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Palmeiras Impress Digital

Cursos Profissionais

Centro Pedagógico e Interpretativo

 


 

Os vídeos dos alunos da ESQP que se candidataram ao concurso Imagine EU da Comissão Europeia foram aprovados e agora estão no período de votação. Por isso, precisam do seu voto.
A votação pública está aberta de 20 de dezembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024. Os apoiantes devem registar-se no Fórum ICE através do EU Login para poderem votar. Podem votar a favor de quantos vídeos quiserem, mas só podem votar uma vez por vídeo.
 
 

Apenas os votos recolhidos na página web do concurso no Fórum ECI serão tidos em consideração durante o período de votação (não as opiniões/votos noutras plataformas).
 
Obrigado!


 

O Núcleo de Estágio de Educação Física 2023/2024, deseja a toda comunidade escolar um Feliz Natal! 🎅


 

A Direção da Escola presenteou a Associação de Estudantes com uma coluna de som adquirida com verba conseguida através do Projeto Eletrão.


 

Os membros do projeto Ser + foram, ao longo desta semana, distribuindo um pequeno embrulho a todos os que fazem parte desta comunidade: professores,assistentes administrativos, assistentes operacionais. A todos foi solicitado que só abrissem o referido embrulho no dia 24 de dezembro. Mas como sabemos que a curiosidade deve ser muita, vamos aqui desvendar o mistério do embrulho vermelho!
Árvore- símbolo da vida. Vida que todos nós partilhamos;
bola creme- os momentos menos felizes pelos quais passamos;
bola branca-os momentos de paz e harmonia que vamos partilhando;
bola verde-  os momentos de esperança, numa sociedade melhor, numa comunidade que partilha valores sinceros;
bola amarela-os momentos de luz,aqueles momentos em que nos rimos de nós mesmos mas não perdemos o foco, a nossa missão
laço- estamos todos unidos num mesmo objetivo, somos tristeza,paz,esperança e luz!
Feliz Natal !

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Núcleo de Estágio de Educação Física realizou uma atividade com múltiplas vertentes de inclusão e desporto adaptado. Os objetivos foram plenamente atingidos na medida em que houve a promoção de igualdade, a compreensão para construir uma sociedade mais inclusiva e também o sensibilizar os alunos sobre as dificuldades passadas por estas pessoas. Nesta atividade, os alunos também aprenderam mais um pouco sobre alguns desportos adaptados.
 
Este dia contou com a colaboração do Grupo de Educação Física, do Departamento de Educação Especial e do grupo Ubuntu da escola, do Centro de Apoio e Aprendizagem e da Universidade da Beira Interior.  Agradecemos imenso a todos, pois sem a sua colaboração não seria possível abranger um maior número de alunos e com mais do que uma experiência.
 
Exceptuando alguns ajustamentos que existiram na rotação dos grupos de estação para estação, a atividade foi bem planeada, houve uma boa distribuição das turmas e o material esteve bem montado. Obtivemos um feedback muito positivo dos alunos e será disponibilizado um link de avaliação da atividade.
 
Na globalidade, pensamos que esta atividade foi um grande sucesso e que trouxeram à escola mais um momento de aprendizagem e enriquecimento, fomentando valores e competências que não são explorados diariamente. Acreditamos que os participantes nesta atividade ficaram com certeza com mais conhecimentos sobre todas as situações abordadas no decorrer da mesma.
 
Por último e não menos importante, agradecer a todos os envolvidos nesta atividade, que contribuiram para o sucesso da mesma. Queremos agradecer ao Gabinete do Diretor, na sua pessoa Diretor João Paulo Mineiro, que abraça cada iniciativa e deixa aberta as portas da sua escola para o nosso futuro e ao professor Nuno Rodrigues por toda a ajuda e apoio que nos dá em todas as situações, todos os dias. Agradecer ainda aos professores e professoras do Centro de Apoio e Aprendizagem que foram incansáveis no decorrer desta atividade, como também à professora Liliana Garrido e ao grupo Ubuntu pela ajuda efetuada em todas as estações. Por fim, mas não menos importante, um agradecimento aos professores do grupo de Educação Física, que nos ajudam em tudo e prescindem dos seus espaços de aulas e dos seus alunos para nos integrarem nas nossas atividades.
 
