Escola Quinta das Palmeiras distinguida com classificação Máxima! SELO EQAVET!!

Escola Quinta das Palmeiras distinguida com classificação Máxima! SELO EQAVET!!- Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais 

Embora se trate de um instrumento europeu de adesão voluntária, o facto é que este passou a ser um dos elementos obrigatórios no compromisso que Portugal assumiu face à União Europeia, no âmbito do acesso a fundos comunitários.

A Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã, desde sempre considerou que um sistema de garantia de qualidade é fundamental para resolver várias dificuldades que os sistemas de ensino e formação atravessam, consubstanciando‑se como um mecanismo de apoio ao ensino e formação. Por este facto assumiu o compromisso de se submeter a esta primeira certificação.

O EQAVET é um instrumento que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a oferta de formação Profissional e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de ensino e formação profissional (EFP).

A avaliação externa à Escola realizou-se no dia 22 de junho de 2020. Durante esta auditoria, a equipa sublinhou o envolvimento da direção da Escola e dos stakeholders internos assim como a disponibilidade dos stakeholders externos para participar e contribuir para a reflexão sobre as questões da qualidade da oferta formativa da escola. Este envolvimento foi reforçado pelo empenho da direção e dos docentes no processo de alinhamento com o Quadro EQAVET.

Por tudo isto, a equipa de auditores considerou atribuir a classificação máxima à Escola na quase totalidade dos parâmetros em avaliação e conferir o selo de qualidade para o próximo triénio.