Alterações Climáticas: desafios e soluções

Na Escola Quinta das Palmeiras estamos preocupados com o ambiente e queremos contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentável no nosso planeta.

Entre muitas outras iniciativas vamos participar, com a turma E do nono ano, no Concurso Escolar “As Alterações Climáticas: desafios e soluções” organizado pela Associação Geopark Estrela, em parceria com o Comité Português para o Programa Internacional de Geociências (IGCP), a Comissão Nacional da UNESCO e com o Fórum Português de Geoparques. Esta iniciativa tem como objetivos: 

a) Contribuir para a reflexão sobre as alterações climáticas, seus desafios e possíveis soluções. 

b) Enquadrar os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos trabalhos apresentados, em particular o ODS 13: “Ação climática”.

c) Sensibilizar e esclarecer sobre a importância das Geociências na procura de soluções para melhorar o ambiente em que vivemos, estabelecendo pontes para aspetos concretos que se relacionam com a importância e gestão das florestas, o ciclo da água, as alterações climáticas, bem como na procura de soluções que promovam o fabrico de materiais mais sustentáveis e energeticamente eficientes, cujas consequências influenciam a saúde do planeta Terra e a sobrevivência da Humanidade.  

d) Contribuir para a promoção de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável junto das crianças e dos jovens, envolvendo as famílias, as escolas, os municípios, os agentes locais, e todas as restantes entidades responsáveis pela dinamização deste concurso.

e) Estimular a leitura, a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências de escrita das crianças e jovens, sobre esta temática em concreto. 

Estamos preparados para participar! 😉