Como professores estagiários, comprometemo-nos a esforçar constantemente para melhorar ainda mais a nossa escola, proporcionar ferramentas de apoio aos alunos e contribuir para o prestígio desta notável instituição que valoriza os seus grandes feitos. Empenharemo-nos ao máximo para preservar a reputação positiva da Escola Secundária Quinta das Palmeiras Covilhã.
 
Obrigado a todos!

No dia 30 de novembro de 2023 realizou-se a visita de estudo a Conímbriga (Museu Monográfico e Ruínas) e ao Museu Portugal Romano em Sicó - PO.RO.S., em Condeixa, no âmbito da disciplina de História, do 7.º Ano de Escolaridade (Turmas A e C), organizada pela Docente Cândida Lopes. Colaboraram no acompanhamento dos alunos os Professores Isabel Fortuna, Liliana Correia, Maria José Mugeiro e João Espinho.

 


 

A Escola Secundária Quinta das Palmeiras recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a distinção “Selo Escola Amiga da Criança” com o projeto SENSOBiIblio&Palmeiras: A Literacia@Experiências Sensoriais. Este projeto é um exemplo de como a literacia pode ser usada para promover a inclusão e criar atividades, que sejam acessíveis a todas as pessoas.


 

O dia 3 de dezembro, assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Os nossos cartazes, relembram a importância de criar um mundo mais acessível e inclusivo para TODOS. Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: um dia para celebrar a diversidade e a inclusão.

 
 

A questão dos microplásticos continua a inquietar os nossos alunos, que procuram respostas para a sua proveniência, efeitos e medidas para os mitigar.
As professoras  e investigadoras da UBI Marisa Almeida e Cristina Fael estiveram no auditório do CTE para ajudar a clarificar estas questões e para consciencializar da necessidade de todos contribuirmos para minimizar esta problemática. Na sequência desta conversa os alunos tiveramoportunidade de visitar os laboratórios da UBI onde se fazem experiências para o controle da quantidade de microplásticos nos cursos de água.
 
 

INFOESCOLAS

1 - 3.º Ciclo
2 - Cursos Científico-Humanísticos
3 - Cursos Profissionais

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MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO - RELATÓRIO SÍNTESE 2022/2023

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QUESTIONÁRIOS:


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 DOCUMENTOS ESTRUTURANTES DA AVALIAÇÃO INTERNA:

- Relatórios APA / Turmas Satélite, PPEN, EPU, EPS

- Relatório Questionários sobre grau satisfação (OQ)

- Relatório das dificuldades observadas e níveis inferiores a 3 e a 10

- Relatório da Avaliação Final (Externa e Interna)

- Relatório final das Mentorias / Tutorias

- Relatório da Avaliação Interna (Atividades)

- Relatório da EMAEI

- Relatório final PAE

- Relatório final de consecução dos Projetos Educativos

- Relatório Final Desporto Escolar

- Relatórios Cargos Pedagógicos

- Relatório BE/CRE

- Relatório Anual do Plano de Inovação

- Relatório Anual Educação para a Cidadania

- Relatório Anual do Projeto Integrador

- Relatório do Reporte

 


 


 

https://www.facebook.com/pensadiferenteviveodesporto/


 

No âmbito do Parlamento dos Jovens, no dia 12 de dezembro decorreu, no auditório do CTE, a sessão / debate com o Deputado da Assembleia da República, Tiago Monteiro, a sessão contou com a presença do Diretor, João Paulo Mineiro. O Deputado abordou o tema do Parlamento dos Jovens, «Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?», e referiu-se ao funcionamento da Assembleia da República, às funções dos deputados, bem como respondeu às diferentes perguntas que lhe foram dirigidas pelos alunos. Nesta sessão estiveram presentes alunos das diferentes turmas do Ensino Secundário e manifestaram grande interesse pelos temas abordados.


 


 

O Espaço Multiaprendizagem da nossa Escola também  não podia deixar de se associar à comemoração do dia Internacional dos Direitos Humanos pois, nesta segunda década do século XXI, continua, infelizmente, a fazer sentido. A sua comemoração é um grito de alerta para milhões de pessoas que continuam sendo discriminadas, agredidas nas suas necessidades mais básicas por terem nascido mulheres, pobres, com determinada cor de pele, etc.
Para tal comemoração, encontra-se patente, no espaço referido, uma coleção de desenhos da autoria do aluno Luan Lopes do 11º ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia.
Convidamos toda a comunidade escolar a fazer uma visita.
 

