Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Instagram

Programas de Rádio


 

Palmeiras Impress Digital

Cursos Profissionais

Centro Pedagógico e Interpretativo

 

No âmbito da parceria entre a Escola Secundária Quinta das Palmeiras e o Projeto UNIGHT – UBI,  alunos do 10º M e do 12º ano participaram numa viagem de comboio, a Castelo Branco, durante a qual tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância de todos adotarmos hábitos e atitudes sustentáveis e amigas do ambiente no nosso quotidiano. A iniciativa pretendeu, ainda, promover o transporte ferroviário como uma opção viável e mais sustentável para o ambiente e para a economia.


 

Entrega do diploma ao 9ºD (anterior 8ºD), por ter vencido a edição do concurso "Ilustra o Geossítio", promovido pela Associação Estrela Geopark. O trabalho vencedor, foi desenvolvido nas aulas de Educação Visual (no ano letivo passado), com a ilustração do geossítio "Colunas graníticas de Covão do Boi (GF14)", com reprodução da imagem, recorrendo à técnica mista e à  reutilização de jornais e revistas para recriar as cores e texturas.
O certificado foi entregue no dia 4 de outubro, na Biblioteca da Escola, pelos dois representantes da Associação Estrela Geopark, tendo como pano de fundo o trabalho vencedor e os restantes trabalhos desenvolvidos pelas outras turmas. 
Brevemente, como prémio, os alunos da turma, que frequentam as aulas de educação visual, irão realizar uma visita a um geossítio e realizar um workshop de ilustração in loco na Serra da Estrela.
 
 


 

No dia 25 de outubro de 2023 realizou-se uma saída de campo no âmbito do projeto Dia Mundial da Bolota, do projeto Mindfulness Palmeiras e em articulação com dos Guardiões da Serra da Estrela, teve como objetivos principais a recolha de bolotas de carvalhos autóctones, a interpretação de aspetos ambientais e geomorfológicos, e contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de bem-estar pessoal, social e ambiental, promovendo ações ao serviço do cuidar de si, do outro e da natureza. Os alunos Carolina Pinto, Joana Daniel, Sofia Farinha, do 11º A, e Eva Tomé e Diogo Nuno, do 11º C, participaram com entusiasmo nesta saída de campo e foram acompanhados pelos professores Jorge Carecho e Mariluz Barata.


 

A palestra será conduzida por especialistas em autismo, proporcionando insights valiosos sobre a criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e acolhedores. 
Para se inscrever, basta clicar no link a seguir: https://forms.gle/BXFt7KZCUzRP2kV3A
No dia, receberá o link de acesso.
 

Testemunhar e denunciar a crescente pobreza no nosso país é o objetivo da campanha #POBREPOVO, uma campanha nacional da EAPN Portugal, para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, à qual se juntou a ESQP.

Na Biblioteca Escolar, a partir de 16 de outubro, a campanha revela realidades duras e dramáticas de muitos portugueses. São histórias de pessoas comuns, mais ou menos próximas, mais ou menos ocultas, mas que existem e dizem respeito a todos nós.


 

A nossa Escola esteve presente no 3º Encontro Covilhã Social, no dia 11 de outubro, representada pelas docentes Catarina Brito e Lucinda Torrão, na qualidade de Coordenadoras do Projeto Ser +. Este encontro teve lugar nos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Covilhã e contou com a participação de várias entidades ligadas ao tema do Voluntariado. A nossa intervenção teve lugar no quarto painel “ Redes de Voluntariado locais “ onde foi realizado um diagnóstico do voluntariado do Concelho da Covilhã.


 


 

A turma do 11.º ano do Curso Profissional de Receção Hoteleira participou, no dia 3 de outubro, numa palestra no âmbitto da Semana Mundial do Investidor, que é uma iniciativa global promovida pela IOSCO, com o objetivo de alertar para a importância da educação financeira e da proteção do investidor, onde a DECO faz parte das entidades parceiras. Torna-se importante valorizar a importância de os jovens serem investidores e empreendedores e para isso é preciso fazer uma boa gestão e poupanças, que permitam fazer crescer o dinheiro!


