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Programas de Rádio


 

Palmeiras Impress Digital

Cursos Profissionais

Centro Pedagógico e Interpretativo

 

Alunos e professores da ESQP, orgulhosamente em representação do Geopark Estrela, no Encontro Jovem - Ação Climática nos Geoparques Portugueses, que decorreu no Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO - Proença-a-Nova, 22 e 23 de fevereiro de 2024.


 

Atividade com dois Quizizz sobre as regiões e rios de Portugal. Muitos dos alunos não têm um conhecimento profundo sobre o seu próprio país, pelo que foi uma oportunidade valiosa para despertar a sua  consciência geográfica. Foi gratificante perceber o seu empenho em aprender mais sobre Portugal. Foi ainda utilizado o código QR da aplicação SeTerra, proporcionando aos alunos, que mais uma vez se mostraram bastante motivados, uma abordagem interativa ao conhecimento geográfico.


 

Miguel Pacheco, estudante da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade da Beira Interior e membro do projeto "Os 230",  estará à conversa com os alunos de 12º ano da ESQP, na próxima 4ª feira dia 28 de fevereiro e na 6ª feira dia 8 de março, no auditório do CTE.
Esta iniciativa resulta de uma parceria do Projeto "OS 230" (um projeto de responsabilidade cívica independente, apartidário e sem fins lucrativos, que tem como objeto o desenvolvimento da literacia política e a promoção intervenção cívica dos jovens na vida política portuguesa), do Projeto "Política para futuros cidadãos" (um projeto de alunos para alunos da ESQP, que têm como objetivos a promoção de competências de cidadania e participação política nos jovens) e da Cidadania e Desenvolvimento.
Nestes dois momentos, Miguel Pacheco conversará com os alunos sobre o Funcionamento da Democracia Portuguesa e sobre Mecanismos de Participação Cívica, desafiando-os a perceber a importância de uma participação ativa para o fortalecimento da Democracia.

 

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Decorreu hoje na ESCM a segunda concentração de badminton no escalão de juvenis.
Os nossos alunos tiveram um comportamento e desempenho exemplar.
De salientar as atitudes de correção e desportivismo.
Destaque para: 1 lugar em equipas masculinas; 1 lugar singulares masculinos- André Antunes; 3 lugar - Rodrigo Martins ; 4 lugar- Martim Fernandes; 2 lugar em equipas femininas.

 


 


 

No dia 21 de fevereiro de 2024, os alunos do projeto Mindfulness Palmeiras, em colaboração com o projeto SER +, visitaram o Centro Social – Coutada com o objetivo de dinamizar uma sessão de Mindfulness para os idosos e para as crianças que frequentam este centro, foi um momento feliz para todos. O projeto Mindfulness Palmeiras visa promover os ODS, nomeadamente a Vida Saudável e a Redução das Desigualdades. Muito obrigada!


 

"Repensar o Mundo", 3ª temporada.
Com Laura Barão e João Vianna na apresentação e João Miguéns, José Bernardo e Luan Lopes na equipa técnica.
 
A rubrica do canal QTV Palmeiras, criada como um espaço de reflexão e debate sobre os problemas do mundo atual ou sobre questões que preocupam os jovens.
No programa 1, a entrevista a Bruno Ferreira da Costa, professor de Ciência Política na UBI, que sublinhou a importância do voto, como expressão de uma escolha livre e democrática para os representantes dos cidadãos nos órgãos de soberania, assim como a importância da informação e do espírito crítico para definirmos uma escolha consciente e responsável no momento de votar.
 

"Os Jovens e o Voto", com Bruno Ferreira da Costa, Professor de Ciência Política da UBI - uma excelente oportunidade de aprendizagem da cidadania e da participação política, para os jovens alunos, na ESQP.
 
Público-alvo: alunos do Ensino Secundário.
Dinamização: Projeto Politica para Futuros Cidadãos
Cidadania e Desenvolvimento
 

Na passada sexta-feira, dia 16/02/2024, a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, através do seu Diretor, João Paulo Mineiro, participou no Evento Regional Castelo Branco – Viseu “Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades”, na Universidade da Beira Interior. Este evento foi promovido pela DGE em estreita colaboração com os Centros de Competência TiC de Castelo Branco e Viseu e o CFAE da Beira Interior, e foi dirigido às Lideranças e às Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas. O tema apresentado foi por esta escola foi “O PADDE como elemento estrutural do Centro Pedagógico e Interpretativo”. Foi assim possível mostrar algumas das atividades pedagógica dinamizadas por esta estrutura, com a utilização direta do digital em exposições temáticas com os nossos professores e alunos.

 


 


 

Na próxima 5ª feira, dia 22 de fevereiro, pelas 10:00, a palestra "Os jovens e o voto", pelo professor da UBI, Bruno Ferreira da Costa, no auditório do CTE. Uma iniciativa do Projeto "Política para futuros Cidadãos", um projeto de alunos para alunos da ESQP, que procura despertar os jovens para a importância da participação política, numa democracia que se pretende saudável.


 

Aprender com inovação. Inovar para incluir. Professora Lídia Mineiro
Observador 15.02.2024
 

A arte torna-nos pessoas melhores e contribui para uma sociedade mais justa e harmoniosa:
- Somos mais criativos: Criamos coisas novas e usamos a imaginação.
- Temos mais autoconsciência: Entender melhor quem somos e o que queremos.
- Comunicamos melhor: Expressamos as nossas ideias e sentimentos.
- Trabalhamos em equipa: Colaboramos uns com os outros para alcançar objetivos comuns.
A arte transforma, amplia a visão, abrindo a mente para diferentes culturas e pontos de vista. Promove a empatia, permitindo sentir o que o outro sente. Aguça o senso crítico, incentivando a questionar o que nos é apresentado.