Nos dias 5 e 7 de dezembro, no âmbito da Semana do Cidadão Portador de Deficiência, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem participaram em várias atividades das quais destacamos, a atividade "Desporto Ativo e Desporto Adaptado", promovida pelo Núcleo de Estágio de Educação Física da ESQP, a atividade organizada pelos alunos de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior, o convite da Afacidase de Manteigas  e a visita de estudo ao maior presépio natural do Sabugal. Foram atividades ricas e inclusivas, que animaram todos os que participaram. 
 

No dia 6 de dezembro de 2022, a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, marcou presença no seminário "Educação Inclusiva  - Um caminho, um compromisso" que se realizou em Fátima.  Este encontro, promovido pelo Ministério da Educação,  reuniu várias escolas do país e potenciou um conjunto de sessões práticas, que permitiram a reflexão, a discussão e a partilha de desafios e experiências inclusivas. 


 

O núcleo de estágio de educação física gostava de agradecer a todos os envolvidos na concretização da nossa atividade, dirigida ao Dia Internacional da Pessoa com a Deficiência, salientando a presença do selecionador nacional de Basquetebol de Cadeiras Rodas enquanto preletor da mesma.

A todos os que colaboravam para o sucesso da atividade, o nosso bem-haja!


 

No dia 5 e 6 de dezembro, as turmas de 10º A e B,  foram realizar a atividade experimental "Síntese de carbon quantum dots fluorescente a partir de folhas de plantas, para uma experiência prática de nanotecnologia".

Com esta atividade pretendeu-se: conhecer a definição de nanopartícula e de carbon quantum dots; observar o comportamento e propriedades dos carbon quantum dots em solução e após excitação com luz UV; sintetizar carbon quantum dots, de base sustentável, através de um passo eficiente de
carbonização de folhas; compreender o conceito de fluorescência; adquirir conhecimentos sobre o funcionamento do microscópio eletrónico de varrimento e transmissão; observar amostras naturais e sintéticas ao microscópio eletrónico; e melhorar as competências processuais (capacidade para observar, experimentar, analisar e avaliar criticamente).

Tomaram conhecimento do funcionamento dos microscópios eletrónicos  de Varrimento (MEV) e Transmissão (MET), que ampliam até 300 mil x e 600 mil x respetivamente. O principal fator que diferencia as duas formas de microscopia é a preparação das amostras, uma vez que, no MET, a amostra é cortada em amostras ultrafinas de 50 nm e, com isso, os eletrões conseguem facilmente atravessar a amostra, interagindo levemente com ela.  As imagens, no MET, são geradas a partir da difração produzida pelo contato entre o eletrão primário e o material a ser analisado. Por outro lado, no MEV, ocorre uma desaceleração total dos eletrões que incidem na amostra, visto que essa técnica é útil para se obter uma topografia do objeto de estudo.Verificaram que o MEV consegue  produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostracom uma aparência tridimensional característica e são úteis para avaliar a estrutura superficial da amostra, como por exemplo, identificar: monocotiledónea, dicotiledónea, fio de cabelo, ácaros, mosquito, aranhas...  Entretanto, no MET,  através das imagens podem ser observadas as mitocôndrias, as membranas celulares, a difração de átomos, etc. 

Tanto no MEV como no MET  também se  consegue identificar os diferentes elementos químicos e a sua quantidade que constituem as amostras e, para além disso, até outras características do material que compõem as amostras.

Com esta atividade pretendeu-se, assim, fomentar o gosto pela Ciência (Química e Biologia) e proporcionar aproximação entre a Escola e a Universidade.

Organização do núcleo de estágio de Física e Química e da orientadora Conceição Alves da Escola Secundária Quinta das Palmeiras.
 

No âmbito da disciplina de Biologia do 12º ano, 11 alunos da turma do 12ºA, acompanhados pelo professor Albano Costa, realizaram no dia 24 de novembro de 2022 uma visita de estudo ao  CICS-UBI - (Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior).  Inserido na Semana da Ciência e Tecnologia, iniciativa de âmbito nacional, que dá a conhecer os cientistas, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade.

A atividade em que participaram foi “ O Cérebro, a última Fronteira.  Assim  os alunos tiveram a possibilidade de perceber como os seus cientistas estudam o funcionamento do cérebro para depois perceber como podem solucionar doenças neurológicas que afetam a nossa sociedade. Visitaram os laboratórios de neurociências da UBI, tiveram a oportunidade de ter nas suas próprias mãos um cérebro humano, observaram fatias anatómicas de cérebros de diferentes espécies animais bem como células do sistema nervoso central ao microscópio. Foram  descobrir a “última fronteira” do nosso corpo.