 

No âmbito da parceria entre a Escola Secundária Quinta das Palmeiras e o Projeto UNIGHT – UBI, os alunos do 8º ano participaram numa viagem de comboio, à Guarda, durante a qual tiveram a oportunidade de conversar com a investigadora Dra. Ana Santiago, acerca da importância da urtiga na sustentabilidade têxtil. A iniciativa pretendeu, ainda, promover o transporte ferroviário como uma opção viável e mais sustentável para o ambiente e para a economia.

 


 

Um grupo de alunos do Ensino Secundário da nossa Escola, que concorreram com o projeto "Bolotas com café", ganham 1.º prémio do "Projeto Ciência".  O projeto Ciência é uma iniciativa da Faculdade de Ciências e tem como principal objetivo, "além de motivar os estudantes pelo gosto da Ciência, ser uma ponte para a continuação de uma colaboração profícua entre a Faculdade de Ciências e as Escolas Secundárias nossas parceiras." O 1.º e o 2.º prémios do Ensino Básico foram também atribuídos a dois grupos de alunos da escola Secundária Quinta das Palmeiras.


 

No dia 4 de outubro, as quatro turmas do 7º ano, no auditório do CTE, irão assistir, no âmbito de um DAC das disciplinas de Ciências Naturais e Geografia, à palestra "Uma viagem virtual pelas Paisagens da Estrela", integrado no programa da 4ª edição do ObservaEstrela, um festival de Natureza e Paisagem, promovido pelo Estrela Geopark Mundial da UNESCO que tem como objetivo a promoção da ciência e o turismo de forma integrada, contribuindo para o maior conhecimento sobre os valores naturais e culturais da montanha mais alta de Portugal Continental.


 

Parlamento dos Jovens - O projeto que promove o desenvolvimento de competências de cidadania ativa e participativa. 
Este ano, a reflexão e o debate desenvolvem-se em torno da problemática da "Saúde mental nos jovens" que urge enfrentar e desmistificar.
Os trabalhos iniciam com uma reunião no próximo dia 9 de novembro, pelas 15:30, na sala 11A.
Esperamos por todos os que queiram participar!
 

 
 
Escola Quinta das Palmeiras recebe o SELO ESCOLA SEM BULLYING - ESCOLA SEM VIOLÊNCIA.
 
Parabéns a todos os que contribuem para este reconhecimento!
 

 
Ao reciclarmos estamos a garantir que os resíduos eletrónicos sejam sujeitos a um tratamento rigoroso, durante o qual são removidas todas as substâncias perigosas com impacto para a nossa saúde e para o ambiente. Além disso, contribuímos para a recuperação de materiais que poderão ser reintroduzidos no processo produtivo, resultando numa diminuição do consumo de matérias-primas, que se repercute na minimização do consumo dos recursos naturais.
 
A Escola Secundária Quinta das Palmeiras faz parte da Rede Eletrão. 
Entregue aqui os equipamentos elétricos e eletrónicos que já não utiliza, para que lhe possamos dar um destino mais útil.
 

No Dia Mundial de Combate ao Bullying, que se assinalou no dia 20 de outubro, a Polícia de Segurança Pública avançou que, no último ano letivo, se registaram 2847 ocorrências em contexto escolar, 1169 das quais foram agressões e 752 injúrias e ameaças. 

Este dia deve ser considerado um alerta internacional para o problema do bullying, com o qual muitos jovens convivem diariamente e que é suscetível de interferir, de forma negativa e com grande impacto a longo prazo, do seu crescimento físico, emocional e psicológico.

Como forma de sensibilização para esta problemática, os membros do Clube Ubuntu realizaram um vídeo que deve servir de reflexão para toda a comunidade escolar.
 
 
 

No passado dia 21 de outubro, os alunos do 11º ano do Curso Profissional Técnico Multimédia participaram na atividade "Eu sou Digital", interagindo com idosos do Lar da Sta Casa da Misericórdia da Covilhã, que se deslocaram à nossa escola para aprender, com os mais novos, as competências básicas do mundo digital. Esta atividade tem como objetivo a capacitação das competências digitais básicas dos cidadãos infoexcluídos maiores de 45 anos, é promovida pela DGEST- Ministério da Educação e foi desenvolvida no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, com a colaboração das professoras dinamizadoras do Projeto Ser + Lucinda Torrão e Lurdes Brás e da Diretora da Turma, professora Célia Moreira.

