Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Instagram

Cursos Profissionais

Palmeiras Impress Digital

Centro Pedagógico e Interpretativo

 

GIAE Online

 

 


 

Programas de Rádio


 

Nos dias 26 e 27 de abril, a nossa equipa de badminton, que foi campeã distrital de Castelo Branco, disputou o campeonato da região centro com as escolas de Viseu, Aveiro, Leiria, Coimbra e Guarda. A participação foi muito positiva em todos os aspetos. A equipa alcançou o 5 lugar da região centro. Parabéns a todos.


 

A Química é vista, pelos alunos, como uma disciplina complexa e  abstrata, e por isso suporta-se no trabalho experimental para aproximar os alunos do laboratório e desmistificar medos e dúvidas. 
No dia 29 de abril os alunos do 11ºA foram até ao Departamento de Química da UBI realizar a atividade laboratorial Titulação ácido-base. Desta forma, proporcionou-se uma experiência única e o contacto com professores/investigadores académicos, fazendo com que abandonem a postura passiva, de espera por respostas, e intervenham na atividade, percebendo que os problemas de Química não são mais do que questões do quotidiano. No decorrer da visita tiveram, ainda, a oportunidade de visitar a unidade de investigação FibEnTech - Fiber Materials and Environmental Technologies. 
A visita foi organizada pelo núcleo de estágio de Física e Química, sob a orientação da professora Conceição Alves e com a colaboração do professor Joaquim Nave.
 

A nossa Escola vê, mais uma vez, alunos apurados para a fase final das Olimpíadas da Língua Portuguesa…

É com imenso orgulho que informamos que os nossos alunos Bruna Oliveira , 8º A, e João Bernardo Martins, 10º A,  foram  apurados para a terceira e última fase deste concurso, que decorrerá nos dias 17 e 18 de maio, em Aveiro.

Que orgulho, Bruna e João Bernardo!!

Estamos  “a torcer” por vocês.


 

A nossa aluna Mafalda Duarte, do 7º A, obteve o 1º lugar no Concurso “Uma Aventura Literária” - modalidade “Teatro na Rádio” - 3º ciclo, com a leitura dramatizada de um excerto da obra “Uma aventura no Supermercado”.

Parabéns, Mafalda, e… boas leituras!!!


 

Nos passados dias 20, 21 e 22 de março tivemos a oportunidade de continuar o projeto “Edxprimentar“, o qual iniciámos no ano passado, com a Coolabora, a Associação Casa Velha e a Fundação Gonçalo da Silveira.

Na edição de 2023 debatemos temas essenciais para a Cidadania e para o nosso papel na sociedade atual, além de conhecermos mais sobre a Casa Velha e a sua história.

Este ano, as atividades desenvolvidas foram ainda mais práticas, o que nos possibilitou aprofundar a nossa criatividade e deixar uma marca no local que nos acolheu. A Casa Velha, em Ourém, possui uma longa história com ativistas e outras pessoas que sempre demonstraram a sua preocupação com a Natureza, Cidadania e desenvolvimento pessoal, o que nos tem permitido a conhecer novas pessoas, com diferentes experiências de vida. Deste modo, além das atividades práticas que nos possibilitaram aprendizagens para a vida, também ganhámos amigos com os quais sabemos que podemos sempre contar, sejam professores, voluntários ou alunos de outras escolas do país.

Texto: Laura Barão e Leonor Ambrósio

Alunos participantes: Andreia Correia, Erika Monteiro, Maria Clara Macedo, Maria Cruz, Matilde Quelhas, Laura Barão, Leonor Ambrósio e Lucas Saraiva

Professor: Jorge Carecho


 

Vídeo aqui...


 

No âmbito do Projeto "Práticas de Educação Inclusiva na Europa", os docentes Célia Prata, Francisco Fernandes e Luís Freire e as técnicas Raquel Crespo, Daniela Coelho e Diana Jarmelo deslocaram-se a Londres para conhecer a Hazeley Academy.
 
Esta foi uma visita bastante rica pois permitiu conhecer a realidade do sistema de ensino no Reino Unido bem como apreciar a cultura desta cidade.
 
Pode ler a notícia na integra aqui.


No sábado, dia 20 de abril, realizaram-se, na UBI, as provas correspondentes à etapa regional das Olimpíadas da Física 2024, escalões A (3.º Ciclo) e B (Secundário) e a nossa escola esteve muito bem representada nos dois escalões.

As alunas Inês Pereira, Inês Teixeira e Margarida Falorca, em equipa, realizaram as provas referentes ao Escalão A, já os alunos Henrique Noronha, Inês Figueiró e Tiago Paiva que realizaram, individualmente, as provas referentes ao escalão B. 

A acompanhar, de perto, estes nossos alunos esteve a professora de Físico-Química, Gabriela Gonçalves.

Depois de almoço, enquanto aguardavam a divulgação de resultados, os alunos e a professora acompanharam participantes de outras escolas numa caminhada, com o intuito de mostrar/ descobrir algumas das obras de arte urbana da nossa cidade.