 

No dia 30 de novembro, das 9h às 10h30, os alunos que integram o projeto  Parlamento dos Jovens participaram numa sessão de esclarecimento sobre o tema, «Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?», com a Prof. Doutora Sónia de Sá, docente da UBI.A sessão decorreu no auditório do CTE e foi organizada em articulação com a Biblioteca Escolar.


 

INSCRIÇÕES: https://www.facebook.com/pensadiferenteviveodesporto/


 


 

No passado dia 27 de novembro, as alunas Eduarda Gouveia e Joana Melo, da turma 11º E da ESQP, foram premiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Associação Ashoka, no âmbito do concurso Desafio 25sub25, quer a nível individual quer pelo seu projeto Change For Equality no Programa Academias Gulbenkian do Conhecimento.

A Associação Ashoka está ancorada no pressuposto de uma educação democrática e acredita que todos estão implicados no projeto pedagógico da escola. A instituição escolar olha para o desenvolvimento integral do jovem, abrindo espaço para as diferentes formas de expressão, pelo que as vivências contemplam o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e corporal dos estudantes.

Nessa filosofia, a escola busca, acima de tudo, proporcionar espaços de diálogo e construção coletiva nos mais diversos âmbitos da prática escolar e associativa, e acredita que os jovens são fonte de saberes, que possuem condições de protagonizar a sua trajetória educativa como sujeito ativo, expressando os seus desejos e necessidades, propondo interesses, atividades e organizações.

Muitos parabéns às nossas alunas!


 

O Concurso Escolar “Rostos Portugueses na ONU – 75 anos | 75 Imagens”, que decorreu a nível nacional e que pretendia recordar os rostos do nosso país que estiveram presentes na ONU, nos últimos 75 anos, anunciou os seus vencedores. Da lista consta o aluno da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Rodrigo Santos, distinguido com uma menção honrosa entre os alunos do Ensino Secundário. Participaram cerca de cem escolas no concurso, em 4 ciclos de ensino diferentes: 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário. Parabéns ao Rodrigo!
 

 
 

No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e do Dia Nacional da Inclusão Social, que se comemoram nos dias 3 e 10 de dezembro, respetivamente, a Escola Secundária Quinta das Palmeiras dinamizou uma atividade, organizada pelo Grupo de Estágio de Educação Física juntamente com o Grupo de Educação Especial. Esta atividade permitiu que algumas turmas do Ensino Secundário tivessem contacto com as diversas dificuldades que as pessoas com necessidades educativas especiais vivenciam no seu quotidiano.

A atividade estava dividida em três circuitos, o circuito das limitações motoras, o circuito das limitações sensoriais e o circuito das limitações comunicativas e tinha como principais objetivos, promover o desporto adaptado, a inclusão, o espírito de igualdade de oportunidades e incutir nos alunos o respeito por ser diferente.

De um modo geral, a atividade cumpriu com os objetivos pretendidos, os alunos mostraram-se empenhados e interessados em todas as atividades propostas, tendo ficado mais consciencializados sobre esta temática.

Agradecemos a todos os que tornaram esta atividade possível, nomeadamente ao Grupo de Educação Especial pela ajuda na organização e na realização da atividade, ao Grupo de Educação Física, Assistentes Operacionais, Gabinete do Diretor, às turmas envolvidas, e também ao Professor Nuno Rodrigues pela sua disponibilidade, preocupação, ajuda e apoio para a concretização da atividade.


 

No âmbito da disciplina de Técnicas de Multimédia, do Curso Profissional Técnico de Multimédia, a funcionar nas Palmeiras, os alunos do 12ºM, Carlos Batista, Marco Neves e David Azevedo, criaram esta espetacular animação

 


 

A biblioteca escolar, a equipa de professores e alunos de Cidadania e Desenvolvimento  e a Associação de Estudantes convidam toda a comunidade escolar a participar na MARATONA DE CARTAS DA AMNISTIA INTERNACIONAL para apoiar 6 casos que envolvem 9 pessoas que estão em risco por terem defendido os Direitos Humanos.
E porque somos uma escola solidária, preocupada com a defesa dos Direitos Humanos, queremos concorrer ao estatuto de “escolas que mais assinaturas enviam!” Para isso, solicitamos que, aquando do preenchimento, coloques o código da nossa escola (AJHZ).