Prevê-se que, ao longo do ano, se repita esta iniciativa, com os mesmos idosos deste Lar ou de outros do nosso concelho, e também com pais e outros familiares dos alunos que pretendam desenvolver estas competências tão importantes para uma integração mais adequada na sociedade atual.


 

No passado dia 21 de outubro, os alunos do 11º ano do Curso Profissional Técnico Multimédia participaram na atividade “Eu sou Digital”, interagindo com idosos do Lar da Stª. Casa da Misericórdia da Covilhã, que se deslocaram à nossa escola para aprender, com os mais novos, as competências básicas do mundo digital. Esta atividade tem como objetivo a capacitação das competências digitais básicas dos cidadãos infoexcluídos maiores de 45 anos, é promovida pela DGEST- Ministério da Educação e foi desenvolvida no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, com a colaboração das professoras dinamizadoras do Projeto Ser + Lucinda Torrão e Lurdes Brás e da Diretora da Turma, professora Célia Moreira.

Prevê-se que, ao longo do ano, se repita esta iniciativa, com os mesmos idosos deste Lar ou de outros do nosso concelho, e também com pais e outros familiares dos alunos que pretendam desenvolver estas competências tão importantes para uma integração mais adequada na sociedade atual.


 

El instituto Escola Secundária Quinta das Palmeiras celebró el día 12 de octubre, el gran festivo del mundo de lengua española, el Día de la Hispanidad. Los estudiantes del 7ºB hicieron banderas de todos los países que tienen como lengua oficial el español (21 países!),  los estudiantes del 8ºA participaron en un juego al aire libre sobre la cultura de los países hispanohablantes , los estudiantes del  8ºD realizaron barcos en papel para resaltar los viajes marítimos del navegador Cristóbal Colón y exposiciones sobre la importancia del día,  los alumnos del 10º B/C/D/E  elaboraron kahoot y quizzes relacionados con el tema y que fueron presentados en clase y finalmente los alumnos del 11ºC/D/E prepararon una exposición sobre el significado de este día, que celebra la llegada de Cristóbal Colón a América y la cultura de todos aquellos que hablan castellano.

[A Escola Secundária Quinta das Palmeiras comemorou o dia 12 de outubro, a grande festa do mundo de língua espanhola, o Día de la Hispanidad. Os estudantes do 7ºB fizeram bandeiras dos todos os países que têm como língua oficial o castelhano (vinte e um!); os alunos do 8ºA participaram num jogo ao ar livre; os do 8º D e do 11ºC/D/E  elaboraram uma exposição sobre este dia, na qual incluíram barcos de papel que serviram para ilustrar as viagens marítimas do Cristóvão Colombo; os estudantes do 10º B/C/D/E  participaram em desafios como kahoots e quizzes relacionados com a efeméride.]


 


 

No dia 12 de Outubro as turmas do 10º e 11º ano do Curso Multimédia realizaram uma viagem a Leiria, para conhecerem o M[I]MO - Museu da Imagem em Movimento onde ficaram a conhecer um pouco mais da História da Fotografia e do Cinema e ainda para visitar e fotografar o Castelo de Leiria. Esta atividade envolveu as disciplinas de "Técnicas Multimédia" e "Design, Comunicação e Audiovisuais", lecionadas pelos professores António Amaral, Alcina Santos e João Nogueira.

 


 

Os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Receção Hoteleira visitaram, na passada sexta-feira, dia 7 de outubro, a Exposição "Rails do Progresso", patente  no Museu da Covilhã. Foram acompanhados pela professora Celina Vieira, docente de disciplinas técnicas.
A mesma turma está a dar continuidade ao Projeto "Covilhã, cidade neve?". Agora as emissões estarão disponíveis no Spotify, em resultado do trabalho em parceria estabelecido pelos docentes Celina Vieira e Jesuino Simões.
 
 
 

 

Covilhã Cidade Neve é um podcast da responsabilidade das/os alunas/os do Curso Profissional Técnico de Receção Hoteleira

e da professora Celina Vieira, que aborda semanalmente temas relacionados com o Turismo.

 

EP1 - Este episódio dá-nos a conhecer a FIADA, Feira Nacional de Artes e Design da cidade da Covilhã, uma iniciativa no âmbito da Covilhã Cidade Criativa.

EP2 - Este episódio trata do Festival das Sopas no Tortosendo.

EP3 - Este episódio efetua uma pequena digressão pelo já famoso e tradicional Festival da Cherovia.