Na cerimónia de entrega de prémios, as alunas Inês Pereira, Inês Teixeira e Margarida Falorca foram distinguidas com a Medalha de Prata, correspondente a um meritório 2.º lugar, no entanto, infelizmente, não seguem para a fase Final, uma vez que, ao contrário de Lisboa, Porto e Coimbra, que apuram as três equipas melhor classificadas, na Covilhã apenas a equipa distinguida com medalha de ouro é apurada.

Todos os alunos estão, naturalmente, de parabéns, não só pelo resultado obtido, mas também pela participação e, sobretudo, pelo esforço/dedicação adicional que esta iniciativa implicou.

A professora de Físico-Química, Gabriela Gonçalves


 

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais realizou, no dia 18 de abril de 2024, uma visita de estudo, com os alunos de 7º ano, às grutas de Mira de Aire (Porto de Mós) e ao monumento natural da “Pedreira do Galinha” (Ourém).

Esta visita proporcionou, aos alunos, uma viagem no tempo e no espaço, convidando-os a explorar paisagens geológicas e a aspetos geomorfológicos inexistentes na nossa região.

A iniciativa contribuiu para a descoberta e compreensão de conceitos e processos das aprendizagens essenciais da disciplina.


 

No passado dia 22 de abril, o núcleo de estágio de Educação Física realizou uma palestra sobre a nutrição e o treino desportivo. Nesta atividade foi abordada a importância de uma boa nutrição para o bom desenvolvimento de um atleta, como também, a importância do exercício físico e dos métodos e meios de treino adequados ao estilo de vida.
 
Esta atividade contou com dois palestrantes, o professor Paulo Pedroso - Coordenador Técnico e Personal Trainer no City Gym Covilhã - e também da doutora Regina Afonso - Nutricionista na ULS Cova da Beira. Um agradecimento especial aos dois, pois sem eles esta atividade não seria possível.
 
Agradecer também ao Gabinete do Diretor, na sua pessoa Vice-Diretor Jorge Pombo, pela sua presença e pela abertura da sessão. Por fim, e não menos importante, agradecer ao professor Nuno Rodrigues e à professora Maria Nunes por toda a ajuda que nos deram para a realização desta atividade, ao professor António Vicente pela sua presença e também à professora Dina pela sua disponibilidade.
 

No dia 27 de março, a maioria dos alunos do 8.º ano da escola  visitaram a "Fábrica" - Centro de Ciência Viva e às Salinas de Aveiro. A visita foi dinamizada pelos professores das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química e Geografia, que lecionam este ano de escolaridade e teve como principal objetivo a interligação entre os conteúdos abordados na sala de aula e as observações efetuadas em contexto real.

Na Fábrica os alunos realizaram atividades práticas relacionadas com a exploração do tipo de seres vivos presentes nos sedimentos marinhos, a confeção de  pão e a construção de um holograma 3D. Também realizaram um "workshop" relacionado com o fabrico de brinquedos óticos. Nas Salinas os alunos tomaram contacto com o modo de funcionamento desse ecossistema, tendo sido abordado as características físicas de toda a estrutura e o processo de obtenção de sal marinho. 

Apesar do dia ter sido ventoso, os alunos puderam efetuar uma pequena caminhada ao largo da Ria de Aveiro, observar moliceiros e comprar sal marinho! Sem sombra para dúvidas, foi um dia enriquecedor!


 

Alunos das turmas do Curso Profissional de Receção Hoteleira nos Passadiços do Mondego (Programa Educativo do Geopark Estrela, na disciplina de Empreendedorismo e Negócio).
 

 
 
 

No dia 22 de abril, das 10h às 11:30h, o núcleo de estágio de Educação Física, junte-se a nós para uma palestra imperdível com os oradores Dra. Regina Afonso e Professor Paulo Pedroso.
"Treine melhor, alimente-se melhor" é o mote desta palestra, onde vamos explorar os métodos e meios de treino ideais para o seu desenvolvimento físico, em harmonia com uma alimentação equilibrada.
Aprenda a cuidar da intensidade e duração do esforço, enquanto respeita os princípios básicos do treino, adaptados ao seu estilo de vida.
Prepare-se para desvendar os segredos de uma vida mais ativa e saudável.


 

As alunas Inês Gomes, Inês Pereira e Margarida Falorca, no passado sábado, 13 de abril, deslocaram-se à UBI, onde participaram nas Olimpíadas da Química Júnior, promovidas pela Sociedade Portuguesa de Química.
 
As alunas foram acompanhadas pela professora de Físico-Química, Gabriela Gonçalves, e, apesar de não terem sido apuradas para a fase final, estão, naturalmente, de parabéns, não só pela participação, mas também pelo esforço/ dedicação adicional que esta iniciativa implicou.
 
Depois de almoço, enquanto se aguardava a divulgação de resultados, as alunas e a professora acompanharam participantes de outras escolas numa caminhada, com o intuito de mostrar/ descobrir algumas das obras de arte urbana da nossa cidade.
 