A assinatura é simples e digital. Segue os seguintes procedimentos:

1 - abrir a página https://www.amnistia.pt/,

2 - selecionar “maratona de cartas” e “saber mais“,

3 - clicar em “selecionar todas” e em “continuar“,

4 - inserir o e-mail(apenas para depois sermos informados dos casos de sucesso, em que valeu a pena assinar),

5 - inserir o CC/BI(só números), o nome e a data de nascimento(apenas para certificar que a assinatura pertence a uma pessoa real e não a uma pessoa fictícia),

6 - inserir o código da escola AJHZ e clicar em “assinar”.


 

As docentes que lecionam a disciplina de FQ às turmas do 9ºAno, Olga Fernandes e Marília Gonçalves , informam que foram elaborados pelos alunos das várias turmas, trabalhos individuais ou em pequenos grupos, no âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica "2019", que visa reconhecer a Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna e que reflete a essência não apenas da Química, mas também de outras áreas do conhecimento. Os referidos trabalhos a grande maioria de grande qualidade e originalidade, foram apresentados em diversos formatos e estiveram patentes na exposição que decorreu na biblioteca do CTE na semana da divulgação científica - de 25/11/2019 a 29/11/2019, tendo sido muito apreciados pelos visitantes. Estão de parabéns os alunos que muito se empenharam para que o resultado do seu trabalho fosse um sucesso que se refletiu na consolidação de algumas aprendizagens essenciais da disciplina.


 


 


 



 

AUDIOGUIAS PARA A EXPOSIÇÃO MUSEU DO PRADO 

Para descarregar os audioguias clique aqui...
 


 

 


 

Parabéns, Alexandra Lourenço!!! É com um enorme orgulho que damos, pela terceira vez consecutiva, os parabéns à nossa aluna Alexandra Lourenço, pela sua brilhante prestação nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, tendo obtido o terceiro lugar na categoria Secundário. Na passada sexta-feira, dia 7 de outubro, decorreu, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a cerimónia de entrega dos prémios das VI Olimpíadas da Língua Portuguesa, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, o Plano Nacional de Leitura, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Escola Secundária de Camões, que visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. A cerimónia foi precedida de uma visita guiada ao Reservatório Mãe d’ Água das Amoreiras. Aqui, os premiados fizeram uma breve apresentação sobre obras de arte (literatura, pintura, música,…)associadas a este espaço emblemático da cidade de Lisboa. Os prémios foram entregues pelo Senhor Secretário da Educação, Professor Doutor João Costa, pela Subdiretora Geral da Educação, Doutora Eulália Alexandre e pela Subdiretora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Professora Doutora Alexandra Assis Rosa, aos três melhores alunos do Escalão A (ensino básico) e do Escalão B (ensino secundário), os quais tiveram a oportunidade de efetuar uma apresentação criativa da suas produções escritas. Após receber o prémio, a Alexandra dirigiu algumas palavras a todos os presentes, reconhecendo a importância desta distinção. Prometeu voltar a participar! A escola tem muito orgulho em alunos como a Alexandra! Muitos Parabéns!!


 

É com um enorme orgulho que informamos toda a comunidade educativa que a nossa aluna Alexandra Lourenço, do 10ºB, venceu, pela 2ª vez consecutiva, o 1º Prémio das Olimpíadas da Língua Portuguesa. Assim, no dia 11 de dezembro, a Alexandra foi a Alcobaça receber o tão merecido prémio. O sr. Secretário de Estado da Educação, Dr João Costa, esteve presente nesta cerimónia.

 Muitos parabéns, Alexandra!!


 


 


 


 


 

No dia 28 de novembro, os alunos da turma de Psicologia B deslocaram-se ao infantário II da Santa Casa da Misericórdia. Esta visita teve como objetivo aplicar algumas das provas definidas por Piaget. Num contexto de descontração, as crianças do infantário colaboraram, com muita alegria e energia, em todos os jogos propostos pelos alunos da ESQP. O comportamento dos alunos e a interação com as crianças foi excelente. Foi uma aula diferente e estimulante para todos!

Psicologia B


 

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada a 14 de outubro de 1992, adotou o dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Estas entidades mundiais da área da deficiência esperam que com a criação deste dia, todos os países passem a comemorar esta data, gerando consciencialização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no mundo.