EP4 - Este episódio está relacionado com a visita de estudo à exposição "Rails do progresso" patente no Museu da Covilhã.

EP5 - Este episódio celebra o dia da cidade, que se assinala com o feriado municipal de 20 de outubro.

EP6 - Este episódio leva-nos numa pequena digressão pelo New Hand Lab.

EP7 - Halloween e pão por Deus, são os temas deste episódio.

EP8 - Este episódio conta para a participação dos alunos do 10º H, que nos relatam a visita ao Posto de Turismo Municipal e ao Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã.

EP9 - Este episódio guia-nos pela "Future Job's", uma feira dinamizada por uma parceria alargada de várias instituições, CMC, SCMC, AAUBI, IEFP e UBI.

EP10 - Os World Travel Awards e os prémios atribuídos a Portugal, são o tema deste episódio.

EP11 - Neste episódio, e porque o Natal se aproxima, uma linda mensagem dos nossos alunos.

EP12 - Este episódio dá-nos conta do programa de Natal elaborado pela Câmara Municipal da Covilhã.

EP13 - Este episódio aborda as tradições relacionadas com o dia de Reis.

EP14 - Este episódio leva-nos numa breve viagem a Castelo Novo.

EP15 - Este episódio dá conta do desafio que o Museu de Arte Sacra propôs para a montagem da exposição "Anjos, monstros e diabos" de artesanato de Barcelos.

EP16 - Este episódio assinala o dia 27 de janeiro, dia internacional em memória das vítimas do Holocausto.

EP17 - O Carnaval na Neve, emblema turístico da nossa cidade, é o tema deste episódio.

EP18 - Neste episódio, a partir do livro de Humberto Morão "Recordar é viver", ficamos a saber mais sobre uma antiga profissão existente no concelho da Covilhã.

EP19 - Este episódio leva-nos até à BTL, Bolsa de Turismo de Lisboa;

EP20 - Este episódio atravessa a Serra da Estrela numa visita ao alojamento "Chão do Rio", em Seia, e no contributo à reflorestação da Serra com a plantação de carvalhos.

EP21 - Este episódio leva-nos até à inauguração da exposição de pintura do artista Luís Castro Lobo, no Museu de Arte Sacra da Covilhã.

EP22 - Este episódio recupera a memória de algumas destacadas figuras covilhanenses, bem como de António Augusto Aguiar, cujo nome foi atribuído à rua do Mercado Municipal.

EP23 - O 16º concerto de Primavera da Banda da Covilhã teve lugar no dia 19 de março, e contou com a nossa colaboração.

EP24 - Este episódio relata uma visita à Pousada da Serra da Estrela em parceria com a CooLabora.

EP25 - Este episódio aborda o 49º aniversário do 25 de abril, a Revolução dos Cravos, que permitiu o fim do regime ditatorial e a transição para a nossa democracia.

EP26 - Este episódio leva-nos ao novo Miradouro do Covão que foi inaugurado no dia 22 de Abril na Serra da Estrela.

EP27 - Este episódio dá-nos conta da participação em Coimbra, na Business School, na segunda fase do concurso referente ao programa “A Empresa” Junior Market Coimbra, no âmbito da disciplina Empreendedorismo e Negócio, sob a orientação da professora Telma Afonso.

EP28 - Este episódio - Passagem de Testemunho.

EP29 - Covilhã Cidade Neve é um podcast da responsabilidade das/os alunas/os do Curso Profissional Técnico de Receção Hoteleira e da professora Celina Vieira, que aborda semanalmente temas relacionados com o Turismo.

EP30 - Este episódio dá-nos conta do Multimédia Link 2023 - um evento dinamizado pelos cursos profissionais de Multimédia e Receção Hoteleira.

EP30 - Último episódio deste ano letivo.


 

Os alunos André Teixeira e João Nave, que concluíram o seu percurso na Escola Quinta das Palmeiras, no ano passado, representaram Portugal nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física que decorreram de 1 a 3 de outubro na Guatemala, ainda que no formato online.

O André Teixeira foi distinguido com uma menção honrosa, o que constitui motivo de grande orgulho para a Escola e para o próprio André. Parabéns!
 
A Escola congratula-se com esta participação de excelência do André e do João neste projeto iniciado em conjunto com o professor Jesuíno Simões, de quem foram alunos do 7° ao 12º ano. 
 