 

No âmbito do Programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, a ESQP foi uma das 7 escolas selecionadas, a nível nacional, para receber, no dia 12 de abril, uma conferência sobre a União Europeia, organizada pela CMTV para o programa «Europa Viva», apresentado pelo jornalista João Ferreira. A Eurodeputada Margarida Marques e a Prof.ª Doutora Aline Beuvink, da Universidade Autónoma de Lisboa, responderam às perguntas dos alunos das turmas B e C, do 11º ano, e da turma E, do 12º ano. O interesse, o empenho e o entusiasmo dos alunos foram exemplares - «Europa Viva!».




 


 

A nossa equipa de badminton no escalão de juvenis sagrou-se esta tarde campeã distrital. A nossa equipa irá disputar o campeonato da região centro em representação do distrito de Castelo Branco. Parabéns a todos!!!
Prof. Nuno Rodrigues 








 




 




 

No passado dia 20 de março, 130 alunos de 12º ano da nossa escola tiveram oportunidade de visitar a Futurália, a maior feira de ofertas de formação e empregabilidade do país. Esta visita proporciona aos alunos um leque de ofertas que lhes permite definir a sua escolha de forma mais consciente e informada.
Prof. Lídia Mineiro
Cidadania e Desenvolvimento

 

O Núcleo de Estágio de Educação Física, celebra o dia da criatividade e inovação da melhor maneira. Vamos receber a Associação de Matraquilhos e Futebol de Mesa na nossa escola assim como o Personal Trainer Paulo Pedroso do City gym, para proporcionar uma manhã diferente aos nossos alunos! 


 

No dia 21 de abril, a aluna  Maria Branco, do 12º A, foi eleita vice-presidente da mesa da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. A aluna representou com excelência o círculo de Castelo Branco, respondeu de forma exemplar às perguntas feitas pela equipa da Assembleia da República e foi eleita de entre os candidatos dos 19 círculos eleitorais do país. A Sessão Nacional está prevista para 29 e 30 de maio na Assembleia da República. Muitos Parabéns Maria!

 


 

O aluno Martim Vicente obteve a medalha de bronze na etapa regional das Olimpíadas de Física 2023, que decorreu no dia 22 de abril, na UBI, obtendo assim o passaporte para participar na fase nacional.
A Escola felicita o Martim pelo excelente resultado, bem como, pelo empenho e responsabilidade que colocou na sua preparação para a prova. O trabalho compensa e os resultados surgem. Parabéns, Martim.
 
 


 

No dia 19 de abril, o professor Miguel Cardoso esteve na ESQP para falar sobre o Parlamento Europeu e partilhar a sua experiência enquanto Assistente Parlamentar Acreditado no Parlamento Europeu, entre 2014 e 2019. Na sessão estiveram presentes alunos das diferentes turmas do Ensino Secundário, a aluna Mafalda Mingote, do 10º D, apresentou o nosso convidado. Os alunos foram participativos e manifestaram grande interesse. Esta sessão decorreu no âmbito do Parlamento dos Jovens, do programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e em articulação com a Biblioteca Escolar.

 


 

No dia Mundial da Voz, assinalado no dia 16 de abril, o Coliseu do Porto recebeu a final do TOP – Torneio de Oratória Português, o maior desafio de oratória realizado em Portugal.

A Associação Portuguesa de Oratória - TOP TALKS realizou este ano diversos workshops “Falar em Público” junto das escolas aderentes do ensino público português e ministrou formação a mais de 400 estudantes entre os 14 e os 16 anos de idade.

A nossa escola participou neste primeiro Torneio de Oratória, tendo sido selecionada para a Grande Final a Mafalda Mingote, do 10º ano, turma D.

Estiveram em palco 12 alunos finalistas oriundos dos concelhos de Arganil, Braga, Coimbra, Covilhã,  Figueira da Foz, Lisboa, Marco de Canaveses, Matosinhos Portimão, Tábua, Tomar e Vila Nova de Gaia.

A Mafalda teve uma prestação excelente! Durante cerca de 3 minutos apresentou em público, de uma forma brilhante, o tema que lhe foi proposto- ser feminista.

No final, foi muito aplaudida por todo o auditório.

O evento contou com a participação da banda Per7ume e uma performance do balleteatro do Porto.

Parabéns à organização e a todos os concorrentes!

Foi um dia em grande!

A Professora Bibliotecária, Albertina Leitão


 

Os alunos da turma H, do 11.º ano, do Curso Profissional de Receção Hoteleira (disciplina de Empreendedorismo e Negócio) assistiram ao Webinar "Técnicas de Comunicação - como fazer um pitch", promovido pela Junior Achievement Portugal. #emprepaçãoparaJuniorMarket


 

No próximo dia 20 contaremos com a presença de Leandro Grimi, um jogador de futebol profissional que já terminou a sua carreira, e que por isso mesmo é um preletor fenomenal para apresentar aos nossos alunos a sua experiência e percurso profissional e pessoal.


