Palestra sobre a política como prática profissionalizada…

No âmbito da disciplina “Vivências e Experiências de Cidadania”, do 12º ano, decorreu na Escola Quinta das Palmeiras uma palestra proferida por João Nuno Mineiro, sociólogo e doutorando na área de Antropologia, numa temática que versa o funcionamento do Parlamento.

O palestrante, ex-aluno da nossa escola, tem desenvolvido investigações e conta já algumas publicações em áreas como as praxes académicas, tem também publicado diversos artigos no Jornal Público, no Le Monde Diplomatique e em revistas de Sociologia. Recebe recentemente o Prémio de Excelência Académica de melhor aluno de Licenciatura e Mestrado na área da Sociologia e o Prémio de Jovem Investigador pela Associação Portuguesa de Sociologia.

Na palestra que proferiu, questionou-se a noção da política como prática profissionalizada, colocando-a antes no terreno da vida comum. Falou-se da vida parlamentar, do tipo de representação que os parlamentares fazem dos cidadãos e sublinhou-se a importância da ideia de política no sentido mais amplo: aquela que se concretiza com o envolvimento direto dos cidadãos na vida da comunidade, contribuindo para lutar em prol do bem estar de todos, envolvimento que se pode concretizar através da música, das artes plásticas, da participação em mobilizações a favor de causas, de participação em ações diversas.

No final, um dos alunos referia que “não podemos deixar que a política seja uma coisa apenas para elites e profissionais, porque ela diz respeito à vida vida coletiva”. Fica a esperança que ações como esta contribuam para um envolvimento cada vez maior dos nossos jovens nos assuntos públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *