Centro Pedagógico e Interpretativo

 

 

 

Mais informações: www.quintadaspalmeiras.pt/cpi

Cursos Profissionais

Facebook Feed

GIAE Online

Palmeiras Impress Digital

No dia 4 de Outubro de 2016 decorreu uma visita de estudo com o 11º ano, turma T, do Curso Profissional Técnico de Turismo, na disciplina de OTET, ao Museu dos Lanifícios da Covilhã. Os alunos tiveram a oportunidade de observar de que modo foi, ao longo dos anos, tratada a lã desde que sai das ovelhas serranas (e não só!) até ser transformada em tecidos variados. Verificaram, ainda, o modo dedicado e correto como foram recebidos e a atenção que lhes foi dispensada.
No dia 18 de Outubro de 2016, decorreu outra visita de estudo com os mesmos alunos e à mesma disciplina, ao Hotel Dona Maria, na Covilhã. Aqui, tiveram a oportunidade de ver os diferentes tipos de unidades de alojamento que existem no Hotel, o serviço de receção e tarefas aí realizadas, o local de refeições, os locais de convívio e a diversidade de tarifas praticadas que têm a ver com os serviços prestado aos clientes. Verificaram, ainda, que além de alojamento e refeições, o Hotel fornece outros serviços complementares como massagens, aulas de bodycombat, bodypump, hidroginástica, entre outras.
Queremos agradecer, publicamente, aos serviços do Museu de Lanifícios e do Hotel Dona Maria, o modo como se disponibilizaram para nos receberem nas visitas de estudo acima mencionadas e o modo como nos acolheram e nos elucidaram.

A professora de OTET: Maria Estela Serafim


 


 

Os alunos de Biologia do 12º ano deslocaram-se, no dia 22 de outubro, ao Porto para realizar uma atividade prática nos laboratórios do IPATIMUP (Instituto de Patologia Molecular e Imunologia da Universidade do Porto) onde tiveram oportunidade de contactar com técnicas de biologia molecular e aprofundar conhecimentos acerca do tema alimentos transgénicos. Na escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto realizaram uma outra atividade experimental que possibilitou a observação do efeito da indução da expressão genica no consumo de lactose por E. coli.
O grupo de Biologia agradece a participação de todos os alunos e congratula-se com o comportamento exemplar dos intervenientes.

Prof. Ana Paula Rodrigues


 

 


 


 

No dia 20 de Outubro, três alunas da nossa Escola (a Amanda Canário e a Ana Carolina Oliveira do 11ºA, e a Inês Matos do 11ºD) receberam, com grande orgulho, o DELF – Diplôme d’ Études de Langue Française, na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda.
Na cerimónia de entrega dos diplomas estiveram presentes a Delegada Regional da DGEstE Centro, a Adida de Cooperação Educativa da Embaixada de França, o Delegado Geral das Alliances Française de Portugal, a Presidente da APPF (Associação Portuguesa dos Professores de Francês) e a Diretora da Alliance Française de Viseu.
A cerimónia foi recheada de momentos muito bonitos, evocativos da língua e cultura francesas e no fim foi oferecido um magnífico lanche.


 

 

"...por deliberação do executivo camarário do passado dia 28/09/2015 lhe foi atribuída a Medalha de Mérito Municipal - categoria Ouro, por relevantes serviços prestados ao Concelho.
Esta homenagem simbólica terá lugar em Sessão Solene a realizar pelas 15:00 horas do próximo dia 20 de Outubro, terça-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã."


 

É desta forma que o director da escola secundária Quinta das Palmeiras reage ao facto de aquele estabelecimento de ensino ser a única instituição que vai receber a medalha de ouro da Covilhã no próximo dia 20 de Outubro. 

João Paulo Mineiro entende que esta distinção vem reconhecer o trabalho que a escola tem vindo a desenvolver e partilha esta homenagem com toda a comunidade escolar “foi um regozijo para toda a comunidade e é bom sermos reconhecidos no concelho onde estamos inseridos; para nós tem um grande significado pelo trabalho que está a ser feito de uma forma descomprometido e natural pelos professores, assistentes, alunos e pelos pais e encarregados de educação. É um trabalho que começou a ser feito há muitos anos mas que é também um incentivo para se trabalhar ainda mais”. 

O director da escola acrescenta que a entrega desta distinção, a par do prémio de mérito do ministério da educação, trás uma responsabilidade acrescida àquele estabelecimento de ensino “quando se é reconhecido com uma medalha de ouro isso representa sempre uma responsabilidade acrescida porque as pessoas se tornam mais exigentes; este ano já tínhamos tido o prémio de mérito do ministério da educação e agora este reconhecimento da autarquia é para nós um orgulho e uma honra”.

in Rádio Cova da Beira - 17/10/2015

 

Foi com muito agrado que a Escola Quinta das Palmeiras, participou no 1º Encontro da Plataforma Delta - Escolas de Competências Empreendedoras, que se realizou, no dia 14 de Outubro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade da Beira Interior. Foram apresentados trabalhos desenvolvidos nos cursos profissionais de multimédia e turismo, os quais se revelaram um verdadeiro sucesso.




 


 


 


 

Notícias de Educação

10 dezembro 2019

Notícias mais recentes
  • PISA | Retenções, faltas às aulas, frequência no pré-escolar. Três pontos a aprofundar
    Investigação conclui que há fatores críticos que impedem que o sistema escolar seja mais democrático e, consequentemente, que os alunos obtenham melhores resultados. “Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)” analisa 15 programas, entrevista professores, diretores e inspetores, para compreender o que mudou na Educação e que explique os resultados alcançados no programa internacional de avaliação.
  • O que melhorou e piorou com a Educação Inclusiva
    Diretores e professores têm visões distintas sobre o novo modelo de Educação Inclusiva. Mais de 60% dos primeiros referem que as respostas aos alunos com necessidades educativas especiais melhoraram. A maioria dos segundos têm uma opinião contrária. Federação Nacional dos Professores (FENPROF) fez um inquérito e divulgou resultados.
  • PISA | Algumas oscilações nos resultados, acima da média da OCDE
    Alunos portugueses mantêm resultado a Matemática, descem ligeiramente a Leitura, e baixam nove pontos em Ciências. Avaliação internacional mostra que o efeito do estatuto socioeconómico e cultural no desempenho escolar é significativo em Portugal. As expetativas são maiores em contextos mais favorecidos. Mais de metade não escuta o que os professores dizem, 50% chegaram tarde à escola nas duas semanas antes do PISA, e o gosto por ler diminuiu.
  • Educação 2018 | Mudar o paradigma, questionar, ousar fazer diferente
    Conselho Nacional de Educação traça o retrato do setor e dá nota de um corpo docente altamente qualificado, mas em que apenas 0,02% dos professores estão no topo da carreira com uma média 61,4 anos de idade e 39 de serviço. A despesa do Estado nesta área, uma das mais estruturantes para o desenvolvimento do país, desceu 8% na última década.

Registo

Receber Newsletter

Email *

Primeiro nome

Último nome
 

 

Copyright (c) Quinta das Palmeiras 2019. Reservados todos os direitos.