Centro Pedagógico e Interpretativo

 

 

 

Mais informações: www.quintadaspalmeiras.pt/cpi

Cursos Profissionais

Facebook Feed

GIAE Online

Palmeiras Impress Digital

O Concurso Florestal Europeu YPEF é um concurso interdisciplinar que desafia os jovens a conhecer a floresta, a sua biodiversidade e as diversas atividades económicas ligadas ao setor florestal. Com este evento, pretende-se sensibilizar para a importância da valorização e proteção florestal, propiciar o intercâmbio de experiências entre jovens, fornecendo-lhes bases para uma maior participação e intervenção em processos de decisão ligados à gestão florestal sustentável.
A primeira eliminatória, realizada no dia 17 de março, consistiu na realização de um teste escrito, tendo participado 6 equipas da nossa escola. Os alunos vencedores, Afonso Mesquita, Miguel Manteigueiro e Vasco Gabriel, da turma 10ºA, apuraram-se para a final nacional que decorreu no em Ovar e na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, nos dias 27 e 28 de abril. O excelente desempenho nas provas finais - testes escrito, elaboração e apresentação de um poster relativo à floresta - culminou num honroso 5º lugar nacional, sendo que em toda a competição (1ª fase e fase nacional) concorreram 117 alunos de 39 equipas.
A presença na fase nacional permitiu ainda às equipas finalistas a oportunidade de contactar com a diversidade faunística e florística Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, em Aveiro.

As equipas participantes na 1ª eliminatória na ESQP foram as seguintes:
- Afonso Guilherme Trindade Bonina de Mesquita, Miguel Filipe da Paula Manteigueiro, Vasco João Capote Gabriel
- Anselmo José Gonçalves Falorca, Gonçalo Paiva Gouveia, João Pedro Cristóvão Silva
- Beatriz Anseriz da Nave, Ana Leonor Alexandre Oliveira, Joana Proença Vicente
- Inês Duarte da Silva, Ana Rita Monteiro Quelhas, Noémia Carolina Ramos Fonseca
- Ângelo Miguel Rodrigues Morgado, Luís Artur Silva Sena, Tomás Augusto Madeira Alves
- José Pedro Curto Miguel Carrapato, Ana Carolina Curto Castela

Classificações (final nacional):
1º - Agrup. de Escolas n.º1 de Marco de Canaveses
2º - Escola Secundária de Monserrate
3º - Agrup. de Escolas de Valongo
4 - E. S. /3 Henrique Medina
5 - E.S.Q.P.
6º - E. S. Júlio Dinis
7º - Agrup. de Escolas de Guia
8º - E. B. S. do Búzio
9º - Escola Profissional Mariana Seixas
10º - Externato de Vila Meã
11º - Instituto Educativo do Juncal


 

Preparando a época de avaliações externas que se aproxima, algumas das instituições de ensino da Covilhã e do Fundão vão acolher a iniciativa “Yoga e Exames sem Stress”, promovida pela Confederação Portuguesa do Yoga em todo o país.
Estas aulas gratuitas do Yoga terão lugar, na nossa Escola, nos dias 15 e 19 de maio, destinadas às turmas de 9º ano e 11º/12º anos, respetivamente.
Nestas aulas são ensinadas técnicas do Yoga que ajudarão os estudantes a melhor gerirem o stress durante o estudo e durante os testes/exames, permitindo-lhes estudar e trabalhar durante mais tempo e de forma mais lúcida e produtiva.


 

GEOGRAFIA

As alunas da escola que participaram na grande final nacional do SuperTmatik - Geografia obtiveram excelentes resultados. Entre 8840 participantes, a aluna Catarina Farias, do 7ºD, obteve um brilhante 6.º lugar. Igualmente brilhante o 20.º lugar obtido pela aluna Leonor Simão, do 7ºE. Parabéns às duas e a todos os participantes!
 

