Maratona de Cartas

Maratona de Cartas 2018/2019 – 70 Anos a defender os Direitos Humanos

A 10 de dezembro de 2018, assinalam-se os 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um marco histórico para todos os que respeitam e defendem a dignidade humana, uma vez que este foi e continua a ser, um instrumento de referência na defesa dos direitos humanos de todos.

Assinalamos esta data com um conjunto de atividades que, este ano, se revestem de particular importância. Estas atividades têm como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos Direitos Humanos, promovendo-se a sua compreensão e valorização.

Assim, iniciaremos a semana com a Maratona de Cartas, considerado o maior evento de Direitos Humanos da Amnistia Internacional, em que milhões de pessoas se unem no esforço conjunto de escrever cartas e assinar petições para agir e manifestar apoio a pessoas defensoras dos direitos humanos que são alvo de injustiças.

Este ano, a Maratona de Cartas é dedicada a cinco mulheres defensoras de direitos humanos que atuam em difíceis condições e enfrentam níveis de ameaça e violência sem precedentes.

Será disponibilizada informação sobre os cinco casos selecionados, com o objetivo de facilitar a opção de assinatura de um deles. 

A Associação de Estudantes da nossa Escola irá envolver-se nesta iniciativa, à semelhança do que aconteceu em 2017.

Na Biblioteca, podes, ainda, participar na atividade “Quem disse o quê?”.

Para participares, basta instalares o QRCode Reader no teu telemóvel para decifrares as mensagens deixadas por algumas personalidades defensoras dos Direitos Humanos.

No circuito interno de televisão da Escola e na BE, será disponibilizado um vídeo produzido na escola para comemorar esta data.