmeiras, se encontra a dinamizar a atividade "Conversas com Afetos". Através de uma intervenção completamente segura, respeitando as normas que a pandemia exige, a Cerzir Afetos disponibiliza aos idosos equipamento informático e apoio técnico, permitindo que desenvolvam um diálogo orientado com alunos e professores da referida escola. 

O balanço da atividade está a superar as melhores expetativas, tendo em conta a importância da companhia que os intervenientes fazem aos idosos que se encontram a viver sozinhos. Uma atividade onde os sorrisos são constantes, havendo espaço para os idosos falarem dos momentos mais marcantes das suas vidas, das suas preocupações, propiciando-se mesmo a troca de conselhos intergeracionais, numa interação recheada de respeito, carinho, admiração e curiosidade. Através de um clima informal e lúdico verifica-se que os ganhos proporcionados às duas gerações intervenientes são incomensuráveis, resultando também em aprendizagens significativas para os alunos que desenvolvem o seu sentido cívico, conhecem a evolução sociocultural da região e desenvolvem valores tendo como inspiração as histórias de vida dos idosos. 

 


 


 

 

Aviso de abertura 

- Lista de ordenação final   NOVO


- Aviso de abertura

Anulação de Concurso


 

O Grupo de Estágio de Educação Física da ESQP preparou um treino online com o intuito de promover a prática de atividade física e o gosto pela prática desportiva, proporcionando desta forma novas experiências à comunidade escolar.

A atividade será realizada no dia 17 de março de 2021 (quarta-feira), pelas 18 horas, com uma duração de 45 minutos, através da plataforma "Zoom".

Link da inscrição: https://forms.gle/WmMNhojHNe6uALoc6

Após a inscrição, será enviado via email o link para no dia aceder ao treino.


 

Já está em funcionamento a “Sala de Estudo E@D” da Escola Secundária Quinta das Palmeiras.

Neste espaço, os professores esclarecem dúvidas, orientam e ajudam os alunos na realização dos trabalhos escolares e na gestão do estudo.

Se és aluno desta Escola, podes aceder à “Sala de Estudo E@D” através do nosso site > "Plataformas" > "Sala de Estudo E@D”, clicando no horário disponível, no link da disciplina que pretendes. Deves preencher previamente um pequeno registo antes de entrares numa aula.  Serás recebido pelo professor disponível nesse horário/ disciplina que te dará resposta às tuas solicitações. 

Neste ambiente educativo, construtivo e enriquecedor contribuímos para o teu sucesso académico e educativo.

Vem ter connosco! Estamos à tua espera! Responsabiliza-te pela tua própria aprendizagem.

Sê proativo na construção do teu sucesso!


 


 


 


 


 


 


 


 


 

No passado dia 28 de fevereiro decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI o seminário transnacional "Volunteering as a chance to chance", no qual participaram Joana Ratado, Neuza Lopes e Henrique Marrocano, alunos do 11º ano da Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Os alunos transmitiram, em inglês, a sua experiência em atividades de voluntariado jovem, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento e do Projeto Ser + da Escola. Sublinharam ainda a importância da sua participação nestes projetos no desenvolvimento de competências pessoais e sociais e da promoção de uma cidadania interventiva, dinâmica e solidária. Parabéns aos alunos pela excelente prestação em representação da escola!


 

No dia 13 de março foi realizada a sessão distrital do Parlamento dos Jovens, a ESQP foi representada pelos alunos Anselmo Falorca, 12º C, Diogo Salvado, 11º D, Carolina Morais, 12º C, e Joana Vicente, 11º A. Esta sessão decorreu no Instituto Português do Desporto e da Juventude em Castelo Branco e estiveram representadas 16 escolas do distrito.


 


 





 


 


 


 


 

Hoje fomos ao anfiteatro das sessões solenes da UBI para o evento final do projecto "Make it Possible!", onde apresentamos os nossos projectos e, como era de esperar, os nossos alunos estiveram à altura do evento, Muitos parabéns a todos!


 


 

No dia 14 de março, assinalou-se o Dia do Pi. O grupo disciplinar de matemática quis associar-se a esta comemoração e organizou um almoço temático, em que os pratos da ementa estavam relacionados com formas geométricas e não só. No final da refeição cantaram-se os parabéns ao PI e, todos os alunos e professores presentes degustaram um pedaço do bolo de aniversário


 


 

 


 


 

Prazo de inscrição nos Exames Nacionais para os alunos do Ensino Secundário - 13 a 24 de fevereiro

Mais informações aqui


 


 

 

Como consultar as avaliações?

- No menu “Plataformas” aceder a “GIAE Online”;

- Colocar o nº de Utilizador e a Palavra-Passe do ALUNO (no primeiro acesso alterar a Palavra-Passe);

- Em "Meu Menu" aceder a “Avaliações”.

(Para recuperar os dados de acesso deve contactar os Serviços Administrativos da Escola)


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Palmeiras ConVida

Emissão na Rádio Cova da Beira 

Terças-feiras das 19h às 20h


PodCast Palmeiras ConVida

Ouvir aqui...

Registo

Receber Newsletter

Email *

Primeiro nome

Último nome
 

 

Copyright (c) Quinta das Palmeiras 2019. Reservados todos os direitos.