A Escola como Projecto de Humanidade!

É verdade que o mundo vive, hoje em dia, assolado por inúmeras crises, fruto de contradições diversas que marcam a realidade e dificultam a concretização da ideia de uma escola humana, como parte integrante de uma sociedade mais fraterna, mais consciente da necessidade de trabalhar por um mundo melhor.

A escola e a acção educativa que nela se desenvolve devem ser inspiradas por valores que se norteiem pelo discurso humanístico. 

A dimensão da escola deve ser essencialmente marcada pela relação com os outros; pela reflexão; pelo conhecimento; na procura do respeito pelos direitos humanos; na abertura ao diálogo; na compreensão; na sensibilização; na convivência pacífica; na experimentação do quão gratificante é a prática da solidariedade e da fraternidade. A escola, em nossa opinião, deve centrar-se na conquista da justiça, da equidade e da igualdade, no respeito pela liberdade de cada um. O seu Projecto Educativo deve lançar as suas raízes na construção do aluno como pessoa, desenvolvendo a sua dimensão humana, realçando as “maravilhas” que todos temos dentro de nós! Vale a pena acreditar numa escola como Projecto de Humanidade!

João Paulo Mineiro