 

No dia 05 de fevereiro de 2024, a professora Maria Morais proferiu uma palestra, intitulada «Agora Escolhe», sobre a importância do autoconhecimento, tendo também apresentado alguns dos seus livros. A palestra foi dinamizada pela professora Dina Rodrigues, em colaboração com o projeto Mindfulness Palmeiras, e destinada aos alunos do ensino secundário. Os alunos do 11º D e do 12º A participaram com entusiasmo na palestra e foram acompanhados pelas professoras Mariluz Barata e Dina Rodrigues.


 

Os alunos do primeiro ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia realizaram ontem (8 de fevereiro) uma visita de estudo a Belmonte. Numa atividade conjunta das disciplinas de "História e Cultura das Artes" e "Técnicas de Multimédia", os alunos tiveram a oportunidade de conhecer in loco um pouco mais da história local, apreciar as diferentes influências culturais na arquitetura e arte assim como proceder à captação de muitas fotografias que servirão de base para trabalhos futuros. Uma manhã de aprendizagem e crescimento fora da sala de aula!


 

Inserida na semana dos Afetos, no dia 7 de fevereiro,  e no âmbito dos Projetos de Educação Educação Sexual e Cidadania e Desenvolvimento, alunos de 8º e 12º ano da nossa escola  assistiram, no Auditório da ANIL,  à representação da  peça de teatro “Deixem o sexo em paz”, da companhia “Maria Paulos”. 

Este exercício teatral, de uma forma divertida, chama a atenção para a importância de assuntos que ainda são tabu, alertando para a importância de uma sexualidade bem vivida por pessoas bem informadas sobre os riscos existentes e com uma atitude de liberdade que não pode excluir a responsabilidade.

Os temas aqui abordados serão, certamente, discutidos pelos professores de Cidadania, em sala de aula.

Os alunos estão de parabéns pela forma como souberam estar nesta atividade.


 

Política para futuros cidadãos é um projeto de alunos para alunos, na ESQP, que pretende incentivar a cidadania ativa e responsável e iniciar os jovens no interesse pela política, enquanto oportunidade de participação dos cidadãos na escolha dos órgãos de soberania.
 
 

No dia 7 de fevereiro decorreu na ESCM a segunda concentração de badminton no escalão de iniciados. Os nossos alunos tiveram um comportamento e desempenho exemplar. De salientar as atitudes de correção e desportivismo. Destaque para as vitórias: pares mistos - Matilde Barbeiro e David Antunes e pares femininos- Rita Silva e Bruna Oliveira.
 

No dia 2 de fevereiro, alunos do 10 º e 11º ano, acompanhados por quatro professores da equipa da Biblioteca Escolar, deslocaram-se a Vila Nova de Famalicão para visitar a exposição "MÁRIO CESARINY: EM TODAS AS RUAS TE ENCONTRO”, patente na Fundação Cupertino de Miranda, e a  Casa-Museu Camilo Castelo Branco.

No período da manhã, o grupo desfrutou de uma visita guiada à exposição de Mário Cesariny que reúne uma pequena mostra da herança cultural deixada pelo maior representante do surrealismo português.

 

Para além desta exposição, os alunos participaram, ainda, numa oficina de expressão plástica.

À tarde, foi feita uma visita  muito educativa e enriquecedora à Casa-Museu de Camilo. De salientar a excelência do trabalho dos dois guias, verdadeiros conhecedores da vida e obra do escritor, com um vasto conhecimento que torna a visita ainda mais interessante.

A Professora Bibliotecária
Albertina Leitão


 

Um grupo de alunos do 12.º ano visitou, no dia 1 de fevereiro, o Palácio Nacional de Mafra, conjunto arquitetónico barroco, formado por um Paço Real, uma Basílica e um Convento. Os alunos puderam admirar importantes coleções de escultura italiana, de pintura italiana e portuguesa, uma biblioteca única, bem como dois carrilhões e seis órgãos históricos. O programa da visita incluiu também uma representação de “Memorial do Convento”, de José Saramago, pela companhia “Éter”.


 



 

A equipa de badminton iniciados da nossa escola, participou ontem na primeira prova da modalidade. Todos os nossos alunos estão de parabéns pela atitude e resultados obtidos. 


 

A equipa de badminton juvenis da nossa escola, participou hoje na primeira prova da modalidade. Todos os nossos alunos estão de parabéns pela atitude e resultados obtidos. Destaque para a vitória da nossa equipa masculina e o 3 lugar obtido pelo Rodrigo Martins.


 

No passado dia 29 de janeiro os alunos do 11º ano visitaram o Centro de Ótica da Universidade da Beira Interior. Durante a visita às instalações, os alunos, conheceram o microscópio eletrónico de varrimento bem como as imagens obtidas através deste; executaram experiências sobre fenómenos óticos (reflexão, refração e difração) e puderam “construir” um microscópio doméstico.

A par das atividades desenvolvidas os alunos tiveram oportunidade de privar com investigadoras da área da Física, com uma vasta carreira científica.

A visita foi organizada pela professora Conceição Alves e pelo Núcleo de Estágio de Física e Química, tendo a colaboração dos professores Jesuíno Simões e Joaquim Nave.


 


 

O grupo equipa de badminton da nossa escola participou no dia 16 de fevereiro na competição distrital de juvenis. De salientar, a atitude francamente positiva de todos os nossos alunos, nos domínios da participação, FairPlay e desempenho. Parabéns ao nosso aluno Rodrigo Lourenço pela sua vitória. Obrigado a todos.


