Centro Pedagógico e Interpretativo

 

 

 

Mais informações: www.quintadaspalmeiras.pt/cpi

Cursos Profissionais

Facebook Feed

Palmeiras Impress Digital

Visita de estudo a Espanha, França e Suíça

Alunos dos cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades de 11º e 12º ano da Escola Quinta das Palmeiras participaram numa visita de estudo a Espanha, França e Suíça, entre os dias 27 de junho e 6 de julho.

Os locais visitados nesta aventura de 4300 km foram os seguintes:

  • - Genebra (lago Genebra, Palácio da Nações e zona envolvente onde se encontra a sede da Cruz Vermelha Internacional e o Alto Comissariado da ONU para os refugiados)
  • - Genebra, CERN (três instalações e as exposições Microcosmos e Globo)
  • - Berna (casa Einstein, Museu de Berna, centro histórico)
  • - Poitiers, Futuroscope (parque temático)
  • - Oradour-sur-Glane (aldeia história preservada como museu após massacre na II Guerra Mundial)
  • - Toulouse, Cité de l’Espace (parque temático)
  • - Toulouse (centro histórico)
  • - Toulouse, Airbus (museu aeronáutico e Airbus A380 tour)
  • - Museu de História Natural de Toulouse
  • - Museu Guggenheim de Bilbau
  • - Bilbau (envolvente ao museu Guggenheim)

O primeiro local visitado foi o Palácio das Nações, a sede da ONU em Genebra. Através de uma visita guiada foi possível percorrer os corredores do edifício que albergou a Sociedade das Nações e respirar a história que emana das suas paredes, bem como assistir ao vivo a reuniões em que se discutem questões prementes do mundo atual.

A envolvente ao Palácio das Nações também captou a atenção dos alunos, nomeadamente o monumento Cadeira Quebrada e as sedes de diferentes organizações, e.g., Cruz Vermelha Internacional e Alto Comissariado da ONU para os refugiados.

A visita ao CERN poderia à partida ser considerada o prato principal da visita, o que se veio a verificar. A possibilidade de almoçar lado a lado com os cientistas que trabalham diariamente no CERN, desfrutar da esplanada, respirar ciência, pisar o chão pisado por diversos prémios Nobel, tudo isto com vista para o Monte Branco e o Monte Jura, é per se justificativo suficiente para este ponto do roteiro. No entanto, as duas exposições, Microcosmos e The Globe, e as visitas guiadas ao Centro de Controlo do CERN, a AMS e ao SM18, tornaram este dia inesquecível para os nossos alunos.

O centro histórico da cidade de Berna, capital da Suíça, é património da Humanidade da UNESCO, e graças aos seus 6 km de arcadas, a cidade ostenta os mais longos passeios de compras cobertos da Europa e que nós percorremos parcialmente.

Albert Einstein viveu em Berna entre os anos de 1903 e1905. O apartamento onde morava na rua Kramgasse, 49 (no centro da cidade) foi preservado e hoje exibe as mobílias, decoração e toda a história da vida de Einstein e da sua família em Berna. No início da rua podemos contemplar a magnífica torre do relógio (Zytglogge), na qual Einstein se poderá ter inspirado nos seus pensamentos sobre o tempo.

  

A ida a Poitiers justificou-se pelo dia passado no parque temático Futuroscope, que terá sido o lado mais lúdico de toda a visita e os alunos aproveitaram-no ao máximo saltando de simulador em simulador e passando pelas extraordinárias projeções 3-D e 4-D. A noite brindou-nos com um extraordinário espetáculo de luz e som.

  

As ruínas de Oradour-sur-Glane, aldeia mártir da segunda guerra mundial, são um testemunho do dia 10 de junho de 1944. Nesta data a aldeia foi dizimada e 642 civis foram mortos pelo exército alemão. Hoje estas ruínas são um alerta para os horrores da guerra, para o irracionalismo dos homens em momentos de confronto e para a importância da resolução pacífica de conflitos e a conjugação de esforços entre as nações para a construção de um futuro onde estes massacres não tenham lugar. O tempo passado na aldeia foi um intenso momento de introspeção, de silêncio e de muita emoção vivido por todos.

  

Em Toulouse visitámos o parque temático dedicado ao Espaço, Cité de l’Espace, com as suas réplicas em tamanho real de naves espaciais (Ariane 5, Soyuz) e da estação espacial MIR, variadas exposições (incluindo um verdadeiro pedaço da Lua), um IMAX extraordinário com imagens absolutamente fascinantes da Terra vista do espaço e ainda foi possível observar através de telescópios o disco solar com as suas manchas e protuberâncias.