 

Ver em www.quintadaspalmeiras.pt/profissionais

 


 


 

Entre 4 e 7 de maio, os alunos do 11º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo realizaram, no âmbito da disciplinas técnicas, uma Visita de Estudo a Frankfurt, na Alemanha. O guião da viagem foi construído pelos alunos e esta atividade visou, de acordo com o ponto 2, do artigo 17º do Regulamento dos Cursos Profissionais desta Escola “contribuir para o aprofundamento e reforço de unidades curriculares já lecionadas”.
Privilegiou-se o avião, como meio de transporte, numa companhia low-cost, e como alojamento selecionou-se um hostel, localizado no centro da cidade.
Inserir os alunos em situações reais, onde tiveram de se orientar num espaço desconhecido, utilizando mapas e planos, obrigou-os a “desenvencilharem-se” autonomamente, o que desenvolveu, in loco, competências trabalhadas em sala de aula.
Tratando-se de um Curso de Turismo, a capacidade de iniciativa e autodomínio de uma língua estrangeira é fundamental e esta visita de estudo obrigou os alunos a comunicar recorrendo precisamente à utilização de línguas estudadas – francês e inglês.
O feedback recolhido junto dos participantes evidenciou o seu contentamento face às vivências que esta visita lhes proporcionou.

As professoras Celina Vieira e Inês Cravino

 


 


 

Consulte o Guião aqui
Descarregue o PDF do Guião aqui


 

 

 

 

Entre os dias 22 e 29 de abril, realizou-se a visita de estudo a França, desta vez com 76 alunos, o que constitui um record de participantes. O programa iniciou-se em Poitiers, com a descoberta do Futuroscope. Em direção a Paris, o grupo visitou o Château de Versailles e admirou a imponência deste palácio. Na cidade luz, o itinerário começou na Tour Eiffel, ao fim da tarde de domingo. Aqui constatou-se que este monumento quase não tinha turistas, o que evidencia que os recentes ataques na Europa provocaram um decréscimo turístico nesta cidade que já foi a mais visitada do mundo - 2009.

Segunda-feira, o dia foi passado no Parque Asterix onde nem a chuva demoveu o entusiasmo coletivo! 

Na terça-feira realizou-se a visita guiada - foi o momento de descobrir a Catedral de Notre Dame, o Arco do Triunfo, o Louvre, a Basílica do Sacré Coeur, o Quartier Latin e outros locais célebres da capital francesa. Esta visita terminou da melhor forma: passeio no rio Sena, em bateau-mouche, apesar do frio e da chuva.

Seguiu-se outro momento alto do itinerário: a Disneyland Paris, que todos encantou com a sua magia. Durante a manhã o grupo explorou o parque Walt Disney Studios, à tarde, o parque Disneyland e as inúmeras diversões. Para terminar, fomos surpreendidos com a apresentação de um belíssimo e inesquecível espetáculo - projeções em vídeo mapping na fachada do castelo, intercaladas com fogo-de-artifício! 

E porque viajar implica descobertas culturais, os alunos tiveram oportunidade de degustar deliciosas refeições em espaços típicos como, por exemplo, na Brasserie du Musée, em Versailles, entre outros.

Os alunos foram acompanhados por 10 professores e 4 motoristas. A convivência entre todos foi bastante salutar. 

No final da viagem fomos surpreendidos com uma carta dos motoristas David Osório e Pedro Santos que agradecem a todos os alunos e professores a cooperação, assim como as visitas que esta viagem lhes proporcionou, sublinhando que foi a melhor viagem realizada com o universo escolar. Enaltecem a simpatia, a amabilidade e organização exemplar, o que nos deixa extremamente orgulhosos.   

Aos pais queremos agradecer a confiança em nós depositada, pois só assim e, uma vez mais, pudemos proporcionar aos nossos alunos a descoberta de locais célebres e vivências que jamais esquecerão!  

Os professores de Francês

Albertina Leitão  |  Celina Vieira  |  Esmeralda Teixeira  |  Jorge Pombo


 


Alunos da Escola Quinta das Palmeiras representam o círculo de Castelo Branco na Assembleia da República.
Quatro das medidas propostas pelo círculo de Castelo Branco constam da recomendação final à Assembleia da República aprovada na Sessão Plenária de 26 de maio. João Pais (11ºD), João Rosa (12º B) e Daniel Silveira (12º B) destacaram-se pelo notável desempenho. Muitos Parabéns!