 


 

A convite da ESA Education e do ESERO/Ciência Viva, as alunas Clara Manso e Inês Figueiró e os alunos Guilherme Fernandes, Henrique Noronha, Luís Henrique Patrício, Martim Vicente e Vasco Ribeiro, participaram na atividade Hack an Exoplanet, que decorreu sábado, dia 15 de abril, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Tiveram a oportunidade de assistir às excelentes comunicações dos professores e investigadores Rui Agostinho e Pedro Mota Machado durante a manhã, que prepararam o caminho para o estudo das características do exoplaneta TOI-560c, utilizando os dados recolhidos pelo satélite CHEOPS em janeiro do presente ano.
Foi uma excelente oportunidade que as nossas alunas e os nossos alunos aproveitaram para aprender, tendo tido um excelente desempenho e que mereceu elogios por parte dos investigadores presentes, atendendo à pertinência das questões colocadas e das conclusões apresentadas.
A escola agradece ao New Hand Lab, na pessoa do senhor Francisco Afonso, o patrocínio que nos possibilitou a deslocação ao evento.
 

As duas equipas compostas pelos alunos da turma H do 11.º ano - Curso Profissional de Receção Hoteleira - foram apurados para a fase seguinte do concurso referente ao Programa "A Empresa" - Junior Market Coimbra, a decorrer no dia 2 de maio, na Coimbra Business School (ISCAC).
O empenho que colocaram na sua participação, no âmbito da disciplina de Empreendedorismo e Negócio, deu frutos e todos estão de parabéns!
 

 - EXAMES 2023 -  

♦ Informações-Prova - Exames

Despacho Normativo n.º 4-B/2023, de 3 de abril: Altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2022-2023.

Decreto-Lei n.º 22/2023, de 3 de abril: Estabelece, para o ano letivo de 2022-2023, medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação de disciplinas, conclusão dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e acesso ao ensino superior.

Nota: A plataforma estará aberta para as inscrições na 1.ª Fase dos exames nacionais, de 4 de abril até 17 de abril, através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE), disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt

♦ Manual de instruções PIEPE 2023

♦ Norma 01/JNE/2023

♦ Guia para aplicação de adaptações na realização de provas de exame JNE/2023

♦ Guia para a realização das Provas de Aferição 2023

♦ Guia para a realização de provas/exames por Alunos Praticantes Desportivos de Alto Rendimento

♦ Guia Geral de Exames 2023

♦ Norma 02/JNE/2023

Resumo da Norma 02/JNE/2023

REQUERIMENTOS

 Modelo 09/JNE/2023 Requerimento para consulta da prova

♦ Modelo 10/JNE/2023 -Requerimento para retificação das cotações

♦ Modelo 11/JNE/2023 Requerimento para reapreciação de prova

♦ Modelo 11-A/JNE/2023 - Alegação justificativa de reapreciação de prova

♦ Modelo 14/JNE/2023 - Requerimento para reclamação de prova

♦ Modelo 14-A/JNE/2023 - Alegação justificativa de reclamação de prova

♦ Requerimento para realização de provas e ou exames em época especial por Aluno Praticante Desportivo de Alto Rendimento


 

 - EXAMES 2023 -  

♦ Calendário de exames

 

♦ Informações-Prova - Exames

Despacho Normativo n.º 4-B/2023, de 3 de abril: Altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2022-2023.

Decreto-Lei n.º 22/2023, de 3 de abril: Estabelece, para o ano letivo de 2022-2023, medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação de disciplinas, conclusão dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e acesso ao ensino superior.

 

Nota: A plataforma estará aberta para as inscrições na 1.ª Fase dos exames nacionais, de4 de abril até 17 de abril, através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE), disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt

♦ Norma 01/JNE/2023

♦ Guia para aplicação de adaptações na realização de provas de exame JNE/2023 

 

A nossa escola participou na fase final distrital de futsal, no escalões de iniciados masculinos, no AE Faria de Vasconcelos, em Castelo Branco. Apesar do esforço e dedicação dos nossos alunos, a equipa perdeu os 2 jogos disputados e ficou em 4 lugar ⚽, mas atenção que os treinos continuam! 💪
 

 

Os nossos alunos foram apurados para a final distrital de badminton (juvenis) que se disputou hoje na Sertã. Todos tiveram um desempenho excelente, de destacar o lugar obtido na competição por equipas. A nossa escola subiu ao pódio com um terceiro lugar. Parabéns a todos!


 

Que melhor forma de aprender do que a praticar! No âmbito da disciplina de Acompanhamento em Animação Turística, os alunos do Curso Profissional em Animação de Turismo praticaram a atividade de arvorismo no Parque do Convento, no Fundão. Não faltou motivação nem animação! 
 

No âmbito do plano anual de atividades dos núcleos de estágio (Educação Fisica e Fisico-Química), a Escola Secundária Quinta das Palmeiras dinamiza uma atividade de orientação em contrarrelógio, no dia 2 de maio. Esta será organizada pelo Grupo de Estágio de Educação Física e Grupo de Estágio de Físico-Química. Nesta atividade participam  8 turmas, cerca de 240 alunos  e tem por objetivo a interdisplinaridade de conhecimentos em contexto lúdico/desportivo. A atividade consiste numa prova de orientação em contrarrelógio  e está dividida em 6 atividades e 6 pontos autónomos de controlo. Agradecemos desde já a todos os que colaboraram no sentido da concretização desta atividade, Gabinete do Diretor, professores de Educação Física, e professores cooperantes (Nuno Rodrigues e Jesuíno Simões).