No âmbito da Semana do Jovem Investidor 2022, a turma H do 11.º ano (na disciplina de Empreendedorismo e Negócio) participou na formação "Poupar e Investir? Sempre com rede." Esta sessão teve como principal propósito sensibilizar os jovens para a gestão responsável e equilibrada das finanças pessoais, numa lógica de poupança e também de investimento.
 
 

 

Hoje, dia 3 de outubro pelas 10.00, o grupo de Inglês da nossa escola levou a cabo a 1ª edição deste ano letivo da atividade Speakers’ Corner destinada a alunos do 10º ano inscritos na disciplina. Nesta sessão foram palestrantes alunos que, neste ano letivo se encontram a frequentar os 11º e 12º anos e na audiência estiveram alunos de 3 turmas do 10º ano. Nesta aula deslocada para o auditório do CTE, tivemos a oportunidade de desfrutar de apresentações muito interessantes, que contribuíram para a melhoria das competências comunicativas dos nossos alunos. Iremos realizar uma 2ª edição aberta a toda a nossa comunidade educativa ainda este ano letivo.


 

Clube das Ciências

Comemoração do Dia mundial da Alimentação

“Na cozinha também se faz Ciência”

No dia 27 de outubro, entre as 15 horas e as 16 horas e 30 minutos, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Alimentação, o Clube das Ciências da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, dinamizado por docentes do grupo de Biologia e Geologia, convidou os alunos do 3º CEB a aprender a fazer pão, iogurte e queijo.

Com esta atividade pretendeu-se despertar a curiosidade científica dos jovens, o gosto pela Ciência, a capacidade de questionamento, o saber fazer, enfatizando a relevância da ciência nas questões do dia-a-dia e a sua aplicação na tecnologia e na sociedade.

Ao longo da atividade os alunos foram, ainda, alertados para aspetos relacionados com a alimentação saudável.

Nesta dinâmica participaram alunos do 7º B, do 8º B e D e do 9º D que demonstraram muito interesse e empenho na realização das tarefas e compreensão dos processos científicos envolvidos na produção dos alimentos referidos.

 


 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2020/2021

Grupo de Recrutamento 420 – Geografia – 5 Horas Letivas.

- Aviso de Abertura de Concurso

- Lista de Ordenação Final Geografia Afixação

- Concurso Anulado


 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2020/2021

Grupo de Recrutamento 420 – Geografia – 5 Horas Letivas.

- Aviso de Abertura de Concurso

- Concurso Anulado

 


 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2020/2021

Grupo de Recrutamento 420 – Geografia – 5 Horas Letivas.

- Aviso de Abertura de Concurso

- Lista de Ordenação Final

- Concurso Anulado


 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2020/2021

Grupo de Recrutamento 420 – Geografia – 5 Horas Letivas.

- Aviso de Abertura de Concurso

- Lista de Ordenação Final

 


 

PROCEDIMENTO CONCURSAL - CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2020/2021

Contratação de escola 2020/21 - Técnicos Especializados (Português Língua Não Materna)

Horário Nº28

- Aviso de Abertura

- Designação de Júri

- Lista Ordenada de Candidatos

- Lista Definitiva Ordenada de Candidatos

- Calendário da Entrevista

- Lista Definitiva de Ordenação de Candidatos - Classificação Final

 


 

PROCEDIMENTO CONCURSAL - CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2020/2021

Contratação de Escola 2020/21 

Grupo de Recrutamento 510 – Física e Química – 14 Horas Letivas. 

Horário Nº32

- Aviso de Abertura

- Lista de Ordenação Final

 


 

PROCEDIMENTO CONCURSAL - CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2020/2021

Contratação de Escola 2020/21 

 Grupo de Recrutamento 510 – Física e Química – 11 Horas Letivas. 

Horário Nº33

- Aviso de Abertura

- Lista de Ordenação Final

 


 

PROCEDIMENTO CONCURSAL - CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2020/2021

Contratação de Escola 2020/21 

 Grupo de Recrutamento 500 – Matemática– 11 Horas Letivas. 

Horário Nº34

- Aviso de abertura

 Anulado

 


 

No dia 8 de outubro, no âmbito da Semana Mundial do Espaço, decorreram duas palestras por videoconferência para a turma B de 11º ano  e cerca de 30 alunas/os de 12º ano.