 


 


O núcleo de estágio de Educação Fisica (Organização do "Palmeiras Run & Colour Party") e o Sr. Diretor da Escola Secundária Quinta das Palmeiras entregaram à associação "O mundo de Carolina" as verbas resultantes da Palmeiras run & Colour Party, atividade de cariz solidária, no montante de 739,80 cores. A associação "O Mundo de Carolina" agradeceu à escola tudo o que foi feito para tornar possivel esta atividade de grande logistica e felicitou a organização pela forma empenhada e participativa como tudo decorreu. O núcleo de estágio mais uma agradece a todos que colaboraram direta ou indiretamente com esta atividade. A todos o nosso obrigado!


 

 

O aluno António Proença, da Escola Quinta das Palmeiras, do Curso Profissional Técnico de Multimédia, ganhou o concurso para a "Mascote dos Queijos Braz". Participaram 11 estabelecimentos de ensino, desde Jardins de Infância ao Ensino Superior, obtendo-se 277 trabalhos. Neste âmbito, haverá a apresentação da nova mascote da empresa no próximo sábado, dia 30 de maio, no Serra Shopping, pelas 17h. Serão ainda expostos todos os trabalhos realizados. 

Os nossos sinceros parabéns!

Mais informações...


 

 


 


O concurso YPEF - Young People in European Forests - pretende contribuir para um conhecimento mais aprofundado dos diferentes tipos de floresta da Europa, quer de aspetos ecológicos e de biodiversidade, quer das atividades económicas, sociais e culturais associadas a estes importantes ecossistemas.
Alguns alunos da Escola Secundária Quinta das Palmeiras participaram na 1ª prova da Fase Nacional, no dia 17 de abril, simultâneamente com mais 168 alunos em todo o país.
Uma das nossas equipas apurou-se para a Final Nacional que decorreu no Centro de Ciência Viva do Alviela (Alcanena) nos dias 14 e 15 de maio, concorrendo com mais outras quatro equipas.
Apesar de não ficarem em primeiro lugar (e poderem representar Portugal na final europeia, na Roménia, em setembro), a participação dos nossos alunos foi bastante positiva, não só pela boa prestação geral, mas também pelos momentos de aprendizagem e convívio de que desfrutaram.

A equipa da ESQP junto ao cartaz produzido (Alexandre Santos, Carlota Menu e João Sousa - 10ºC, com o professor Jorge Carecho)

 

​A apresentação do cartaz sobre a nossa floresta autóctone


 


 

 

No próximo dia 29 de maio, 6ª feira, no Teatro Municipal, pelas 21:00, terá lugar o espetáculo “Da Ocidental Praia Lusitana a Calecute” que resulta da parceria da Câmara Municipal da Covilhã e da Escola Secundária Quinta da Palmeiras.

Este evento marcará o início das Comemorações do Senhorio da Covilhã e da Conquista de Ceuta (1415) associado ainda às comemorações do Ano Internacional da Luz

A 1ª parte do espetáculo intitulada “Desígnios dos deuses: factos e feitos do nosso povo”, da responsabilidade da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, iniciar-se-á com uma apresentação multimédia de luz, imagens e sons que projetarão o espectador para o ambiente do Portugal Quatrocentista. Esta apresentação introduzirá uma performance do episódio do Concílio dos deuses, d’os Lusíadas, de Luís de Camões, pelos alunos do grupo de Teatro PanoPreto, da Escola. Seguir-se-á um espetáculo de música hindustânica e dança clássica indiana kathak e odissi pelo grupo Anaidcram.

Esperamos por si!


 

 

VI Festa da Primavera - Palmeiras Fashion - ESQP Covilhã

Dia do evento - 5 de junho 2015 às 21H
Casting - 21 de maio 2015 às 16H45. 
Inscrições abertas aos alunos do ensino secundário e aos alunos do 7º ano de escolaridade, deste estabelecimento de ensino que, queiram desfilar no referido evento.
Os alunos dos 8ºs e 9ºs anos de escolaridade, protagonistas no evento, irão apresentar as suas criações para as quais poderão eventualmente convidar os "modelos" inscritos, caso por algum motivo, estes o não possam fazer.


