Centro Pedagógico e Interpretativo

 

 

 

Mais informações: www.quintadaspalmeiras.pt/cpi

Cursos Profissionais

Facebook Feed

GIAE Online

Palmeiras Impress Digital


 


 

No dia 28 de novembro, os alunos da turma de Psicologia B deslocaram-se ao infantário II da Santa Casa da Misericórdia. Esta visita teve como objetivo aplicar algumas das provas definidas por Piaget. Num contexto de descontração, as crianças do infantário colaboraram, com muita alegria e energia, em todos os jogos propostos pelos alunos da ESQP. O comportamento dos alunos e a interação com as crianças foi excelente. Foi uma aula diferente e estimulante para todos!

Psicologia B


 

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada a 14 de outubro de 1992, adotou o dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Estas entidades mundiais da área da deficiência esperam que com a criação deste dia, todos os países passem a comemorar esta data, gerando consciencialização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no mundo.

O QUE É A DEFICIÊNCIA?

“Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem ver impedida a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

ENQUADRAMENTO LEGAL

Um documento legal, verdadeiramente importante e que se sobrepõe a todos os outros para a educação de deficientes, em Portugal, é a própria Constituição da República, de 1976, pois é uma das poucas do mundo, em cujo texto se consagram os seus direitos. Assim no que respeita à pessoa com deficiência, o artigo 71º estabelece que:

Ponto 1 - “Os cidadãos física ou mentalmente deficientes gozam plenamente dos direitos e estão sujeitos aos deveres consignados na Constituição, com ressalva do exercício ou do cumprimento daqueles para os quais se encontrem incapacitados.”

Ponto 2 - “O Estado obriga-se a realizar uma política nacional de prevenção e tratamento, reabilitação e integração dos deficientes, a desenvolver uma pedagogia que sensibilize a sociedade quanto aos deveres de respeito e solidariedade para com eles e a assumir o encargo da efetiva realização dos seus direitos, sem prejuízo dos direitos dos pais ou tutores.”

A deficiência é uma desvantagem do indivíduo na sua relação com o mundo e cada ser humano tem desvantagens maiores ou menores e de acordo com o seu handicap e constrói a sua pessoa na base das suas possibilidades. A lei preconiza a organização de um sistema educativo, obrigatório e gratuito, consagrando também, o princípio da igualdade de oportunidades, o direito ao acesso educativo e ao êxito escolar. O desafio que se coloca a todos é o de analisar quais as barreiras que se opõem à existência de escolas eficazes para todos os alunos e assumir a coragem de as derrubar.


 


 

No dia 02 de dezembro, a aula de Psicologia B decorreu no infantário II da Santa Casa da Misericórdia. O objetivo desta atividade foi aplicar algumas das provas referentes ao estádio pré-operatório do desenvolvimento cognitivo de Piaget. O comportamento dos alunos e a interação com as crianças foi excelente. Foi uma aula diferente e estimulante para todos.

Psicologia B


 


 

 


 

No dia 9 de dezembro de 2014, a equipa do Projeto QTV Palmeiras, constituída por 30 alunos, deslocou-se a Lisboa, aos estúdios da RTP.  Durante o dia, houve oportunidade de visitar diferentes estúdios onde se realizam alguns programas de grande audiência deste canal de serviço público, nomeadamente: “O Preço Certo”; “Agora Nós” e “Serviços de Informação”, assim como as respetivas “régies”. Refira-se que tivemos oportunidade de assistir a uma parte da emissão em direto do programa “Agora Nós”, com Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos, tendo alguns alunos sido convidados a manusear alguns equipamentos profissionais. Visitou-se, também, a “Sala de Continuidade” onde são recebidos, trabalhados e emitidos todos os conteúdos dos vários canais da RTP. Esta visita foi muito para além das expetativas, uma vez que ainda houve tempo para visitar os estúdios da Rádio, a saber: Antena 1, Antena 2, Antena 3 e RDP Internacional e assistir a uma pequena parte de um programa da Antena 3 com a Joana Dias. No final da visita, o grupo pode apreciar o museu da RTP, e ouvir as interessantes histórias que cada objeto conta sobre a vida de mais de meio século da nossa televisão pública, pela voz da guia do museu e ainda gravar uma rubrica, no estúdio existente para o efeito, a incluir na próxima emissão do QTV. O balanço da visita foi muito positivo pois foi, no seu todo, muito esclarecedora, proporcionadora de uma experiência muito rica e inesquecível para os alunos que participaram.


 

Abre no dia 10 de dezembro a Academia Júnior de Ciências da UBI, que trará à universidade os melhores alunos das escolas secundárias da região. Matemática, Física e Química são as áreas em destaque. A Escola Secundária Quinta das Palmeiras estará representada por três alunos.


 


 


 

Na passada quarta-feira, dia 3 de Dezembro, na nossa escola, assinalou-se o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência.

A BE/ CRE e as equipas do Projeto Ser+ e de Educação Especial dinamizaram algumas atividades, tendo como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a diferença, sem olhares preconceituosos.

Foi um dia muito especial para todos nós!

 


 

Notícias de Educação

10 dezembro 2019

Notícias mais recentes
  • PISA | Retenções, faltas às aulas, frequência no pré-escolar. Três pontos a aprofundar
    Investigação conclui que há fatores críticos que impedem que o sistema escolar seja mais democrático e, consequentemente, que os alunos obtenham melhores resultados. “Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)” analisa 15 programas, entrevista professores, diretores e inspetores, para compreender o que mudou na Educação e que explique os resultados alcançados no programa internacional de avaliação.
  • O que melhorou e piorou com a Educação Inclusiva
    Diretores e professores têm visões distintas sobre o novo modelo de Educação Inclusiva. Mais de 60% dos primeiros referem que as respostas aos alunos com necessidades educativas especiais melhoraram. A maioria dos segundos têm uma opinião contrária. Federação Nacional dos Professores (FENPROF) fez um inquérito e divulgou resultados.
  • PISA | Algumas oscilações nos resultados, acima da média da OCDE
    Alunos portugueses mantêm resultado a Matemática, descem ligeiramente a Leitura, e baixam nove pontos em Ciências. Avaliação internacional mostra que o efeito do estatuto socioeconómico e cultural no desempenho escolar é significativo em Portugal. As expetativas são maiores em contextos mais favorecidos. Mais de metade não escuta o que os professores dizem, 50% chegaram tarde à escola nas duas semanas antes do PISA, e o gosto por ler diminuiu.
  • Educação 2018 | Mudar o paradigma, questionar, ousar fazer diferente
    Conselho Nacional de Educação traça o retrato do setor e dá nota de um corpo docente altamente qualificado, mas em que apenas 0,02% dos professores estão no topo da carreira com uma média 61,4 anos de idade e 39 de serviço. A despesa do Estado nesta área, uma das mais estruturantes para o desenvolvimento do país, desceu 8% na última década.

Registo

Receber Newsletter

Email *

Primeiro nome

Último nome
 

 

Copyright (c) Quinta das Palmeiras 2019. Reservados todos os direitos.