O setor espacial é multidisciplinar, criativo e inclusivo. A convite do projeto spaceEU, representado em Portugal pela Ciência Viva, profissionais ligados ao Espaço, uma astrofísica e um médico, vieram até às nossas salas de aula mostrar o trabalho que desenvolvem e também responder às questões das/os nossas/os alunas/os. 

A primeira palestra foi proferida pelo Professor Doutor Óscar Dias que é professor e diretor da clínica universitária de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Assegura o ensino da Otorrinolaringologia na pré e pós-graduação, promove a investigação sobre a patologia otorrinolarigolágica, é responsável pela formação e diferenciação profissional de médicos e outros profissionais de saúde, nomeadamente através de teses de mestrado na área da medicina espacial. 

A segunda palestra ficou a cargo da Professora Doutora Sonia Antón, astrofísica no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) e no Departamento de Física da Universidade de Aveiro. Especialista em Astrofísica extragaláctica e Radioastronomia é também coordenadora do nodo de Aveiro do projeto EngageSKA.

Como é habitual as/os alunas/os mostraram interesse e contribuíram no final com várias questões aos dois cientistas fazendo prolongar uma sessão que se estimava ter a duração de 45 minutos para perto dos 90 minutos.

A Escola Quinta das Palmeiras agradece à Ciência Viva a oportunidade de ter sido selecionada para poder participar no projeto spaceEU.


 

- Escola Secundária Quinta das Palmeiras distinguida com classificação Máxima! SELO EQAVET - Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a FormaçãoProfissionais.

O EQAVET é um instrumento que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a oferta de formação Profissional e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de ensino e formação profissional (EFP).

A avaliação externa à Escola realizou-se no dia 22 de junho de 2020. Durante esta auditoria, a equipa sublinhou o envolvimento da direção da Escola e dos stakeholders internos assim como a disponibilidade dos stakeholders externos para participar e contribuir para a reflexão sobre as questões da qualidade da oferta formativa da escola. Este envolvimento foi reforçado pelo empenho da direção e dos docentes no processo de alinhamento com o Quadro EQAVET.

Por tudo isto, a equipa de auditores considerou atribuir a classificação máxima à Escola na quase totalidade dos parâmetros em avaliação e conferir o selo de qualidade para o próximo triénio.

-Escola Secundária Quinta das Palmeiras com Plano de Inovação Aprovado. Única Escola do Distrito de Castelo Branco!

Este ano, o Ministério da Educação aprovou o Plano de Inovação da Escola Secundária Quinta das Palmeiras. A nível Nacional são poucas as escolas que têm esta autonomia. Esta aprovação consagra a possibilidade da escola ter  uma maior flexibilidade curricular, concretizada numa gestão superior a 25 % das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas, com vista ao desenvolvimento de planos de inovação curricular, pedagógica ou de outros domínios. Este Plano é fundamentado na necessidade de implementar respostas curriculares e pedagógicas adequadas ao contexto da nossa comunidade educativa, visa a promoção da qualidade das aprendizagens e o sucesso pleno de todos os alunos. Este ano letivo a Escola está organizada em  2 semestres, como no ensino superior, possibilitando desta forma uma dinâmica pedagógica completamente diferente!!

-Escola Secundária Quinta das Palmeiras com Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário aprovado!

A apreciação do Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário (PDPSC) submetido, no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos, levou à atribuição, por parte do Ministério da Educação, de 1 Técnico de Motricidade Humana (Recurso técnico educativo).

- Escola Secundária Quinta das Palmeiras com Plano Nacional das Artes aprovado!

No âmbito do Plano Nacional das Artes aprovado pelo Ministério da Educação, a Escola Quinta das Palmeiras criou um Projeto Cultural de Escola e um índice para medir o impacto cultural na escola. Com este Plano a escola irá apostar no robustecer das artes na  escola como ferramenta para as várias disciplinas, propondo recursos pedagógicos que aproveitam as expressões artísticas para trabalhar conteúdos de Cidadania e Desenvolvimento.

O Plano Nacional das Artes é uma iniciativa das áreas governativas da Cultura e da Educação e será desenvolvido em parceria com a administração local, entidades privadas e a sociedade civil, tendo como missão dar um lugar central às artes e ao património, o na formação ao longo da vida.