 

 

A nossa Escola está, mais uma vez, de parabéns. A Biblioteca deste estabelecimento de ensino foi selecionada, no âmbito da Candidatura de Mérito 2014/15, com o Projeto GPI- Gui@s Pedagógicos Interativos.
Com o objetivo de incentivar o trabalho das bibliotecas, em 2005, a RBE criou a Candidatura Ideias com Mérito, que visa selecionar e apoiar as experiências mais consistentes e divulgar as boas práticas daí resultantes.
De entre 55 candidaturas, a nossa foi selecionada.

Estamos todos de parabéns!


 

Foi com agrado que alguns alunos, pais e professores, participaram na sessão de YOGA - Exames sem stress... Esta sessão foi dinamizada pela Drª. Elga Correia, representante na Covilhã, da Federação Portuguesa de Yoga... Uma atividade a repetir!



 


 

 

Decorreu no hoje, dia 14/05/2015, o evento Multimédia Link, na Escola Quinta das Palmeiras. Workshops 3d, imagem digital e animação 2d, para alunos de 9 ano de escolaridade... Esta atividade revelou-se um verdadeiro sucesso!

 

 

 

 


 

 

As docentes de inglês da nossa escola vêm convidar toda a comunidade educativa para a segunda sessão Speakers' Corner deste ano letivo. Neste evento, alunos do ensino secundário apresentarão trabalhos no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina em língua inglesa. Cada apresentação terá a duração de cerca de 10 minutos. A sessão decorrerá entre as 18 e as 20 horas do dia 15 de maio de 2015, terminando com um pequeno lanche. Contamos com a vossa presença.

As docentes de inglês


 


 

A Escola Secundária Quinta das Palmeiras, está presente no evento "Olá Emprego" - Feira de Emprego, Empreendedorismo e Formação Profissional, de 7 a 9 de Maio, no pavilhão da ANIL.
Visite-nos...


 


54 alunos, acompanhados de 5 professores, deslocaram-se a Londres, entre os dias 28 de abril e 03 de maio.
Esta visita, integrada no Plano Anual de Atividades da nossa escola, proporcionou a todo o grupo o contacto com a mágica capital londrina. Os monumentos, o património, o ambiente das ruas, os mercados, as praças e, até, a agitação vivida no dia-a-dia no metro de Londres foram vivenciados com muita intensidade e entusiasmo por todos os que participaram nesta aventura de descoberta de outra(s) cultura(s).
O balanço desta viagem não podia ser melhor! O comportamento dos alunos foi exemplar… Até o clima ajudou!
Prometemos voltar, pois são experiências como esta que nos preparam para os desafios do mundo de hoje.

A equipa de professores acompanhantes 


 


A Escola Secundária Quinta das Palmeiras foi distinguida pela segunda vez com o Prémio de Mérito Institucional atribuído pelo Ministério da Educação e Ciência. A cerimónia de entrega do prémio decorreu em Lisboa, no Teatro Thalia, no dia 30 de Abril.


 

 

Notícias de Educação

17 dezembro 2018

Notícias mais recentes
  • Nasce a associação europeia de literacia
    Até aqui um programa financiado pela União Europeia, a European Literacy Network (ELN) será constituída como associação privada em maio de 2019, com sede própria em Bruxelas, para levar o conhecimento produzido pela ciência às escolas de cerca de 35 países. Investigador da Universidade do Porto, Rui Alves será um dos responsáveis.
  • Oficinas e workshops de Natal para todos os gostos
    Grandes ideias para gente pequena.
  • Currículos menos teóricos e menos extensos
    Relatório sobre o estado da Educação aponta vários caminhos. Dirigentes e diretores escolares analisam dados, recomendações, alertas, e defendem um plano curricular mais próximo dos novos conhecimentos e das novas tecnologias e um pacto em nome da estabilidade.
  • Professor está entre as 10 finalistas a palavra do ano
    A luta pela contabilização dos nove anos, quatro meses e dois dias do tempo congelado é uma das justificações para a presença de “professor” nas candidatas a palavra do ano. O dicionário descreve essa palavra como um nome masculino de uma pessoa que ensina uma ciência, uma atividade, uma arte. Mas é muito mais do que isso.

Registo

Receber Newsletter

Email *

Primeiro nome

Último nome
 

 

Copyright (c) Quinta das Palmeiras 2014. Reservados todos os direitos.