Centro Pedagógico e Interpretativo

 

 

 

Mais informações: www.quintadaspalmeiras.pt/cpi

Cursos Profissionais

Facebook Feed

GIAE Online

Palmeiras Impress Digital

Notícias da Escola Quinta das Palmeiras

Projeto "Giving a Helping Hand" apresentado hoje no CHUCB

Utentes e Prosissionais de Saúde do Serviço de Pediatria do CHUCB acolheram no dia 19 de junho, nas instalações do hospital, a apresentação do Projeto Giving a Helping Hand – Mão Biónica Inteligente, uma iniciativa promovida por um grupo de alunos da Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP), no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. O Projeto Giving a Helping Hand, resulta de uma parceria entre a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, a Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico da Guarda, através da qual alunos do 10º A e 10º B da ESQP concorreram no âmbito do Projeto Cidadania e Desenvolvimento à 16ª edição do prémio da Fundação Ilídio Pinho: «A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento de Portugal».
O objetivo deste projeto foi a criação de um sistema robótico completo que consistiu na produção de uma mão mecânica com função motora próxima da humana, controlada por sensores capazes de mimetizar os movimentos da mão do usuário, através da transmissão de sinais elétricos a um microcontrolador. Os alunos definiram a inteligência e as ações a implementar no sistema, apelando à sua imaginação e criatividade. As atividades experimentais foram desenvolvidas no Laboratório de Power Systems do IT, Instituto de Telecomunicações, na Universidade da Beira Interior (UBI). Neste visita ao Hospital, os alunos apresentaram a mão biónica, destacando as competências do sistema, criado de forma a dinamizar ações lúdicas, estimulantes e atrativas, junto das crianças e jovens no serviço de Pediatria do CHUCB.

 


 

Notícias de Educação

22 julho 2019

Notícias mais recentes
  • A tecnologia ao serviço do conhecimento
    O Colégio Monte Flor, em Carnaxide, é uma referência internacional na utilização dos recursos tecnológicos na aprendizagem das crianças. O diretor pedagógico da escola refere que o grande desafio não é ter alunos excecionais na utilização da tecnologia, mas sim alunos criativos e colaborativos, com espírito crítico, capazes de resolverem problemas reais.
  • FENPROF contesta “sobretrabalho” e palavras cruzadas
    Federação Nacional dos Professores mantém greve ao trabalho extraordinário depois de reunir com a tutela, pede que se acabem com abusos e ilegalidades nesta matéria, e exige um pedido de desculpas ao semanário Expresso por transmitir a ideia de que os docentes “estão sempre em greve, ficando as sobras para ensinar”. A greve também é uma lição de cidadania, sublinha a organização sindical.
  • Concurso de acesso ao Ensino Superior arranca hoje com total de vagas quase igual
    A primeira fase de candidatura ao ensino superior começa hoje e termina no início de agosto, com 50 860 vagas no concurso nacional de acesso, um total praticamente inalterado face a 2018. Nas universidades de Lisboa e do Porto, 11 cursos muito procurados pelos melhores alunos abrem mais 107 vagas.
  • “No 1.º Ciclo, seria importante abrir uma exceção e permitir que os alunos ficassem com os manuais”
    A reutilização dos livros do 1.º Ciclo é uma tarefa complexa. A devolução é obrigatória e, por isso, é necessário apagar o que foi feito ao longo do ano letivo. Diretores escolares aplaudem o empréstimo, admitem que há constrangimentos, e defendem  que as escolas deveriam ter autonomia nesta questão.

Registo

Receber Newsletter

Email *

Primeiro nome

Último nome
 

 

Copyright (c) Quinta das Palmeiras 2014. Reservados todos os direitos.