 

O grupo de recrutamento 330 - Inglês irá levar a cabo a segunda edição da atividade Speakers' Corner do presente ano letivo. Esta sessão irá decorrer no próximo dia 24 de fevereiro, sexta feira, pelas 17 horas no auditório do CTE.
 
Vimos, por este meio, convidar toda a nossa comunidade educativa para assistirem a comunicações realizadas pelos alunos da nossa escola, no âmbito da disciplina. 
 
Contamos com a vossa presença.
 


 

No dia 14 de fevereiro decorreu a competição distrital de badminton. A equipa da ESQP teve um comportamento exemplar em todos os sentidos. De destacar os 1º; 2º e 4º lugares obtidos na prova, que se realizou na ESFP.


 

No passado, dia 13 de fevereiro de 2023, realizou-se o corta-mato distrital, onde participaram alunos de muitas escolas do distrito de Castelo Branco. Todos os alunos da nossa escola tiveram um ótimo desempenho nas provas atribuídas, porque o mais importante é completar o percurso, e participar.

Em primeiro lugar realizaram-se as provas de todos os infantis A e de todos os infantis B, seguidamente as dos iniciados e, por último, as dos juvenis.

Todas as provas foram realizadas na máxima segurança possível, durante todo o percurso podíamos encontrar pessoas da organização que verificavam e auxiliavam se algum atleta ficava ferido ou com má disposição.

O percurso era bastante desafiante, muitas subidas, descidas e pontes também!

No final da prova houve a tão aguardada entrega de prémios, medalhas para o 1º, 2º e 3º lugar, de cada prova, assim como, participação na prova nacional.

Foi muito divertida e agradável esta nova experiência, espero que, tal como nós, todos os participantes se tenham divertido e queiram repetir.

 7ºC: Silvana da Silva, Inês Araújo e Matilde Barbeiro



 

No âmbito da disciplina de Vivências e Experiências em Cidadania e do Plano da Rede de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, decorrem nos dias 8 e 15 de fevereiro aulas interativas para os alunos do 12º ano, orientadas por professores do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política, integradas no Projeto U*NIGHT, acerca do tema Cidadania Europeia. Esta parceria visa promover atitudes de cidadania mais informadas, conscientes e participativas, valorizadoras dos princípios europeus de defesa da democracia, da liberdade e da justiça, num mundo onde crescem os extremismos e o desrespeito pelos direitos humanos.
 

Celebra-se hoje, 7 de fevereiro, a 20.ª edição do Dia da Internet Mais Segura.

Descobre muita informação sobre este tema no portal - internetsegura.pt

E nunca te esqueças das Regras Básicas da Internet Segura:

- Criar uma password forte (letras números e símbolos) e mudar de password de 6 em 6 meses!
- Nunca repetir passwords entre contas!
- Proteger a rede sem fios de internet lá de casa com password segura - nunca manter a de fábrica!
- Nunca divulgar informações sensíveis (nome completo, morada, rotinas e horários) a pessoas desconhecidas nas redes sociais!
- Não fazer compras em sites não certificados como seguros (HTTPS)


 

No dia 16 de janeiro, assinalou-se o “Dia do Serviço”, com uma homenagem a Martin Luther King. Fez-se o visionamento, em sala de aula, de um vídeo de sensibilização realizado pelos alunos do Clube Ubuntu e, posteriormente, as turmas, inspiradas no discurso “I have a dream…” escreveram o seu sonho, numa cartolina em forma de nuvem. Essas nuvens foram, posteriormente, colocadas em exposição no pátio exterior da escola.


 

Os alunos um, Afonso Guerra, dois, Alice Serra, quatro, Beatriz Silva, cinco, Clara Soares, sete, Francisco Bom Jesus, oito, Francisco Caninhas, nove, Helena Casteleira, dez, Henrique Terena, onze, Iara Costa, doze, Inês Teixeira, quinze, Letícia Gigante, dezasseis, Mafalda Mingote, dezassete, Maria Rita Carapito, dezoito, Mariana Tavares, dezanove, Matilde Garcia, vinte, Miguel Raposo, vinte e um, Nuno Pereira, vinte e dois, Pedro Espinho, vinte e três, Rita Félix, vinte e quatro, Salvador Silva, vinte e cinco, Simão Silva, vinte e sete, Sofia Fiadeiro e vinte e oito, Victória Gamboa, da turma E do 9ºano, participaram no desafio da educação olímpica para o 1º período do ano letivo 2021/2022, com a realização de trabalhos, seguida de apresentação e debate sobre o tema "Reconhecer os Direitos Humanos no desporto e através do desporto". Aos alunos participantes foram entregues certificados de participação e transmitidas as felicitações por parte dos organizadores do Programa de formação do Comité Olímpico de Portugal, “que promove o Olimpismo, os Jogos Olímpicos, o gosto pela prática desportiva e os hábitos de vida saudável, através dos Valores Olímpicos: EXCELÊNCIA, AMIZADE e RESPEITO”. 

(http://www.eduolimpica.comiteolimpicoportugal.pt)

A professora de Educação Física, Marta Torgal André


 

Eduarda Gouveia, 11º E, eleita presidente de mesa da sessão distrital do Parlamento dos Jovens. Muitos Parabéns!


 

A Escola Secundária Quinta das Palmeiras passará a integrar a Rede Nacional de Clubes Ciência Viva. No Âmbito desta Iniciativa, a candidatura submetida pela Escola foi aprovada na totalidade, tendo recebido avaliação máxima de 10 em todos os parâmetros. Será assim possível, nos próximos anos, desenvolver o conjunto das atividades propostas na referida candidatura, pelos docentes envolvidos (Grupos 510 e 520), que passam pela criação de Ateliers de Ciência, Visitas de Estudo, Formação de Docentes, Workshops, Exposições, entre muitas outras. Serão desenvolvidas em conjunto com as entidades parceiras, permitindo desta forma mobilizar o conhecimento e a partilha de experiências entre as diferentes entidades. Muitas das atividades propostas, para além do envolvimento dos alunos, visam envolver toda a Comunidade Educativa.


