Visita de Estudo aos Museus Cargaleiro e Mutex

Integrada como atividade do Plano Nacional das Artes, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, os alunos dos 9º anos de escolaridade , efetuaram uma Visita de Estudo ao Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, ao Museu Cargaleiro, em Castelo Branco e ao Mutex, em Cebolais de Cima.

No dia 31 de outubro, os alunos dos 9º anos de escolaridade começaram por visitar o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, onde está patente a exposição do artista Ângelo de Sousa. De seguida, os alunos caminharam até ao Museu do Mestre Cargaleiro onde puderam contemplar as obras de referência deste conhecido artista, natural de Vila Velha de Ródão. No final da exposição, estes, puderam dar asas à sua criatividade, pintando cada um, o seu azulejo.

Depois do almoço, a viagem foi até Cebolais de Cima, onde se encontra o Mutex – Museu dos têxteis. Aqui, os alunos puderam aprender todo o processo produtivo, desde o tratamento da lã, à fabricação do tecido. Neste museu, o processo de aprendizagem é feito com as antigas máquinas em funcionamento. Desta forma o alunos tiveram a verdadeira perceção de como, trabalhavam muitos dos seus antepassados, também nas inúmeras fábricas de lanifícios da Covilhã. No final da visita, estes alunos, puderam fazer um entrelaçado como prova da sua aprendizagem.

Ver o album completo aqui…

Prof. Paulo Morais