Com o Projeto Artista Residente, a Escola vai receber um artista nas suas instalações. Durante o ano letivo, além de ter um ateliê na escola, o artista terá a responsabilidade de apoiar a comunidade educativa, introduzindo mais processos e práticas artísticas.


 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2019/2020

Grupo de Recrutamento 420 – Geografia – 16 Horas letivas. 

- Aviso de Abertura de Concurso

- Lista de ordenação Final 


 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2019/2020

Grupo de Recrutamento 400 – História – 15 Horas letivas. 

- Aviso de Abertura de Concurso

- Lista de Ordenação de Candidatos


 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2019/2020

Grupo de Recrutamento 400 – História – 13 Horas letivas. 

- Aviso de Abertura de Concurso


 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2019/2020

Grupo de Recrutamento 400 – História – 7 Horas letivas. 

- Aviso de Abertura de Concurso

- Lista de Ordenação dos Candidatos


 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2019/2020

Grupo de Recrutamento 400 – História – 22 Horas letivas. 

- Aviso de Abertura de Concurso

- Lista de Ordenação de Candidatos


 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA – 2020/2021

Grupo 290 – Educação Moral e Religiosa Católica

- Aviso de Abertura de Concurso

- Lista ordenada


 

 – O Desafio e a Oportunidade

Desde o início do ano letivo, que a exposição “Coexistir com os Grandes Carnívoros - O Desafio e a Oportunidade”, criada pelo Grupo Lobo, está patente no Centro Pedagógico e Interpretativo da Escola Secundária Quinta das Palmeiras para, juntamente com outras iniciativas, sensibilizar a comunidade escolar para a complexa problemática da conservação dos grandes carnívoros ibéricos, pela difícil convivência que as comunidades locais têm estabelecido com estas espécies.

A exposição destaca também um conjunto de oportunidades que a conservação destas espécies pode trazer para as comunidades e o território, procurando promover uma relação mais harmoniosa entre as pessoas e os grandes carnívoros.

Esta exposição foi trazida para a região pelos Guardiões da Serra da Estrela para itinerar por vários locais com o objectivo de sensibilizar as comunidades da Serra da Estrela para a importância da conservação do lobo-ibérico, espécie emblemática e incompreendida, que pode estar, em breve, de regresso a esta montanha.

10/02/2019


 


 

 

Ficha Técnica: Captação de Imagem: João Alçada, Rafael Almeida e Duarte Arribas - Edição e Locução: João Alçada - Supervisão: Prof. Paulo Morais


 

 

Ficha Técnica: Captação de Imagem: Diogo Valentim - Edição e Locução: João Alçada - Supervisão: Prof. Paulo Morais


 


 

No dia 23 de outubro, os alunos das turma 11ºM e 11ºT realizaram uma visita de estudo à Resiestrela, no âmbito das disciplinas de Inglês e Francês. Esta atividade teve como objetivos principais contactar com procedimentos relativos à reciclagem de resíduos sólidos, bem como com o meio profissional que a rodeia. Os alunos demonstraram interesse e curiosidade, compreendendo a importância de adotar comportamentos amigos do ambiente. A Dra. Marta Alçada, responsável pela visita às instalações, teceu comentários muito positivos relativamente à reação dos nossos alunos.

As professoras responsáveis: Ana Fradique; Esmeralda Teixeira e Maria de Fátima Ribeiro



 

Inscrições aqui...


 


 

No dia 4 de Outubro de 2016 decorreu uma visita de estudo com o 11º ano, turma T, do Curso Profissional Técnico de Turismo, na disciplina de OTET, ao Museu dos Lanifícios da Covilhã. Os alunos tiveram a oportunidade de observar de que modo foi, ao longo dos anos, tratada a lã desde que sai das ovelhas serranas (e não só!) até ser transformada em tecidos variados. Verificaram, ainda, o modo dedicado e correto como foram recebidos e a atenção que lhes foi dispensada.
No dia 18 de Outubro de 2016, decorreu outra visita de estudo com os mesmos alunos e à mesma disciplina, ao Hotel Dona Maria, na Covilhã. Aqui, tiveram a oportunidade de ver os diferentes tipos de unidades de alojamento que existem no Hotel, o serviço de receção e tarefas aí realizadas, o local de refeições, os locais de convívio e a diversidade de tarifas praticadas que têm a ver com os serviços prestado aos clientes. Verificaram, ainda, que além de alojamento e refeições, o Hotel fornece outros serviços complementares como massagens, aulas de bodycombat, bodypump, hidroginástica, entre outras.
Queremos agradecer, publicamente, aos serviços do Museu de Lanifícios e do Hotel Dona Maria, o modo como se disponibilizaram para nos receberem nas visitas de estudo acima mencionadas e o modo como nos acolheram e nos elucidaram.