 

Fevereiro – mês dos afetos

Amar a natureza é amar cada um de nós!

O Clube de Ciências da nossa Escola, quis associar a Ciência, à celebração do Dia de São Valentim, tendo como principal objetivo a sensibilização de toda a comunidade escolar para a importância da preservação da natureza, para a valorização dos recursos naturais e boas práticas de educação ambiental.

Assim, dia 9 de fevereiro, o grupo de Biologia e Geologia dinamizou um workshop de reciclagem de papel, que decorreu entre as 15 e as 17 horas. Nesta iniciativa participaram, entusiasticamente, alunos do 7º ano, turmas A, B e D. Ao longo da tarde, foi produzida pasta de papel a partir de jornais e desperdícios de papel impresso. A pasta deu lugar a novas folhas que serão utilizadas para criar postais de São Valentim.

No dia 16 de fevereiro, entre as 15h e as 16h 30 min, decorrerá um novo workshop, no qual, iremos produzir sabonetes aromatizados. Nesse dia, também, serão concluídos os postais de São Valentim!

O Clube das Ciências convida os alunos do 3º Ciclo a participarem nestas aventuras laboratoriais!


 

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de 12º ano, decorrerão nos próximos dias 3, 4 e 5 de março, videoconferências alusivas ao tema "Literacia Financeira". 
Os alunos terão oportunidade de conversar com Maria Dinis Mineiro, ex-aluna da Escola Quinta das Palmeiras, licenciada em Gestão e especializada em Finanças, sobre Gestão Orçamental, Sistema Financeiro, Depósitos e Créditos, entre outras questões. 
A educação financeira é, cada vez mais, uma área sobre a qual é fundamental desenvolver conhecimentos e capacidades. A consciência e o conhecimento  são importantes para sustentar opções financeiras  individuais  mais criteriosas, habilitar para decisões refletidas e potenciar comportamentos mais responsáveis enquanto consumidor.
 
 

 

A Escola Secundária Quinta das Palmeira integra o Erasmus+, programa adotado pela União Europeia nos domínios da educação, da formação, da juventude (EFJ) e do desporto para o período 2014-2020. Este programa, que se enquadra na Estratégia Europa 2020 para fomentar o crescimento e o emprego e promover a igualdade e inclusão sociais, tem como objetivos: Promover oportunidades de aprendizagem no estrangeiro para indivíduos, dentro e fora da UE; Promover a inclusão social e bem-estar dos jovens; Desenvolver competências básicas e transversais: empreendedorismo, competências digitais e multilinguismo com pedagogias inovadoras; e Promover a inovação, o empreendedorismo e a empregabilidade. Mais informações aqui.

No âmbito das aulas de Cidadania e Desenvolvimento, a ESQP associou-se à iniciativa "Semana da Prevenção da Violência no namoro", numa parceria com a Coolabora e a Câmara Municipal da Covilhã.
Partindo da constatação de que a violência no namoro é um problema real e um preditor da violência doméstica, a participação no Desafio#1 - Desafio on-line síncrono - proporcionou aos nossos alunos do 9º e do 11º anos a oportunidade de refletir e debater esta problemática, desconstruindo mitos e preconceitos que ainda sobrevivem culturalmente, num debate rico e produtivo.


Este webinário insere-se na programação do IV Fórum Nacional para a Diversidade e Inclusão "Olhares sobre a diversidade e Inclusão", no âmbito da parceria da ESQP com a Coolabora no Projeto CUIDAdania - Cuidado e Cidadania na construção da Igualdade. Em representação da ESQP participará no webinário a professora Lídia Mineiro.

INSCRIÇÕES AQUI...


 

 

A “Sala de Estudo E@D” tem como finalidade promover o sucesso académico e educativo dos alunos, bem como o desenvolvimento e consequente responsabilização pela aprendizagem própria. É um local onde se pretende que exista um ambiente educativo, construtivo e enriquecedor.

Objetivos:

  • Esclarecer dúvidas sobre os conteúdos programáticos das diferentes áreas curriculares. 
  • Proporcionar orientação e apoio na realização de tarefas escolares propostas;
  • Acompanhar o estudo, ajudando a superar dificuldades e consolidando a aprendizagens;
  • Sugerir métodos e técnicas de organização no estudo;
  • Promover um papel ativo dos alunos na resolução dos seus problemas de aprendizagem e no esclarecimento de dúvidas;
  • Favorecer o desenvolvimento de atitudes e hábitos de trabalho autónomo ou em grupo;
  • Criar mecanismos de gestão dos diferentes ritmos de trabalho e de aprendizagem.

Este espaço é de utilização exclusiva aos alunos da Escola Quinta das Palmeiras

 Centro Multiaprendizagens - Sala de Estudo 

Regras de funcionamento: Depois de preencheres o registo de presença, clica no link "Entrar na sala...", no horário em baixo, na disciplina/hora pretendida, e aguarda que te seja dada autorização pelo professor.

Se a entrada demorar mais de 5min., volta a clicar no link de entrada na sala.

