No dia 5 e 6 de dezembro, as turmas de 10º A e B, foram realizar a atividade experimental "Síntese de carbon quantum dots fluorescente a partir de folhas de plantas, para uma experiência prática de nanotecnologia".
Com esta atividade pretendeu-se: conhecer a definição de nanopartícula e de carbon quantum dots; observar o comportamento e propriedades dos carbon quantum dots em solução e após excitação com luz UV; sintetizar carbon quantum dots, de base sustentável, através de um passo eficiente de
carbonização de folhas; compreender o conceito de fluorescência; adquirir conhecimentos sobre o funcionamento do microscópio eletrónico de varrimento e transmissão; observar amostras naturais e sintéticas ao microscópio eletrónico; e melhorar as competências processuais (capacidade para observar, experimentar, analisar e avaliar criticamente).
Tomaram conhecimento do funcionamento dos microscópios eletrónicos de Varrimento (MEV) e Transmissão (MET), que ampliam até 300 mil x e 600 mil x respetivamente. O principal fator que diferencia as duas formas de microscopia é a preparação das amostras, uma vez que, no MET, a amostra é cortada em amostras ultrafinas de 50 nm e, com isso, os eletrões conseguem facilmente atravessar a amostra, interagindo levemente com ela. As imagens, no MET, são geradas a partir da difração produzida pelo contato entre o eletrão primário e o material a ser analisado. Por outro lado, no MEV, ocorre uma desaceleração total dos eletrões que incidem na amostra, visto que essa técnica é útil para se obter uma topografia do objeto de estudo.Verificaram que o MEV consegue produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra, com uma aparência tridimensional característica e são úteis para avaliar a estrutura superficial da amostra, como por exemplo, identificar: monocotiledónea, dicotiledónea, fio de cabelo, ácaros, mosquito, aranhas... Entretanto, no MET, através das imagens podem ser observadas as mitocôndrias, as membranas celulares, a difração de átomos, etc.
Tanto no MEV como no MET também se consegue identificar os diferentes elementos químicos e a sua quantidade que constituem as amostras e, para além disso, até outras características do material que compõem as amostras.
Com esta atividade pretendeu-se, assim, fomentar o gosto pela Ciência (Química e Biologia) e proporcionar aproximação entre a Escola e a Universidade.
Organização do núcleo de estágio de Física e Química e da orientadora Conceição Alves da Escola Secundária Quinta das Palmeiras.