Os núcleos de estágio da Escola Secundária Quinta das Palmeiras 2021/22


 

No dia 19 de abril, o grupo de Biologia/Geologia realizou uma visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Estremoz, parceiro do clube de Ciência Viva da nossa escola. Neste ESPAÇO CIÊNCIA os alunos visitaram uma Exposição Interativa “Terra – Um Planeta Dinâmico” - Uma série de módulos interativos e expositivos que permitiram, perceber o fascinante funcionamento do nosso planeta. Neste espaço realizaram também uma atividade laboratorial “Das prensas de areia à génese de estruturas geológicas”, em  que simularam  a génese de estruturas geológicas (dobras e falhas).
Por fim realizaram uma Saída de campo a uma Pedreira de extração de Mármores, onde foi explicado os processos associados à génese das litologias presentes, a sua relação com a topografia da região, os processos de exploração desta rocha ornamental assim como os problemas sociais, económicos e ambientais inerentes à indústria extrativa.


 

A Academia de Líderes Ubuntu chegou à nossa Escola! Realizámos a 1ª semana Ubuntu envolvendo 30 alunos de 8º, 9º e 10º anos, entre os dias 4 e 8 de abril. 
O objetivo é formar líderes servidores, trabalhando-se competências individuais como o auto-conhecimento, a auto-confiança e a resiliência e competências sociais e relacionais como a empatia e o serviço. A semana foi muito rica e superou todas as expectativas. Inspirados em vidas como a de Nelson Mandela ou Martin Lutherking imergimos no espírito Ubunto "Eu sou porque tu és", no qual a vida de cada um é perspetivada na relação com os outros. Houve momentos muito intensos de reflexão, introspeção, partilha, fortalecimento de laços, descoberta de si e dos outros. Num clima de grande amizade e confiança, compreendemos o valor dos outros na nossa vida e o valor da nossa vida na vida dos outros, comprometendo-nos com o serviço para com a comunidade. 
Uma semana plena de vivências de sentimentos diversos, em que a alegria, a confiança, o reconhecimento, a gratidão, a transformaram em momentos inesquecíveis e de mudança no percurso de vida de cada participante.


 


 

Foi com muito orgulho que assistimos à brilhante prestação das alunas Maria Branco e Matilde Almeida, do 11ºA, na prova distrital do Concurso Euroscola, realizada no dia 5 de abril, no Instituto Português do Desporto e Juventude de Castelo Branco. A sua excelente abordagem do tema “As Redes Sociais e os perigos para a Democracia” permitiu-lhes vencer a sessão distrital do Concurso e, assim, poder concorrer, na sessão nacional, ao prémio de participação numa das sessões Euroscola no Parlamento Europeu.

Parabéns Maria e Matilde, lá estaremos para vos aplaudir em Lisboa e, quem sabe, em Estrasburgo!

Professoras Albertina Leitão, Mariluz Barata e Goreti Martins

Lisboa, 1 de abril, FIL, Parque das Nações.
Futurália - "A maior Feira de Ofertas Educativas, Formação e Empregabilidade".
Alunos de 12º Ano da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã.
Para uma escolha mais informada e consciente, quando se aproxima o início de uma nova etapa!
 

No âmbito da disciplina de Acompanhamento em Animação Turística e do CPI decorreu, no dia 25 de março, o II Encontro de Jogos de Tabuleiro, dinamizado pelos alunos da turma T do 12.º ano. Os jogos promovidos são criações originais dos referidos alunos. Aplicado, no final, um questionário de satisfação aos alunos participantes, os resultados foram reveladores: 100% dos participantes revelaram ter gostado de participar na atividade, consideraram os jogos originais, assim como bem concebidos.


 

Já sabes o curso que queres seguir? Sabes como funciona a universidade?

Estas podem ser as 2h mais importantes da tua vida!

📅 Junta-te aos Seekers no dia 7 de maio às 15h e vem descobrir os principais mitos da faculdade, as maiores diferenças entre o secundário e o ensino superior e as oportunidades que tens disponíveis para desenvolveres o teu currículo logo desde o início.

💥 Vais ainda estar em contacto com mais de 75 universitários das principais universidades do país!

⏰ Aproveita esta chance única para te preparares para o futuro! Inscreve-te já, que as vagas são limitadas!