Para mais informações, contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 Horário Semanal / Disciplinas 

   2ª feira  3ª feira 4ª feira  5ª feira 

6ª feira

 8:20h-9.05h

HISTÓRIA

Entrar da sala de História

MATEMÁTICA 3º Ciclo

Entrar na sala de Matemática

PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

MATEMÁTICA 3º Ciclo

Entrar na sala de Matemática

PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

9.05h-9:50h 

FÍSICO-QUÍMICA 

Entrar na sala de Físico-Química

HISTÓRIA 

Entrar da sala de História

FÍSICO-QUÍMICA

Entrar na sala de Físico-Química

FÍSICO-QUÍMICA 

Entrar na sala de Físico-Química

PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

 10:00h-10:45h

FRANCÊS

Entrar na sala de Francês

 ECONOMIA

Entrar na sala de Economia

ESPANHOL 

Entrar na sala de Espanhol

INGLÊS 

Entrar na sala de Inglês

MATEMÁTICA Secund.

Entrar na sala de Matemática

 10:45h-11:30h

FRANCÊS

Entrar na sala de Francês

 FÍSICO-QUÍMICA

Entrar na sala de Físico-Química

ECONOMIA

Entrar na sala de Economia

PORTUGUÊS 

Entrar na sala de Português

 MATEMÁTICA Secund.

Entrar na sala de Matemática

11:40h-12:25h

PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

PORTUGUÊS 

Entrar na sala de Português

 MATEMÁTICA Secund.

Entrar na sala de Matemática

PORTUGUÊS 

Entrar na sala de Português

FRANCÊS 

Entrar na sala de Francês

12:25h-13:10h

PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

FRANCÊS

Entrar na sala de Francês

 MATEMÁTICA Secund.

Entrar na sala de Matemática

FÍSICO QUÍMICA

Entrar na sala de Físico-Química

FÍSICO QUÍMICA 

Entrar na sala de Físico-Química

           
           
15:00h-15:45h  PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

FRANCÊS 

Entrar na sala de Francês

  PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

15:45h-16:30h  PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

 PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

FRANCÊS 

Entrar na sala de Francês

ECONOMIA

Entrar na sala de Economia

  PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

16:40h-17:25h PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

PORTUGUÊS

Entrar na sala de Português

ECONOMIA

Entrar na sala de Economia

    


 

 
A equipa da escola Quinta das Palmeiras foi selecionada para a competição final da 8ª edição do CanSat Portugal.

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA). Esta iniciativa desafia os alunos do ensino secundário de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra. A competição CanSat dá aos estudantes a oportunidade de adquirirem experiência prática num projeto espacial de pequena escala.

A equipa SatBloom da nossa escola é constituída por 6 elementos de turmas de 12º ano: Afonso Gamboa, João Resende, José MAriano, Manuel Bettencourt, Mateus Aleixo e Sofia Campos.

A final está prevista para final de abril, se a situação pandémica o permitir, e será realizada em Ponte de Sor.


No âmbito do Ciclo de Comunicações Empreender no Turismo, dinamizado pelo grupo de Geografia, decorreu , no dia 12 de fevereiro, a comunicação "Da ideia ao Negócio. A empresa Izi Fun", destinada aos alunos do Curso de Animação em Turismo, com a participação do convidado André Oliveira, CEO da empresa Izi Fun. Nesta sessão, André Oliveira, fundador da empresa de animação turística Izi Fun, partilhou com os alunos o processo de criação de uma empresa de animação de turismo, as suas atividades e deixou muitos conselhos aos alunos sobre a atividade profissional. Destacou, essencialmente que, para além das competências técnicas, devemos privilegiar as competências humanas.


 


 


 

Ação Social Escolar (ASE) é uma medida de apoio que visa comparticipar algumas despesas escolares dos alunos pertencentes a famílias com mais baixos recursos, que frequentem o pré-escolar, os ensinos básico e secundário em escolas públicas e escolas particulares ou cooperativas em regime de contrato de associação, e escolas profissionais situadas em áreas geográficas não abrangidas pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), conforme o Despacho n.º 8452-A/2015, de 31 de julho.

Os objetivos da ASE são:

  • - Combater a exclusão social e o abandono escolar;
  • - Promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino, incluindo comparticipação económica destinada a material escolar, alimentação e visitas de estudo.

ASE contempla três escalões (AB e C), que são definidos de acordo com os escalões de abono de família, tendo como referência o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

 Quais os valores dos apoios?

A atribuição do escalão de ASE depende do valor de abono de família previamente definido, que, por sua vez, tem como referência o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), fixado em 509,26€ em 2024/2025. Simplificando, os três primeiros escalões do abono de família correspondem aos três escalões deste subsídio escolar: A, B e C.

  • - Escalão A - Escalão 1 do abono familiar;
  • - Escalão B - Escalão 2 do abono familiar;
  • - Escalão C - Escalão 3 do abono familiar.

 Tipologias de Apoios

  • - Na alimentação, os apoios variam entre 50 e 100%.
  • - Quanto ao material escolar (sebentas e outros materiais de apoio), a comparticipação pode variar de 8€ a 16€.
  • - Pode, ainda, haver lugar a subsídios relativos ao alojamento e ao transporte para o estabelecimento escolar nos Cursos Profissionais.
  • - Deixou de existir um valor de comparticipação para a aquisição de livros escolares, desde que, em 2019, o Governo lançou o programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares. O programa destina-se aos alunos matriculados em escolas públicas ou em estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, e aplica-se a todo o período de escolaridade obrigatória.
  • - Aos alunos da Educação Inclusiva é aplicado o escalão mais favorável, tendo estes, ainda, direito complementar na aquisição de ajudas técnicas e material tecnológico específico e indispensável para a sua aprendizagem, conforme previsto no Despacho n.º 8452-A/2015, de 31 de julho.

 Como posso aceder aos diversos apoios?

Alimentação:

Os alunos integrados nos escalões A e B da ASE beneficiam de uma comparticipação nas refeições nos refeitórios escolares.

  • - Escalão A: não pagam;
  • - Escalão B: 0,73€.

