Avaliação de excelência da ESQP em destaque na RTP


 

O desporto como ferramenta de inclusão social

O DESPORTO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL 
 
O desporto tem um papel fundamental na promoção da inclusão social, especialmente no contexto escolar. A escola deve ser um ambiente onde todas as formas de diversidade são destacadas, contribuindo para a formação integral dos alunos.
 
INTRODUÇÃO DO CRICKET COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO 
 
A introdução de novas modalidades desportivas pode enriquecer o ambiente escolar de várias formas. O Cricket, sendo a segunda modalidade com mais praticantes no mundo, apresenta-se como uma excelente estratégia para alcançar a inclusão social.
 
Dinamizaram-se sessões para desenvolvimento e conhecimento da modalidade.
O desporto e o seu potencial transformador e facilitador da inclusão social na comunidade escolar e local. 
Partilha de experiências e culturas aumentando a consciencialização e aceitação das diferenças.
Criação de parcerias por forma a promover a saúde e bem-estar, através da prática desportiva regular.
 
Como parte destas iniciativas, destacamos que no dia 28 de maio, realizou-se o primeiro jogo entre turmas na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP). Já no dia 29 de maio de 2024, ocorreu o primeiro jogo entre escolas do distrito de Castelo Branco, com o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco (AENACB) a receber o Agrupamento de Escolas do Fundão (AEF), com a participação especial do jogador profissional Amninder Singh.
 
É essencial continuar a promover iniciativas que utilizem o desporto como ferramenta de inclusão e desenvolvimento integral dos alunos. Através do Cricket e de outras modalidades desportivas, podemos criar um ambiente escolar mais inclusivo e saudável.
 
Agradecemos ao Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco, Agrupamento de Escolas do Fundão, Escola Secundária Quinta das Palmeiras e respectivos grupos de Educação Física, assim como às entidades que apoiaram o evento, como a Federação Portuguesa de Crickek, Social Innovation Sports, Positive Benefits, IN Fundão Community, Centro de Formação do CNAPEF, APEF Castelo Branco.
 
#AENACBeESQPeAEF #CricketDesportoInclusaoSocial #PartilhaComunidade #DesportoeSaúde
 

PROCEDIMENTO CONCURSAL

PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA DIRETOR/A DO CENTRO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DA BEIRA INTERIOR

Abertura de Concurso para Diretor(a) do Centro de Formação da Associação de Escolas da Beira Interior – CFAEBI

Publicação em Diário da República (Aviso nº 12045/2024/2 de 07-06-2024. 2ª série, Nº 110) 

Abertura de procedimento concursal de provimento para o lugar de Diretor/a do Centro de Formação da Associação de Escolas da Beira Interior, que inclui as seguintes Unidades Orgânicas: Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral; Agrupamento de Escolas de Manteigas; Agrupamento de Escolas do Teixoso; Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã; Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto; Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve; Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto; Agrupamento de Escolas do Fundão; Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa; Escola Secundária Campos Melo e Escola Secundária Quinta das Palmeiras.

07/06/2024

REGULAMENTO DO PROCEDIMENTO CONCURSAL - Clique aqui...

ANEXO 1 - Clique aqui...


 

Debate com a presença dos Líderes das Juventudes Partidárias com representação na Covilhã

Na próxima 2ª feira, dia 27 de maio, pelas 15:00, decorrerá um DEBATE, no auditório do CTE, que conta com a presença dos LÍDERES DAS JUVENTUDES PARTIDÁRIAS, com representação na Covilhã - PS, PSD, CDS-PP, BE e PCP.
Esta iniciativa, preparada pelos alunos dinamizadores do projeto "Política para futuros cidadãos" em articulação com a Cidadania e Desenvolvimento, pretende sensibilizar os jovens para a importância da participação política ativa e informá-los das ações levadas a cabo por estas organizações.
 

Exposição "Instrumentos musicais caseiros"

A professora de Físico-Química, Gabriela Gonçalves, lançou um desafio aos seus alunos do 8.º D, pediu-lhes que usassem a imaginação e os conhecimentos adquiridos na disciplina na construção de um instrumento musical caseiro, recorrendo, preferencialmente, a materiais reciclados/ recicláveis.
 
Os alunos não pouparam esforços, meteram mão à obra e responderam ao desafio lançado de forma muito positiva e surpreendente, como se pode ver, através da exposição patente no Bloco B, há instrumentos para todos os gostos e de vários naipes, o que lhes permitia até formar uma pequena orquestra!!! 
 
A professora agradece e congratula todos os alunos pelo empenho que colocaram ao serviço deste desafio.
 
Gabriela Gonçalves, Professora de Físico-Química
 

Palmeiras ConVida

Emissão na Rádio Cova da Beira 

Terças-feiras das 19h às 20h


PodCast Palmeiras ConVida

Ouvir aqui...

Registo

Receber Newsletter

Email *

Primeiro nome

Último nome
 

 

Copyright (c) Quinta das Palmeiras 2019. Reservados todos os direitos.