 Inscreve-te aqui

 

 


 

 
A Escola Quinta das Palmeiras participou na fase regional das Olimpíadas de Física no escalão B (11º ano) que teve lugar no passado sábado, dia 10 de abril.
Os 3 alunos da turma 11º B que participaram estão de parabéns e a Escola agradece o empenho e dedicação que colocaram  na sua preparação para a prova.
O André Teixeira conquistou a medalha de ouro e o João Nave a medalha de bronze, adquirindo assim o direito de participarem na prova nacional que será realizada no dia 5 de junho, e onde se discutirá o apuramento para a seleção nacional.
Refira-se ainda que no âmbito das Olimpíadas de Física o aluno David Nunes do 12º B, está na fase de preparação para a realização da prova de seleção que irá determinar a possibilidade de participar ou nas Olimpíadas Internacionais ou nas Olimpíadas Ibero-americanas.
 

 

Notícia on-line aqui


 

Sabias que mais de 663 milhões de pessoas não têm acesso a água potável?

Sabias que 4000 crianças morrem, por dia, por falta de acesso a água limpa?

Sabias que, em algumas regiões do mundo, mulheres e crianças demoram 6 a 8 horas por dias para transportar água até ao local que habitam?

Thirst Project surgiu com a missão de criar uma geração de jovens conscientes que ajude a acabar com a crise mundial de água. Tal será conseguido através da sensibilização de estudantes para esta problemática, incentivando-os a juntarem-se ao projeto e a angariarem fundos para a construção de furos de água potável por todo o mundo.

O projeto tem uma escala mundial e já chegou também a Portugal, confia nos jovens e nas escolas, por isso, incentiva à criação de equipas formadas por alunos de escolas e universidades. 

Um grupo de alunos do 12º C juntou-se, com a intenção de contribuir para esta causa e pretende participar desde já numa campanha de recolha de roupa em 2ª mão, que decorre até dia 20 de abril.

Todas as peças serão vendidas e 100% das receitas revertem para furos de água potável.

Gostaríamos de sensibilizar os alunos, professores e toda a comunidade educativa para esta campanha e lembrar a todos que, ao libertar espaço do roupeiro, estamos a salvar vidas!

Se quiseres saber mais, o link da página oficial do projeto é https://thirstproject.pt/

A nossa conta de instagram é https://www.instagram.com/thirstproject_esqp/

Junta-te à equipa da nossa escola e ajuda a fazer a diferença.

 


 

Este é o movimento que, todos desejamos, deve mobilizar os jovens e, de uma maneira geral, todas os cidadãos. Significa que estamos a sentir empatia e preocupação pelo nosso próximo... significa que, apesar de termos a sorte de vivermos uma situação mais confortável, em que nada do que é essencial nos falta, conseguimos sentir afeto por aqueles que sofrem e desejamos fazer algo para diminuir o seu sofrimento. Este é o movimento que a nossa escola pretende ver crescer, pois formar é muito mais do que instruir. Estamos muito felizes porque vemos cada vez mais alunos envolvidos em projetos de desenvolvimento social, ambiental... jovens que pensam e se mobilizam, que agem, que fazem qualquer coisa para que a mudança no mundo, para melhor, aconteça.

Link da Notícia: https://noticiasdacovilha.pt/a-pequena-gota-que-quer-fazer-a-diferenca-em-cabo-delgado/

 


 


 


 

Com o objetivo de fornecer ajuda tecnológica a todos os alunos e professores da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, constituímos uma equipa de apoio tecnológico para o desenvolvimento e implementação do roteiro de Educação a Distância (E@D) desta escola. Assim, para comunicar com esta equipa, basta ir a www.quintadaspalmeiras.pt/help, e contactar um dos elementos, identificando-se com o Nome, Nº, Ano e Turma.


 

Com o nome de #EstudoEmCasa, vai ocupar a grelha das 9h00 às 17h50, de segunda a sexta-feira, com conteúdos organizados por anos letivos. Estes serão para alunos do ensino básico, e vão passar na RTP Memória.

Estes conteúdos pedagógicos estão agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano.

À exceção das aulas de educação artística, que se destinam a todos os alunos, a grelha está organizada por escolaridade e a parte da manhã está reservada às aulas do 1.º ao 6.º ano, enquanto os conteúdos para os alunos do 7.º ao 9.º ano são transmitidas à tarde.

Os diferentes anos são agrupados em grupos de dois e, por isso, os alunos do 1.º ano vão partilhar a matéria com os alunos do 2.º ano, à semelhança dos alunos dos 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º anos e 7.º e 8.º anos, sendo a exceção as aulas do 9.º ano.

A programação vai incluir disciplinas como Educação Física, Literatura, Alemão, Francês e Espanhol até 30 minutos diários de iniciação ao Português para falantes não-nativos.

A cidadania é transversal a todos os anos de escolaridade e vai ser abordada no contexto de várias disciplinas, como Estudo do Meio, História, Geografia ou Ciências Naturais.

Ver a grelha clicar aqui...


 


 

O movimento cívico Guardiões da Serra da Estrela, criado em 2017, tem sido dos mais ativos na preservação e requalificação ambiental da Serra da Estrela.
 
Muitas das atividades do Dia Mundial da Bolota que desenvolvemos aqui na Covilhã tiveram uma interligação intensa e permanente com os Guardiões, resultando numa série de atividades conjuntas......que publicaremos brevemente.
 