As refeições devem ser requisitadas até às 23h59 do dia anterior àquele em que serão consumidas, através do Portal GIAE, disponível no Portal da Escola, ou na reprografia e quiosques da Escola.

 Material Escolar

Os alunos integrados nos Escalões A e Bbeneficiam de um apoio anual, na aquisição de material escolar:

  • - Escalão A: 16,00€;
  • - Escalão B: 8,00€.

material escolar dever levantado na papelaria da Escolas. O Encarregado de Educação ou o aluno deve dirigir-se à papelaria, cumprindo o prazo estipulado, e escolher material escolar até perfazer o valor total da comparticipação a que tem direito.

O material pode ser levantado no prazo estipulado que será transmitido aos Pais e Encarregados de Educação. Alerta-se para a importância de cumprir o prazo definido.

 Visitas de Estudo

Os alunos integrados nos Escalões A e Bbeneficiam de um apoio anual para visitas de estudo:

  • - Escalão A: 20,00€;
  • - Escalão B: 10,00€.

O valor é comparticipado na(s) primeira(s) vista(s) de estudo que realize no ano letivo.

 Bolsas de Mérito

Os alunos matriculados nas ofertas de ensino de nível secundário podem candidatar-se à atribuição de bolsas de mérito, nos termos do Despacho n.º 8452-A/2015, de 31 de julho, com as alterações introduzidas pelo Despacho n.º 5296/2017, de 16 de junho.

Neste âmbito, informamos o seguinte:

1. A candidatura à bolsa de mérito é apresentada, pelo encarregado de educação, ou pelo aluno que já seja maior de idade, entre o início do ano letivo e o dia 30 de setembro, mediante requerimento, acompanhado dos documentos que comprovem que o(a) aluno(a) tem direito aos apoios da Ação Social Escolar, nos termos do artigo 11.º; e que tenha obtido no ano letivo anterior classificação que revele mérito, isto é, a obtenção da seguinte classificação média anual, com aprovação em todas as disciplinas, ou módulos, do plano curricular, nos termos do n.º 2 do artigo 14.º, ambos do referido diploma legal:

a) Ofertas formativas com classificações de 1 a 5 – classificação igual ou superior a 4, arredondada às unidades;
b) Ofertas formativas com classificações de 0 a 20 – classificação igual ou superior a 14 valores, arredondada às unidades;

2. A comunicação à DGEstE das bolsas de mérito atribuídas deverá ser efetuada até ao dia 15 de outubro, com o registo das candidaturas na aplicação REVVASE;

3. Atribuição e pagamento da bolsa de mérito, nos termos dos n.ºs 1 e 4 do artigo 14.º do supradito Despacho:

a) A atribuição da bolsa de mérito é objeto de decisão expressa do diretor da escola;
b) O montante das bolsas de mérito é determinado a partir do valor correspondente a 2 vezes e meia do indexante dos apoios sociais (IAS), em vigor no início do ano letivo. Para o próximo ano letivo, o valor anual da bolsa de mérito é de € 1.201,08, nos termos da Portaria n.º 298/2022, de 16 de dezembro;
c) A bolsa de mérito é anualmente processada em três prestações, a escalonar nas seguintes condições:

I.   40% (€ 480,43) durante o 1.º período letivo;
II.  30% (€ 360,32) no 2º período letivo.
III. 30%(€ 360,32) no 3º período letivo.

Enquadramento Legal da Ação Social Escolar

Os despacho n.º 8452-A/2015 de 31-07-2015 e o despacho n.º 7255/2018 de 31-07-2018, regulam as condições de aplicação das medidas de ação social escolar, da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência e dos municípios.

Portaria n.º 268-A/2012, de 31 de agosto

Alteração das condições de atribuição do Passe Social

Despacho n.º 18987/2009, de 17 de agosto

Regula as condições de aplicação, a partir do ano letivo de 2009/10, das medidas de ação social escolar, da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência e dos Municípios.

Decreto-lei n.º 55/2009, de 02 de março

Estabelece o regime jurídico aplicável à atribuição e ao funcionamento dos apoios no âmbito da Ação Social Escolar. 

Decreto-Lei n.º 299/84, de 05 de setembro

Regime de Transferência para os municípios de competências em matéria de organização, financiamento e controle de funcionamento dos transportes escolares.

 

LINKS:

https://www.facebook.com/pensadiferenteviveodesporto/

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzuEl4ll2VZy_2EC2vLR_ysJaymZ54YzwXC7z0hBPsjPfuyg/viewform


 


 

 - EXAMES 2020 - 

 

MODELO 09 - REQUERIMENTO PARA CONSULTA DA PROVA   

MODELO 10 - REQUERIMENTO PARA RETIFICAÇÃO DAS COTAÇÕES  

MODELO 11 - REQUERIMENTO PARA REAPRECIAÇÃO DE PROVA  

MODELO 11-A - ALEGAÇÃO JUSTIFICATIVA DE REAPRECIAÇÃO DE PROVA  

MODELO 0134 - INSCRIÇÃO 2.ª FASE 

 Calendário de Exames 2020 - 2ª Fase - Secundário 

 ______________________

♦ Guia Geral de Exames 2020 

♦ Pedido de atribuição da senha necessária para se candidatar ao ensino superior público

♦ Norma 02/JNE/2020  

Resumo da Norma 02/JNE/2020  

 ______________________

INFORMAÇÃO-PROVA - EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

3º CICLO

. 10 - Ciências Naturais

. 11 - Físico - Química

. 14 - Educação Visual

. 15 - Espanhol (Escrita)

. 15 - Espanhol (Oral)

. 16 - Francês

. 18 - Geografia

. 19 - História

. 21 - Inglês

. 26 - Educação Física

. 91 / 81 - Português

. 92 - Matemática

______________________

SECUNDÁRIO

. 302 - Biologia

. 311 - Educação Física

. 312 - Economia

. 315 - Física

. 319 - Geografia C

. 340 - Psicologia B

. 342 - Química

. 375 - Espanhol (Escrita)

. 375 - Espanhol (Oral)

 ______________________

 

INFORMAÇÃO:  Novo prazo de inscrição para as provas e exames dos ensinos secundário: até ao dia 11 de maio.