A professora de OTET: Maria Estela Serafim


 


 

Os alunos de Biologia do 12º ano deslocaram-se, no dia 22 de outubro, ao Porto para realizar uma atividade prática nos laboratórios do IPATIMUP (Instituto de Patologia Molecular e Imunologia da Universidade do Porto) onde tiveram oportunidade de contactar com técnicas de biologia molecular e aprofundar conhecimentos acerca do tema alimentos transgénicos. Na escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto realizaram uma outra atividade experimental que possibilitou a observação do efeito da indução da expressão genica no consumo de lactose por E. coli.
O grupo de Biologia agradece a participação de todos os alunos e congratula-se com o comportamento exemplar dos intervenientes.

Prof. Ana Paula Rodrigues


 

 


 


 

No dia 20 de Outubro, três alunas da nossa Escola (a Amanda Canário e a Ana Carolina Oliveira do 11ºA, e a Inês Matos do 11ºD) receberam, com grande orgulho, o DELF – Diplôme d’ Études de Langue Française, na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda.
Na cerimónia de entrega dos diplomas estiveram presentes a Delegada Regional da DGEstE Centro, a Adida de Cooperação Educativa da Embaixada de França, o Delegado Geral das Alliances Française de Portugal, a Presidente da APPF (Associação Portuguesa dos Professores de Francês) e a Diretora da Alliance Française de Viseu.
A cerimónia foi recheada de momentos muito bonitos, evocativos da língua e cultura francesas e no fim foi oferecido um magnífico lanche.


 

 

"...por deliberação do executivo camarário do passado dia 28/09/2015 lhe foi atribuída a Medalha de Mérito Municipal - categoria Ouro, por relevantes serviços prestados ao Concelho.
Esta homenagem simbólica terá lugar em Sessão Solene a realizar pelas 15:00 horas do próximo dia 20 de Outubro, terça-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã."


 

É desta forma que o director da escola secundária Quinta das Palmeiras reage ao facto de aquele estabelecimento de ensino ser a única instituição que vai receber a medalha de ouro da Covilhã no próximo dia 20 de Outubro. 

João Paulo Mineiro entende que esta distinção vem reconhecer o trabalho que a escola tem vindo a desenvolver e partilha esta homenagem com toda a comunidade escolar “foi um regozijo para toda a comunidade e é bom sermos reconhecidos no concelho onde estamos inseridos; para nós tem um grande significado pelo trabalho que está a ser feito de uma forma descomprometido e natural pelos professores, assistentes, alunos e pelos pais e encarregados de educação. É um trabalho que começou a ser feito há muitos anos mas que é também um incentivo para se trabalhar ainda mais”. 

O director da escola acrescenta que a entrega desta distinção, a par do prémio de mérito do ministério da educação, trás uma responsabilidade acrescida àquele estabelecimento de ensino “quando se é reconhecido com uma medalha de ouro isso representa sempre uma responsabilidade acrescida porque as pessoas se tornam mais exigentes; este ano já tínhamos tido o prémio de mérito do ministério da educação e agora este reconhecimento da autarquia é para nós um orgulho e uma honra”.

in Rádio Cova da Beira - 17/10/2015

 

Foi com muito agrado que a Escola Quinta das Palmeiras, participou no 1º Encontro da Plataforma Delta - Escolas de Competências Empreendedoras, que se realizou, no dia 14 de Outubro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade da Beira Interior. Foram apresentados trabalhos desenvolvidos nos cursos profissionais de multimédia e turismo, os quais se revelaram um verdadeiro sucesso.




 


 


 


 

Palmeiras ConVida

Emissão na Rádio Cova da Beira 

Terças-feiras das 19h às 20h


PodCast Palmeiras ConVida

Ouvir aqui...

Registo

Receber Newsletter

Email *

Primeiro nome

Último nome
 

 

Copyright (c) Quinta das Palmeiras 2019. Reservados todos os direitos.