Uma destas intervenções ambientais decorreu no dia 26 de fevereiro, na Mata Nacional da Covilhã, com o apoio técnico do ICNF e com uma grande participação de alunos da nossa escola (E. S. Quinta das Palmeiras). 

Esta atividade contou com a presença de uma equipa de reportagem da RTP, tendo sido emitida no dia 17 de abril de 2019 no programa Praça da Alegria (RTP 1).

Ver aqui.


 

Guião da visita de estudo

Versão em PDF


 

João Victor Saraiva, conhecido como Madjer, Campeão Mundial de Futebol de Praia, jogador do Sporting e da Selecção Portuguesa, visitou e acompanhou alguns dos torneios realizados na nossa escola.


 

"A Perceção da Atualidade" é uma iniciativa dos alunos do 12º ano de Línguas e Humanidades da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, que consiste num conjunto de "conversas" sobre temas como "A Guerra na Síria", "A Guerra entre as Coreias", "O armamento livre nos Estados Unidos da América" e "Os males da Sociedade". Estes jovens empreendedores decidiram que deveriam fazer algo para sensibilizar os colegas para diversos problemas que devastam diversas regiões e povos do nosso planeta e mostrar que é importante termos uma opinião, não ficarmos indiferentes e darmos o nosso contributo para que o mundo seja melhor. Ajudem a partilhar esta iniciativa, de forma a alcançar um público cada vez maior e, quem sabe, conseguirmos, de facto, causar algum impacto na nossa sociedade!

Os alunos do 12º D

.be

 


 

Junto de publica Edital e Regimento eleitoral para a eleição dos representantes da educação pré-escolar pública, do ensino básico público e do ensino secundário público no Conselho Municipal de Educação.


 


 


A aluna Ana Mafalda Almeida, do 12ºB, foi selecionada para as provas finais das Olimpíadas da Biologia que decorrerão de 20 a 22 de abril, na Universidade do Algarve. O grupo de Biologia agradece a todos os participantes e congratula-se com a chegada de mais um(a) aluno(a) a uma final de um concurso nacional. Parabéns à Ana Mafalda e votos de sucesso no próximo fim de semana!


 

Parabéns aos alunos da ESQP que venceram a Medalha de Ouro nas Olimpíadas da Química Júnior que decorreram na UBI !!!


 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2017/2018

Contratação de Escola - Grupo de Recutamento 400 - História

Aviso de Abertura de Concurso

- Lista Ordenada de Candidatos

 


 

No dia 28 de fevereiro os alunos dos 10º 11º e 12º anos do Curso Profissional Técnico de Turismo participaram numa visita de estudo a Almeida e às Termas do Cró no âmbito das disciplinas de Geografia, TIAT e OTET.
A vila de Almeida é conhecida pela sua fortaleza que, com a sua forma de estrela de doze pontas, constitui um dos mais espetaculares exemplares europeus dos sistemas defensivos abaluartados do século XVII. A Praça-Forte de Almeida é candidata à categoria de Património Mundial da UNESCO. Almeida terá tido origem na migração dos habitantes de um castro lusitano, localizado a Norte do lugar do Enxido da Sarça, ocupado em 61 a.C. pelos Romanos, e depois pelos povos bárbaros. Dada a sua situação em planalto, os Árabes chamaram-na Al-Mêda (a Mesa), Talmeyda ou Almeydan, tendo construído um pequeno Castelo (séc. VIII-IX). No período da Reconquista, os Cristãos tomaram-na definitivamente em 1190 e foi sucessivamente disputada a Leão, passando à posse portuguesa com o Tratado de Alcanizes, em 1297. O turista que visita Almeida pode ficar no Hotel Fortaleza, de 4 estrelas, que está localizado dentro das muralhas da histórica vila e dispõe de quartos espaçosos com uma varanda privada com vista para ao centro da vila.
O Cró Hotel Rural é um conceito inovador de hotelaria em espaço rural, integrando simultaneamente um complexo termal de referência a nível nacional. Numa envolvente de paisagens naturais, por entre ruínas antigas, ribeiros e serranias, propiciam uma atmosfera única onde se respira tranquilidade e bem-estar. As águas medicinais do SPA Termal do Cró têm utilização milenar e reconhecimento oficial desde o Séc. XVIII, vocacionadas para o tratamento e prevenção de problemas músculo-esqueléticos, reumáticos, respiratórios e dermatológicos.
Os objetivos definidos para esta visita foram concretizados com êxito, sendo evidente o entusiasmo dos alunos ao observarem in-loco aspetos referidos nas aulas e ao aprofundarem os conhecimentos adquiridos.


 

Guião da visita aqui


 

No dia 27 de abril de 2017, alguns alunos das turmas 8ºD e 9ºD deslocaram-se à Escola Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, para participarem na 5ª Edição do concurso "La Chanson en Scène" promovido pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF). Esta atividade tinha como objetivo encenar uma canção francesa, integrando a dimensão artística na aprendizagem do Francês. O bom desempenho da nossa "Troupe" traduziu-se num honroso 3º lugar. Parabéns Troupe(au) Spectacle!