  

Na Airbus visitámos o museu Aeroscopia e a sua coleção de aeronaves que nos guiaram pela história da aviação, com um destaque especial para o Concorde. A linha de montagem do A380 deixou todos deslumbrados com a sua grandeza e complexidade. Tivemos a oportunidade de fazer um pequeno tour pelo parque de aviões dando especial atenção ao primeiro A350 que irá de sair de Toulouse, onde são montados integralmente, e que já se encontrava pintado com as cores da TAP.

A última paragem desta maratona. Bilbau e o icónico museu Guggenheim, cujo edifício, só por si, justifica a visita. Mas não nos ficámos apenas por fora. Visitámos a exposição permanente, ’’The Matter of Time’’, constituída por uma série de esculturas em aço desenhadas por Richard Serra. No segundo piso, a exposição da artista norte-americana Jenny Holzer captou o interesse dos alunos com os seus trabalhos de pintura, impressões, esculturas e LED’s. No terceiro piso a nossa atenção foi captada em particular pelas obras de Gerhard Richter, Anselm Kiefer e Giorgio Morandi, mas um Andy Warhol ou um El Greco mereceram sempre um olhar especial apesar da distância temporal que os separa.

  

Jesuíno Simões

 


 

Projeto "Giving a Helping Hand" apresentado hoje no CHUCB

Utentes e Prosissionais de Saúde do Serviço de Pediatria do CHUCB acolheram no dia 19 de junho, nas instalações do hospital, a apresentação do Projeto Giving a Helping Hand – Mão Biónica Inteligente, uma iniciativa promovida por um grupo de alunos da Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP), no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. O Projeto Giving a Helping Hand, resulta de uma parceria entre a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, a Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico da Guarda, através da qual alunos do 10º A e 10º B da ESQP concorreram no âmbito do Projeto Cidadania e Desenvolvimento à 16ª edição do prémio da Fundação Ilídio Pinho: «A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento de Portugal».
O objetivo deste projeto foi a criação de um sistema robótico completo que consistiu na produção de uma mão mecânica com função motora próxima da humana, controlada por sensores capazes de mimetizar os movimentos da mão do usuário, através da transmissão de sinais elétricos a um microcontrolador. Os alunos definiram a inteligência e as ações a implementar no sistema, apelando à sua imaginação e criatividade. As atividades experimentais foram desenvolvidas no Laboratório de Power Systems do IT, Instituto de Telecomunicações, na Universidade da Beira Interior (UBI). Neste visita ao Hospital, os alunos apresentaram a mão biónica, destacando as competências do sistema, criado de forma a dinamizar ações lúdicas, estimulantes e atrativas, junto das crianças e jovens no serviço de Pediatria do CHUCB.

 


 

MEGA - Manuais Escolares Gratuitos

 


 

Arraial Quinta das Palmeiras 2019

ESQP - Somos uma escola inclusiva?


 

Notícias de Educação

20 setembro 2019

Notícias mais recentes
  • Alertas, protestos e inovações no arranque do ano letivo
    As turmas estão mais pequenas, mas faltam funcionários, e a recuperação integral do tempo congelado é um assunto omnipresente. Os professores ameaçam com greve ao trabalho em excesso e o ministro atira as negociações para o próximo Governo. Houve protestos em várias escolas no primeiro dia de aulas. Há avisos pertinentes, investimentos municipais, e projetos pioneiros encaixados na autonomia e flexibilidade curricular.  
  • De pequenino é que se torce o pepino, mas as escolas não têm nutricionistas
    Uma alimentação adequada que conduza a mais e melhor saúde exige especialistas nos estabelecimentos de ensino. A Ordem dos Nutricionistas insiste no assunto e lembra que o Ministério da Educação tem apenas dois profissionais nas estruturas centrais.
  • BE contra “obsessão do Governo” por reutilização dos manuais no 1.º ciclo
    A coordenadora do BE, Catarina Martins, criticou hoje a “obsessão do Governo” pela reutilização dos manuais escolares no 1.º ciclo, defendendo que este livros gratuitos devem ser novos para os alunos nestes anos.
  • Mais de um terço dos jovens portugueses já se sentiu desconfortável na Internet
    Um em cada três jovens portugueses já se sentiu desconfortável enquanto navegava na Internet e 14% já foram ofensivos ou agiram incorretamente com alguém, segundo um estudo nacional hoje divulgado. Para dar para dar a conhecer as boas práticas de utilização na Internet abordando temáticas como o “bullying” ou o “sextorsion”, foi hoje lançado para jovens, pais e educadores um novo programa educativo 'online'.

Registo

Receber Newsletter

Email *

Primeiro nome

Último nome
 

 

Copyright (c) Quinta das Palmeiras 2014. Reservados todos os direitos.