Escola Quinta das Palmeiras

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Escola Quinta das Palmeiras

Semana da Internet Segura

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Desporto 4 all

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Parlamento dos Jovens 2013/2014 - Sessão Escolar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


 

InKlusion cria aplicação para apoio escolar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A “Human Encyclopedia”, considerada na última semana a melhor aplicação para o Windows 8, é uma produção da spin off da UBI com apoio da Escola Quinta das Palmeiras. 

A ideia surgiu durante uma viagem à Austrália para participar num concurso da Microsoft, onde se classificaram em sétimo numa competição com outros 550 projetos. No final, nasceu uma conclusão: “Nós também temos capacidade para fazer um videojogo e estar no mercado”. Seguiu-se o desafio: Porque não criar uma empresa? Assim nasceu a inKlusion Entertainment, que conta com o apoio do programa de spin offs da UBI, e que quatro alunos e ex-alunos levam por diante já com resultados à vista. O desenvolvimento da aplicação (app) “Human Encyclopedia” venceu na última semana o prémio de melhor “Editor’s pick award” do sítio “The Best Windows 8 Apps”.

Depois de um videojogo que procurava ajudar as crianças a aprender matemática, que alcançou reconhecimento nos concursos da Microsoft, surgiu a “Human Encyclopedia” com o objetivo de explicar o corpo humano a estudantes do ensino básico – 7.º ao 9.º ano –, mas que pode também ser usada no 10.º ano.

Disponível para o Windows 8, Android e iOS, o software tem como conteúdo informação sobre o corpo humano, apresentando algumas inovações.

“Ao contrário de uma tradicional enciclopédia, com texto e imagens, criamos então um módulo 3D que permite visualizar e interagir com o sistema ou os órgãos”, segundo João Dias, um dos elementos da InKlusion. A aplicação tem ainda uma componente que permite ver os efeitos de algumas doenças e a complementar esta informação foram criados questionários para testar os conhecimentos dos utilizadores.

Não é de estranhar o enfoque pedagógico da aplicação. O grupo de Ciências da Escola Quinta das Palmeiras, da Covilhã, colaborou na elaboração do programa. “Foram eles que produziram os conteúdos e mantemo-nos em contato para os atualizar”, refere João Dias, acrescentando que, “desta forma, consegue-se que corresponda a um manual escolar”.

Ao todo foram precisos três meses para produzir os principais aspectos da aplicação, que é atualizada todos os meses. Fruto da parceria com a Microsoft, foi, antes de mais, preparada para o Windows 8, e, mais tarde, para o Windows Phone. No final de dezembro saíram as versões para android e iOS.

Até agora, com o Windows 8, atingiu os quatro mil downloads. Nos restantes sistemas, uma vez que a aplicação está disponível há menos de um mês, ainda não é possível quantificar, mas os dados apontam para a venda de mais do que uma unidade por dia.

UBI AJUDA A ULTRAPASSAR DIFICULDADES INICIAIS

João Dias, André Barbosa, Pedro Pereira e Tatiana Miraldes - formados na UBI e, dois deles, a frequentar mestrado e doutoramento - são quatro jovens empreendedores que têm contado com o apoio da instituição. “Ajudaram-nos a começar, porque as dificuldades são muitas no início”, explica João Dias. “O que nos é facultado é muito bom. Não só o espaço, a uma renda simbólica, mas também o próprio apoio que a UBI nos dá”, acrescenta.

A inKlusion Entertainment surgiu há quase um ano, a 27 de fevereiro. Além da “Human Encyclopedia”, estão a ser desenvolvidos jogos para plataformas móveis, que João Dias espera ter no mercado “em breve”.

in Urbietorbi, http://www.urbi.ubi.pt/pag/12058 

 

Boas Festas 2014

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 


Pág. 9 de 54

Subscrever Newsletter

Email *


Receba as Notícias

Coloque o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Rádio Palmeiras

Palmeiras "ConVida"

Ouvir emissão 25/03/2014