Orientações para o processo de inscrição nas provas e exames do ensino secundário

FAQ’s - Perguntas Frequentes sobre exames 

Transição entre os regimes previstos no Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho e Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho  

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO NOS EXAMES:

1ª OPÇÃO - Os alunos, ou os seus encarregados de educação, descarregam, preenchem e enviam o boletim de inscrição (modelo EMEC), devidamente preenchido, para o correio eletrónico da secretaria da escola:

- Boletim de inscrição disponível aqui

Instruções de preenchimento

Lista de Códigos - Exames Finais e Provas Equivalência Frequência - Secundário

Como editar o PDF? Devem descarregar o ficheiro, abrir com o Acrobat Reader DC e, na coluna lateral do lado direito, escolher a opção "Preencher e assinar".

- E-mail da secretaria: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

2ª OPÇÃO - No caso de já disporem do boletim EMEC em papel, poderão, em alternativa ao procedimento descrito na opção 1, proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio para o e-mail da secretaria acima indicado.

- Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio eletrónico entregam o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC) preenchido e assinado pelo encarregado de educação ou aluno, quando maior, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.

 


 

 - EXAMES 2021 - 

 

♦ Calendário de exames retificado 

 Informação-Prova Geral  

Informação-Prova Geral  - Adenda - junho 2021 

Provas de avaliação externa 2021 - Informação Complementar 

♦ Calendário de exames - Declaração de Retificação n.º 208/2021

 Regulamento de exames 2021

 Guia geral de exames 2021

♦ Norma 01/JNE/2021 

♦ Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames – JNE 2021 

Manual de Instruções - PIEPE (Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames) 

♦ FAQ'S - PIEPE - Inscrições 2021    

♦ PIEPE - Vídeos explicativos   

♦ Norma 02/JNE/2021

 Calculadoras - Orientações

Calculadoras - Lista exemplificativa não exaustiva

♦ Resumo da Norma 02/JNE/2021

 Lei n.º 31-A2021- Permite a realização de exames nacionais de melhoria de nota no ensino secundário e estabelece um processo de inscrição extraordinário, alterando o Decreto -Lei n.º 10 - B/2021, de 4 de fevereiro    

 Processo extraordinário de inscrição em exame    

 Despacho Normativo n.º 14-A/2021 - Procede à regulamentação da realização de exames finais nacionais para melhoria de nota da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior e à definição do respetivo processo extraordinário de inscrição.    

♦ Calendário de Exames - 3º Ciclo - 1ª FASE - 2021    

♦ Calendário de Exames - 3º Ciclo - 2ª FASE - 2021 

♦ Calendário de Exames - Secundário - 1ª FASE - 2021    

♦ Calendário de Exames - Secundário - 2ª FASE - 2021    

MODELOS EDITÁVEIS PARA CONSULTA E REAPRECIAÇÃO DE PROVA 

Modelo 09 - Requerimento para Consulta da Prova

Modelo 10 - Requerimento para Retificação das Cotações

Modelo 11 - Requerimento para Reapreciação de Prova

Modelo 11-A - Alegação Justificativa da Reapreciação da Prova


 


 

No próximo dia 28 de fevereiro três dos nossos alunos do 11º ano - Joana Ratado, Neuza Lopes e Henrique Marrocano - participam no seminário "Volunteering as Chance to Change", que decorrerá na UBI, no âmbito de Projetos Promotores da Cidadania implementados na nossa escola. Estão convidados para participar, basta increverem-se aqui.


 


 

No dia 7 de fevereiro de 2019 realizou-se, no auditório do CTE, a conferência “Macau e o Sudeste Asiático - o olhar de uma covilhanense na Ásia”, dinamizada pelo grupo disciplinar de Geografia. Foi oradora a jornalista Marta Pereira, jornalista na TDM Macau e Presidente fundadora da Associação SOMOS!, uma plataforma de comunicação entre os países de Língua Portuguesa. Foram envolvidos cerca de 80 alunos, duas turmas de nono ano (9º A e D) e uma de oitavo ano (8º E). Esta atividade está inserida no plano de atividades do grupo/departamento disciplinar, no âmbito do tema "Contrastes de Desenvolvimento", no nono ano, e "Distribuição da População Mundial", no oitavo ano. A temática abordada também se insere no DAC (Domínio de Autonomia Curricular) “Interculturalidades, Ontem e Hoje”, desenvolvido com as turmas de oitavo ano, articulado entre a área de Cidadania e Desenvolvimento, a disciplina de Português e a Biblioteca Escolar. Durante 90 minutos viajámos pela Ásia, os seus hábitos, costumes, religiões, entre outras curiosidades que enriqueceram o nosso final da manhã.

Os Professores da disciplina de Geografia


 


 


 


 


 

No âmbito do Plano Anual de Atividades do Grupo Disciplinar de Francês, comemorou-se, no dia 6 de fevereiro, "La Chandeleur".
"Qui mange des crêpes quand la Chandeleur est arrivée, est sûr d'avoir argent pendant l'année."
Assim, os alunos que frequentam o Clube de Francês, orientados pela assistente de língua Audrey Plaisir, cumpriram, com entusiasmo, a tradição e confecionaram saborosos crepes acompanhados com Nutella, mel ou açúcar e canela.
Graças à generosa colaboração do Intermarché da Covilhã, a comunidade educativa teve, ainda, a oportunidade de degustar alguns queijos franceses e comer outras guloseimas.
A música, a língua e a cultura francesa estiveram presentes e proporcionaram uma manhã divertida.