O QUE É A DEFICIÊNCIA?

“Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem ver impedida a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

ENQUADRAMENTO LEGAL

Um documento legal, verdadeiramente importante e que se sobrepõe a todos os outros para a educação de deficientes, em Portugal, é a própria Constituição da República, de 1976, pois é uma das poucas do mundo, em cujo texto se consagram os seus direitos. Assim no que respeita à pessoa com deficiência, o artigo 71º estabelece que:

Ponto 1 - “Os cidadãos física ou mentalmente deficientes gozam plenamente dos direitos e estão sujeitos aos deveres consignados na Constituição, com ressalva do exercício ou do cumprimento daqueles para os quais se encontrem incapacitados.”

Ponto 2 - “O Estado obriga-se a realizar uma política nacional de prevenção e tratamento, reabilitação e integração dos deficientes, a desenvolver uma pedagogia que sensibilize a sociedade quanto aos deveres de respeito e solidariedade para com eles e a assumir o encargo da efetiva realização dos seus direitos, sem prejuízo dos direitos dos pais ou tutores.”

A deficiência é uma desvantagem do indivíduo na sua relação com o mundo e cada ser humano tem desvantagens maiores ou menores e de acordo com o seu handicap e constrói a sua pessoa na base das suas possibilidades. A lei preconiza a organização de um sistema educativo, obrigatório e gratuito, consagrando também, o princípio da igualdade de oportunidades, o direito ao acesso educativo e ao êxito escolar. O desafio que se coloca a todos é o de analisar quais as barreiras que se opõem à existência de escolas eficazes para todos os alunos e assumir a coragem de as derrubar.


 


 

No dia 02 de dezembro, a aula de Psicologia B decorreu no infantário II da Santa Casa da Misericórdia. O objetivo desta atividade foi aplicar algumas das provas referentes ao estádio pré-operatório do desenvolvimento cognitivo de Piaget. O comportamento dos alunos e a interação com as crianças foi excelente. Foi uma aula diferente e estimulante para todos.

Psicologia B


 


 

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No dia 9 de dezembro de 2014, a equipa do Projeto QTV Palmeiras, constituída por 30 alunos, deslocou-se a Lisboa, aos estúdios da RTP.  Durante o dia, houve oportunidade de visitar diferentes estúdios onde se realizam alguns programas de grande audiência deste canal de serviço público, nomeadamente: “O Preço Certo”; “Agora Nós” e “Serviços de Informação”, assim como as respetivas “régies”. Refira-se que tivemos oportunidade de assistir a uma parte da emissão em direto do programa “Agora Nós”, com Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos, tendo alguns alunos sido convidados a manusear alguns equipamentos profissionais. Visitou-se, também, a “Sala de Continuidade” onde são recebidos, trabalhados e emitidos todos os conteúdos dos vários canais da RTP. Esta visita foi muito para além das expetativas, uma vez que ainda houve tempo para visitar os estúdios da Rádio, a saber: Antena 1, Antena 2, Antena 3 e RDP Internacional e assistir a uma pequena parte de um programa da Antena 3 com a Joana Dias. No final da visita, o grupo pode apreciar o museu da RTP, e ouvir as interessantes histórias que cada objeto conta sobre a vida de mais de meio século da nossa televisão pública, pela voz da guia do museu e ainda gravar uma rubrica, no estúdio existente para o efeito, a incluir na próxima emissão do QTV. O balanço da visita foi muito positivo pois foi, no seu todo, muito esclarecedora, proporcionadora de uma experiência muito rica e inesquecível para os alunos que participaram.


 

Abre no dia 10 de dezembro a Academia Júnior de Ciências da UBI, que trará à universidade os melhores alunos das escolas secundárias da região. Matemática, Física e Química são as áreas em destaque. A Escola Secundária Quinta das Palmeiras estará representada por três alunos.


 


 


 


 

Na passada quarta-feira, dia 3 de Dezembro, na nossa escola, assinalou-se o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência.

A BE/ CRE e as equipas do Projeto Ser+ e de Educação Especial dinamizaram algumas atividades, tendo como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a diferença, sem olhares preconceituosos.

Foi um dia muito especial para todos nós!

 


 

Palmeiras ConVida

Emissão na Rádio Cova da Beira 

Terças-feiras das 19h às 20h


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