 

​De 19 a 23 de abril, os alunos dos 10º e 11º anos tiveram a oportunidade de visitar Roma, Nápoles, Pompeia e a costa Amalfitana onde visitaram o Vesúvio, as ruínas de Pompeia, o vulcão Sulfatara, a Reserva Natural da cratera Astroni, a "Grotta dello Smeraldo" na região cársica da costa de Amalfi e contactaram ainda com a história, arquitetura e costumes desta bela região de Itália.




 

 

DR - Aviso n.º 4357/2017

Aviso de abertura

Formulário de candidatura

- Lista Ordenada Final


 


 

A Força Aérea Portuguesa (FAP) celebra este ano o seu 65.º aniversário em várias localidades do distrito de Castelo Branco com um festival aéreo, concertos, exposições e ações de sensibilização junto das escolas do 3º Ciclo e Secundário. A Direção da Escola Quinta das Palmeiras abraçou o convite endereçado pela Instituição, e em articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação, dinamizou 2 sessões de sensibilização para alunos dos níveis terminais de ciclo. O Capitão Gouveia, o 1º Sargento Calhau e 1º Sargento Henriques, foram os preletores nas sessões de esclarecimento juntos dos alunos do 9º e do 12º ano de escolaridade na ESQP. A Escola Quinta das Palmeiras dá os parabéns à FAP pelo seu 65º aniversário e agradece aos militares a ação junto dos seus alunos.


 

No dia 4 de abril, o Club Physique Chimie, em colaboração com os grupos disciplinares de Físico-Química e Francês, dinamizou e apresentou, no auditório do CTE, várias experiências laboratoriais, usando o francês como língua de comunicação. Os visitantes foram acompanhados por “cientistas franceses” (Marie Curie, Antoine Lavoisier, André-Marie Ampère e Henri Louis le Châtelier) que, vestidos à época, apresentaram a sua biografia. Foi uma manhã divertida e diferente que proporcionou uma atividade interdisciplinar: aprender física e química aprofundando conhecimentos linguísticos e culturais franceses. Os grupos disciplinares agradecem a colaboração e disponibilidade da professora Lídia Mineiro e da estagiária Ana Janela.


 


 


 

Consulte o Guião aqui
Descarregue o PDF do Guião aqui
Declaração de compromisso assinada pelos alunos aqui
Indicações para os alunos aqui


 

 


 


 


 

No dia 18 de Abril realizou-se, na nossa escola, a atividade “Palmeiras Run & Colour Party” organizada pelo núcleo de estágio de educação física. Esta atividade consistiu na realização de uma corrida/caminhada solidária em que o valor da inscrição após serem pagas todas as despesas de organização, reverteu na sua totalidade para a instituição “O Mundo da Carolina”. Esta corrida/caminhada foi feita na cidade da Covilhã com uma distância de aproximadamente 3km. A “Meta” da atividade foi no Jardim do lago onde os participantes foram recebidos com uma festa das cores que comtemplou várias atividades, como uma aula de aeróbica e muita animação musical. Foi durante esta diversão que surgiu o grande e tão esperado lançamento das tintas que encheu o dia de cor e alegria, promovendo o convívio entre participantes. Esta iniciativa, para além da união da comunidade escolar e muita diversão, teve dois grandes objetivos, a promoção de estilos de vida saudável e a promoção da solidariedade entre a comunidade.

Tanto a comunidade escolar como extraescolar aderiram em massa a esta iniciativa (estando presentes cerca 400 participantes), demonstrando grande entusiasmo e interesse pela iniciativa como também um comportamento cívico exemplar.

O nosso agradecimento a todos os que de forma direta ou indireta tornaram possível esta actividade.

A todos o nosso profundo agradecimento. Obrigado!


 

O Ministério da Educação e Ciência atribuiu, pela segunda vez, o prémio de escola «Mérito Institucional» à Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Nas razões desta distinção está “o trabalho em prol da excelência no ensino” e “o contributo para o incremento da qualidade na educação, merecendo assim o devido reconhecimento público”.

in forumcovilha.pt

Clique para ouvir a notícia...


 


 

No passado dia 11 de abril, três equipas de alunos do 9ºano participaram 2ª fase das Olimpíadas de Química Júnior 2015, nas instalações do Departamento de Química da UBI. Participaram todos com grande entusiasmo e a equipa “Os Precipitados”, constituída pelos alunos André Pimparel, José Pedro Carrapato e João Pedro Freire, alcançou o segundo lugar ficando apurada para a fase final nacional, a realizar no próximo dia 9 de maio na Universidade do Minho.


 

 

Para alunos do 9º Ano de Escolaridade...

Posted by Escola Quinta das Palmeiras on Terça-feira, 21 de Abril de 2015

 


 

Palmeiras ConVida

Emissão na Rádio Cova da Beira 

Terças-feiras das 19h às 20h


PodCast Palmeiras ConVida

Ouvir aqui...

Registo

Receber Newsletter

Email *

Primeiro nome

Último nome
 

 

Copyright (c) Quinta das Palmeiras 2019. Reservados todos os direitos.