 

Notícia no ubinforma aqui...


 

Usar o código QR ou o seguinte link para inscrição:

 

Em atualização... 


 


 


 


 

No âmbito do Plano Anual de Atividades do Grupo Disciplinar de Francês, comemorou-se, no dia 2 de fevereiro, "La Chandeleur" (do latim candelaria- candeia). Esta tradição francesa acontece 40 dias depois do Natal e a sua origem remonta à Antiguidade Romana. A partir do século XIV, esta festa fica associada à Purificação e a Nossa Senhora das Candeias. Atualmente, a tradição é, neste dia, confecionar e comer crepes para que haja prosperidade e abundância durante todo o ano. "A la Chandeleur il faut manger la soupe dorée pour avoir de l'argent toute l'année". Assim, os alunos de Francês cumpriram, com entusiasmo, a tradição e confecionaram saborosos crepes acompanhados com chantilly, Nutella, compota ou açúcar. Graças à colaboração do Intermarché da Covilhã, a comunidade educativa teve, ainda, a oportunidade de degustar alguns queijos franceses e comer outras guloseimas. Esta atividade permitiu conhecer um pouco mais a França, a sua língua e a sua cultura.


 


 


 




 


 


 


 

Mais uma atividade Twist EDP da equipa Palmeirinhas relativa ao 2º Período.

O tema é a “Eficiência Energética”, um tema do interesse de todos. A Equipa apela ao apoio de toda a Comunidade Educativa. É importante lerem, subscreverem e partilharem o Puzzle da Eficiência submetido pelos Palmeirinhas.
O Link da atividade é o seguinte: http://twist.edp.pt/actions/form_puzzle.php?grupo=197
Obrigado mais uma vez a todos pelo apoio que têm prestado.
Nota: Podem aderir ao grupo no facebook: Twist 2015 – Palmeirinhas
O Grupo conta já com cerca de 1500 membros mas espera aumentar muito mais, contamos convosco.


 


 

Despacho nº15747-A/2014 determina a aplicação do teste Preliminary English Test (PET) em todos os estabelecimentos do ensino público, particular e cooperativo, com caráter obrigatório para os alunos a frequentar o 9º ano de escolaridade, sendo facultativo para os restantes (idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos).

Síntese informativa:

De 3 a 22 de fevereiro de 2015

- Inscrição para a emissão do certificado (alunos de 9º ano)

- Inscrição nos testes de inglês para os alunos dos restantes anos.

A inscrição deve ser efetuada pelos encarregados de educação na plataforma eletrónica em www.preliminaryenglishtest.iave.pt

 

6 de maio de 2015 (14 horas)

Componente escrita do teste

De 7 de abril a 5 de maio

Componente oral  

O calendário das sessões da componente oral serão oportunamente divulgadas.

Para mais informações

  1. iave.pt (Sitio do IAVE)

http://preliminaryenglishtest.iave.pt/np4/home (Cambridge English for Schools – Portugal - PET)

 

Informações mais detalhadas:

 

Alunos e pais devem consultar as informações em:

 http://preliminaryenglishtest.iave.pt/np4/home

À semelhança do que se verificou no ano passado, o Ministério da Educação determinou a aplicação de um teste com caráter obrigatório para todos os alunos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Este teste é da responsabilidade do Cambridge English Language Assessment, entidade da Universidade de Cambridge responsável pelo desenvolvimento de instrumentos de avaliação no domínio da língua inglesa.

A realização desta prova é, no entanto, facultativa para os restantes alunos, entre os 11 e os 18 anos, correspondendo ao universo dos alunos entre os 6º e o 12º anos. A informação relativa à presente circular poderá ser consultada em http://iave.pt/np4/home, mais especificamente no link Cambridge English for Schools Portugal (na barra lateral do website do Instituto de Avaliação Educativa, do Ministério da Educação). A publicação do Despacho 15745-A/14, publicado no dia 30 de dezembro de 2014, determina a aplicação deste teste, o Preliminary English Test (PET) for Schools .

Este teste integra obrigatoriamente a compreensão da leitura e da expressão escrita, a compreensão oral e a produção oral, cuja avaliação é feita em dois momentos. O nível deste teste é diferente do teste realizado no ano anterior, sendo que o objetivo este ano remete para o nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas — QECR, enquanto que no ano passado o nível do exame KET correspondia a A2 (para mais informações consultar http://keyforschools.iave.pt/pdf/KfS_IAVE_dez2013_VF.pdf)

Assim, nos termos do disposto no Despacho n.º 11838-A/2013, determina-se que, para o ano letivo 2014 -2015:

1 —será aplicado em todos os estabelecimentos do ensino público, particular e cooperativo, com caráter obrigatório para o 9º ano, o teste Preliminary English Test (PET) de Cambridge English Language Assessment da Universidade de Cambridge;

2 — O teste realizar-se-á nas seguintes datas:

a) Componente escrita, no dia 6 de maio de 2015, às 14 horas
b) Componente oral, em sessões a agendar pelos estabelecimentos de ensino, entre os dias 7 de abril e 5 de maio de 2015.

A aplicação do teste permite igualmente, a título opcional para os alunos a frequentarem o 9º ano, a obtenção de uma certificação de proficiência linguística, reconhecida internacionalmente, e emitida pelo Cambridge English Language Assessment. A certificação é obrigatória para todos os outros alunos, que verificam as condições de aplicação do teste. Em todos os casos, a certificação é sujeita a pagamento.

 


 


 


 

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